Autoeficácia em Estudantes do Ensino Superior “maiores de 23 anos”

estudo de uma escala

Autores

  • Cláudia Noémia Soares Sousa Universidade Lusófona, Faculdade de Psicologia e Educação, HEI-Lab – Human-Environment Interaction Lab; Instituto Piaget, Insight–Piaget Research Center for Ecological Human Development https://orcid.org/0000-0003-4658-9781
  • Rita Manuela de Almeida Barros Instituto Piaget, Insight–Piaget Research Center for Ecological Human Development; 3 Instituto Piaget, Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte; Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Centro de Investigação e Intervenção Educativas https://orcid.org/0000-0002-3596-9992
  • Angélica Maria Reis Monteiro Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Centro de Investigação e Intervenção Educativas https://orcid.org/0000-0002-1369-3462

Palavras-chave:

Análise fatorial, Educação Superior, Psicometria, Autoeficácia

Resumo

Objetivo
O presente estudo pretendeu estudar as propriedades psicométricas da Escala de Autoeficácia na Formação Superior aplicada a um grupo de estudantes, genericamente denominados “maiores de 23 anos”.

Método
Esta escala foi administrada online a uma amostra de conveniência, constituída por 250 estudantes Portugueses.

Resultados
Análises Fatoriais Confirmatórias revelaram um ajuste aceitável do modelo tri-fatorial original e de um modelo de segunda-ordem proposto. Os resultados também revelaram evidências de consistência interna (avaliada através dos coeficientes alfa de Cronbach, fiabilidade compósita e ómega) e invariância de medida entre dois grupos definidos pela empregabilidade como razão para aceder ao ensino superior.

Conclusão
Elevadas correlações entre os fatores de primeira ordem e falta de evidência de validade discriminante (avaliada através da Variância Extraída Média), entre dois deles, questionaram a utilidade de subscores, com uma posterior análise a apontar para a falta de suficiente evidência de que estes deverão ser reportados em vez de um único score total.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Akther, J. (2020). Influence of Unesco in the development of lifelong learning. Open Journal of Social Sciences, 8, 103-112. https://doi.org/10.4236/jss.2020.83010

American Educational Research Association, American Psychological Association, & National Council on Measurement in Education. (2014). Standards for Educational and Psychological Testing. American Psychological Association.

Angell, R. (2019). Learn to test for metric invariance using multi-group confirmatory factor analysis (MGCFA) in SPSS AMOS with data from the international sponsorship study (2016). In Sage Research Methods Datasets Part 2. SAGE Publications, Ltd. https://doi.org/10.4135/9781526469625

Azzi, R. G., Guerreiro-Casanova, D. C., & Dantas, M. A. (2014). Autoeficácia acadêmica: percepções de estudantes brasileiros. In R. G. Azzi & D. A. Vieira (Orgs.), Crenças de eficácia em contexto educativo (pp. 67-83). Casa do Psicólogo.

Bandura, A. (1990). Multidimensional scales of perceived self-efficacy. Stanford University.

Bandura, A. (1993). Perceived self-efficacy in cognitive development and functioning. Educational Psychologist, 28(2), 117-148. https://www.uky.edu/~eushe2/Bandura/Bandura1993EP.pdf

Barros, R., Monteiro, A., & Sousa, C. (2019). Autoeficácia formativa e envolvimento nos processos de aprendizagem de estudantes portugueses maiores de 23 anos. Revista Portuguesa de Educação, 32(1), 140-154. https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/15651/14225

Brändle, T., & Ordemann, J. (2020). Same same but diferente? Non-traditional students and Alumni in Germany. Studia Paedagogica, 24(4), 35-50. https://doi.org/10.5817/SP2020-4-2

Brücknerová, K., Rozvadská, K., Knotová, D., Juhaňák, L., Rabušicová, M., & Novotný, P. (2020). Educational trajectories of non-traditional students: stories behind numbers. Studia Paedagogica, 25(4), 93-114. https://doi.org/10.5817/SP2020-4-5

Chen, F. F. (2007). Sensitivity of goodness of fit indexes to lack of measurement invariance. Structural Equation Modeling, 14, 464-504. https://doi.org/10.1080/10705510701301834

Casanova, J. R., Fernandez-Castañon, A. C., Pérez, J. C. N., Gutiérrez, A. B. B., & Almeida, L. S. (2018). Abandono no ensino superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandono. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19(1), 41-49. https://doi.org/1984-7270/2019v19n1p41

Dotta, L., Leite, C., & Lopes, A. (2020). Entering higher education after 30: what can be learned from biographical narratives of non-traditional students. Studia Paedagogica, 25(4), 115-134. https://doi.org/10.5817/SP2020-4-6

Duarte, R., de Oliveira Pires, A. L., & Nobre, A. L. (2018). Mature learner’s participation in higher education and flexible learning pathways: lessons learned from an exploratory experimental research. In G. Nascimento & E. Alves (Eds), Contributions to higher engineering education (pp. 33-53). Springer. https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/28104

Dunn, K. J., & McCray, G. (2020). The place of the bifactor model in confirmatory factor analysis investigations into construct dimensionality in language testing. Frontiers in Psychology, 11(1357). https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01357

Dunne, P. (2019). Here’s my story: Mature student’s narratives of Further Education. All Ireland Journal of Teaching and Learning in Higher Education, 11(1), 1-20. https://ojs.aishe.org/index.php/aishe-j/article/view/379/651

Erb, S., & Drysdale, M. T. B. (2017). Learning attributes, academic self-efficacy and sense of belonging amongst mature students at a Canadian university. Studies in the Education of Adults, 49(1), 62-74. https://doi.org/10.1080/02660830.2017.1283754

Finney, S. J., & DiStefano, C. (2013). Non-normal and categorical data in structural equation modeling. In G. R. Hancock & R. O. Mueller (Eds.), Structural equation modeling: a second course (2nd ed., pp. 439-492). Information Age Publishing.

Flora, D. B. (2020). Your coefficient alpha is probably wrong, but which coefficient omega is right? A Tutorial on using R to obtain better reliability estimates. Advances in Methods and Practices in Psychological Science, 3(4), 484-501. https://doi.org/10.1177/2515245920951747

Fornell, C., & Larcker, D. (1981). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of Marketing Research, 18(1), 39-50. https://doi.org/10.2307/3151312

Goeman, K., & Deschacht, N. (2018). The learning strategies of mature students: a study of social science students in Belgium. Journal of Applied Research in Higher Education, 11(4), 814-827. https://doi.org/10.1108/JARHE-04-2018-0063

Guerreiro-Casanova, D., & Polydoro, S. (2011a). Autoeficácia e integração ao ensino superior: um estudo com estudantes do primeiro ano. Psicologia: Teoria e Prática, 13(1),75-88. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v13n1/v13n1a06.pdf

Guerreiro-Casanova, D., & Polydoro, S. (2011b). Autoeficácia na formação superior: percepções durante o primeiro ano de graduação. Psicologia: Ciência e Profissão, 31(1), 50-65. https://doi.org/10.1590/S1414-98932011000100006

Heagney, M., & Benson, R. (2017). How mature-age students succeed in higher education: implications for institutional support. Journal of Higher Education Policy and Management, 39(3), 216-234. https://doi.org/10.1080/1360080X.2017.1300986

Henseler, J., Ringle, C. M., & Sarstedt, M. (2015). A new criterion for assessing discriminant validity in variancebased structural equation modeling. Journal of the Academy of Marketing Science, 43, 115-135. https://doi.org/10.1007/s11747-014-0403-8

Hu, L. T., & Bentler, P. M. (1999). Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling, 6(1), 1-55. https://doi.org/10.1080/10705519909540118

Jiang, M., & Koo, K. (2020). Emotional presence in building an online learning community among non-traditional graduate students. Online Learning, 24(2), 93-111. https://doi.org/10.24059/olj.v24i4.2307

Kahu, E. R., & Nelson, K. (2018). Student engagement in the educational interface: understanding the mechanisms of student success. Higher Education Research & Development, 37(1), 58-71. https://doi.org/10.1080/07294360.2017.1344197

Kline, R. B. (2005). Principles and practice of structural equation modeling (2nd ed.). The Guilford Press.

Lin, X., & Wang, C. (2018). Achievement goal orientations and self-regulated learning strategies of adult and traditional learners. New Horizons in Adult Education & Human Resource Development, 30(4), 5-22. https://doi.org/10.3991/ijet.v14i20.10992

Marôco, J. (2014). Análise de equações estruturais: fundamentos teóricos, software & aplicações. ReportNumber

Muhisn, Z., Ahmad, M., Omar, M., & Muhisn, S. (2019). The Impact of socialization on collaborative learning method in E-Learning Management System (eLMS). International Journal of Emerging Technologies in Learning, 14(20), 137-148. https://www.learntechlib.org/p/217125/

Novotný, P., Brücknerová, K., Juhaňák, L., & Rozvadská, K. (2019). Driven to Be a non-traditional student: measurement of the Academic Motivation Scale with adult learners after their transition to university. Studia Paedagogica, 24(2), 109-135. https://doi.org/10.5817/SP2019-2-5

Pearce, N. (2017). Exploring the learning experiences of older mature undergraduate students. Widening Participation and Lifelong Learning, 19(1), 59-76. https://doi.org/10.5456/WPLL.19.1.59

Polydoro, S., & Guerreiro-Casanova, D. (2015). Escala de autoeficácia acadêmica para o ensino médio: busca de evidências psicométricas. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 6(1), 36-53. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/eip/v6n1/a04.pdf

Polydoro, S. A. J., & Guerreiro-Casanova, D. (2010). Escala de autoeficácia na formação superior: construção e estudo de validação. Avaliação Psicológica, 9(2), 267-278. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v9n2/v9n2a11.pdf

Reise, S. P. (2012). The Rediscovery of bifactor measurement models. Multivariate Behavioral Research, 47(5), 667-696. https://doi.org/10.1080/00273171.2012.715555

Rios, J., & Wells, C. (2014). Validity evidence based on internal structure. Psicothema, 26(1), 108-16. https://doi.org/10.7334/psicothema2013.260

Rodriguez, A., Reise, S. P., & Haviland, M. G. (2016). Applying bifactor statistical indices in the evaluation of psychological measures. Journal of Personality Assessment, 98(3), 223-237. https://doi.org/10.1080/00223891.2015.1089249

Rudnev, M., Lytkina, E., Davidov, E., Schmidt, P., & Zick, A. (2018). Testing Measurement Invariance for a Second-Order Factor: a Cross-National Test of the Alienation Scale. Methods, Data, Analyses, 12(1), 30. https://doi.org/10.12758/mda.2017.11

Sá, A. (2006). Propriedades psicométricas de uma escala de auto-eficácia acadêmica e suas relações com desempenho estudantil e interação social. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2(2), 61-72. https://tinyurl.com/yx8r8dwg

Santos, A. A. A., Zanon, C., & Ilha, V. D. (2019). Autoeficácia na formação superior: seu papel preditivo na satisfação com a experiência acadêmica. Estudos de Psicologia (Campinas), 36, e160077. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275201936e160077

Savalei, V., & Reise, S. P. (2019). Don’t forget the model in your model-based reliability coefficients: a Reply to McNeish (2018). Collabra: Psychology, 5(1), 36. https://doi.org/10.1525/collabra.247

Schmitt, T. A. (2011). Current methodological considerations in exploratory and confirmatory factor Analysis. Journal of Psychoeducational Assessment, 29(4), 304-321. https://doi.org/10.1177/0734282911406653

Vieira, D., Caires. S., & Polydoro, S. (2011, 25-27 julho). Escala de autoeficácia na formação superior: análise fatorial confirmatória. In VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica, XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Universidade de Lisboa.

Vieira, D., Polydoro, S., & Coimbra, J. L. (2009, 29-31 julho). Auto-eficácia na formação superior (AEFS): estudo de validação em estudantes do ensino superior em Portugal. In Livro de resumos da XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (pp. 63-64). Universidade de São Francisco.

Vieira, D., Polydoro, S., & Guerreiro-Casanova (2017). Escala Autoeficácia na Formação Superior (AEFS). In L. S. Almeida, M. R. Simões, & M. M. Gonçalves (Coords.), Adaptação, desenvolvimento e sucesso académico dos estudantes do ensino superior: instrumentos de avaliação (pp. 111-123). Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação.

Wong, B., & Chiu, Y. T. (2019). “Swallow your pride and fear”: the educational strategies of high-achieving nontraditional university students. British Journal of Sociology of Education, 40(7), 868-882. https://doi.org/10.1080/01425692.2019.1604209

Downloads

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Sousa, C. N. S., Barros, R. M. de A., & Monteiro, A. M. R. (2025). Autoeficácia em Estudantes do Ensino Superior “maiores de 23 anos”: estudo de uma escala. Estudos De Psicologia (Campinas), 42. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/15483

Edição

Seção

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL