Autoeficácia em Estudantes do Ensino Superior “maiores de 23 anos”
estudo de uma escala
Palavras-chave:
Análise fatorial, Educação Superior, Psicometria, AutoeficáciaResumo
Objetivo
O presente estudo pretendeu estudar as propriedades psicométricas da Escala de Autoeficácia na Formação Superior aplicada a um grupo de estudantes, genericamente denominados “maiores de 23 anos”.
Método
Esta escala foi administrada online a uma amostra de conveniência, constituída por 250 estudantes Portugueses.
Resultados
Análises Fatoriais Confirmatórias revelaram um ajuste aceitável do modelo tri-fatorial original e de um modelo de segunda-ordem proposto. Os resultados também revelaram evidências de consistência interna (avaliada através dos coeficientes alfa de Cronbach, fiabilidade compósita e ómega) e invariância de medida entre dois grupos definidos pela empregabilidade como razão para aceder ao ensino superior.
Conclusão
Elevadas correlações entre os fatores de primeira ordem e falta de evidência de validade discriminante (avaliada através da Variância Extraída Média), entre dois deles, questionaram a utilidade de subscores, com uma posterior análise a apontar para a falta de suficiente evidência de que estes deverão ser reportados em vez de um único score total.
Downloads
Referências
Akther, J. (2020). Influence of Unesco in the development of lifelong learning. Open Journal of Social Sciences, 8, 103-112. https://doi.org/10.4236/jss.2020.83010
American Educational Research Association, American Psychological Association, & National Council on Measurement in Education. (2014). Standards for Educational and Psychological Testing. American Psychological Association.
Angell, R. (2019). Learn to test for metric invariance using multi-group confirmatory factor analysis (MGCFA) in SPSS AMOS with data from the international sponsorship study (2016). In Sage Research Methods Datasets Part 2. SAGE Publications, Ltd. https://doi.org/10.4135/9781526469625
Azzi, R. G., Guerreiro-Casanova, D. C., & Dantas, M. A. (2014). Autoeficácia acadêmica: percepções de estudantes brasileiros. In R. G. Azzi & D. A. Vieira (Orgs.), Crenças de eficácia em contexto educativo (pp. 67-83). Casa do Psicólogo.
Bandura, A. (1990). Multidimensional scales of perceived self-efficacy. Stanford University.
Bandura, A. (1993). Perceived self-efficacy in cognitive development and functioning. Educational Psychologist, 28(2), 117-148. https://www.uky.edu/~eushe2/Bandura/Bandura1993EP.pdf
Barros, R., Monteiro, A., & Sousa, C. (2019). Autoeficácia formativa e envolvimento nos processos de aprendizagem de estudantes portugueses maiores de 23 anos. Revista Portuguesa de Educação, 32(1), 140-154. https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/15651/14225
Brändle, T., & Ordemann, J. (2020). Same same but diferente? Non-traditional students and Alumni in Germany. Studia Paedagogica, 24(4), 35-50. https://doi.org/10.5817/SP2020-4-2
Brücknerová, K., Rozvadská, K., Knotová, D., Juhaňák, L., Rabušicová, M., & Novotný, P. (2020). Educational trajectories of non-traditional students: stories behind numbers. Studia Paedagogica, 25(4), 93-114. https://doi.org/10.5817/SP2020-4-5
Chen, F. F. (2007). Sensitivity of goodness of fit indexes to lack of measurement invariance. Structural Equation Modeling, 14, 464-504. https://doi.org/10.1080/10705510701301834
Casanova, J. R., Fernandez-Castañon, A. C., Pérez, J. C. N., Gutiérrez, A. B. B., & Almeida, L. S. (2018). Abandono no ensino superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandono. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19(1), 41-49. https://doi.org/1984-7270/2019v19n1p41
Dotta, L., Leite, C., & Lopes, A. (2020). Entering higher education after 30: what can be learned from biographical narratives of non-traditional students. Studia Paedagogica, 25(4), 115-134. https://doi.org/10.5817/SP2020-4-6
Duarte, R., de Oliveira Pires, A. L., & Nobre, A. L. (2018). Mature learner’s participation in higher education and flexible learning pathways: lessons learned from an exploratory experimental research. In G. Nascimento & E. Alves (Eds), Contributions to higher engineering education (pp. 33-53). Springer. https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/28104
Dunn, K. J., & McCray, G. (2020). The place of the bifactor model in confirmatory factor analysis investigations into construct dimensionality in language testing. Frontiers in Psychology, 11(1357). https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01357
Dunne, P. (2019). Here’s my story: Mature student’s narratives of Further Education. All Ireland Journal of Teaching and Learning in Higher Education, 11(1), 1-20. https://ojs.aishe.org/index.php/aishe-j/article/view/379/651
Erb, S., & Drysdale, M. T. B. (2017). Learning attributes, academic self-efficacy and sense of belonging amongst mature students at a Canadian university. Studies in the Education of Adults, 49(1), 62-74. https://doi.org/10.1080/02660830.2017.1283754
Finney, S. J., & DiStefano, C. (2013). Non-normal and categorical data in structural equation modeling. In G. R. Hancock & R. O. Mueller (Eds.), Structural equation modeling: a second course (2nd ed., pp. 439-492). Information Age Publishing.
Flora, D. B. (2020). Your coefficient alpha is probably wrong, but which coefficient omega is right? A Tutorial on using R to obtain better reliability estimates. Advances in Methods and Practices in Psychological Science, 3(4), 484-501. https://doi.org/10.1177/2515245920951747
Fornell, C., & Larcker, D. (1981). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of Marketing Research, 18(1), 39-50. https://doi.org/10.2307/3151312
Goeman, K., & Deschacht, N. (2018). The learning strategies of mature students: a study of social science students in Belgium. Journal of Applied Research in Higher Education, 11(4), 814-827. https://doi.org/10.1108/JARHE-04-2018-0063
Guerreiro-Casanova, D., & Polydoro, S. (2011a). Autoeficácia e integração ao ensino superior: um estudo com estudantes do primeiro ano. Psicologia: Teoria e Prática, 13(1),75-88. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v13n1/v13n1a06.pdf
Guerreiro-Casanova, D., & Polydoro, S. (2011b). Autoeficácia na formação superior: percepções durante o primeiro ano de graduação. Psicologia: Ciência e Profissão, 31(1), 50-65. https://doi.org/10.1590/S1414-98932011000100006
Heagney, M., & Benson, R. (2017). How mature-age students succeed in higher education: implications for institutional support. Journal of Higher Education Policy and Management, 39(3), 216-234. https://doi.org/10.1080/1360080X.2017.1300986
Henseler, J., Ringle, C. M., & Sarstedt, M. (2015). A new criterion for assessing discriminant validity in variancebased structural equation modeling. Journal of the Academy of Marketing Science, 43, 115-135. https://doi.org/10.1007/s11747-014-0403-8
Hu, L. T., & Bentler, P. M. (1999). Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling, 6(1), 1-55. https://doi.org/10.1080/10705519909540118
Jiang, M., & Koo, K. (2020). Emotional presence in building an online learning community among non-traditional graduate students. Online Learning, 24(2), 93-111. https://doi.org/10.24059/olj.v24i4.2307
Kahu, E. R., & Nelson, K. (2018). Student engagement in the educational interface: understanding the mechanisms of student success. Higher Education Research & Development, 37(1), 58-71. https://doi.org/10.1080/07294360.2017.1344197
Kline, R. B. (2005). Principles and practice of structural equation modeling (2nd ed.). The Guilford Press.
Lin, X., & Wang, C. (2018). Achievement goal orientations and self-regulated learning strategies of adult and traditional learners. New Horizons in Adult Education & Human Resource Development, 30(4), 5-22. https://doi.org/10.3991/ijet.v14i20.10992
Marôco, J. (2014). Análise de equações estruturais: fundamentos teóricos, software & aplicações. ReportNumber
Muhisn, Z., Ahmad, M., Omar, M., & Muhisn, S. (2019). The Impact of socialization on collaborative learning method in E-Learning Management System (eLMS). International Journal of Emerging Technologies in Learning, 14(20), 137-148. https://www.learntechlib.org/p/217125/
Novotný, P., Brücknerová, K., Juhaňák, L., & Rozvadská, K. (2019). Driven to Be a non-traditional student: measurement of the Academic Motivation Scale with adult learners after their transition to university. Studia Paedagogica, 24(2), 109-135. https://doi.org/10.5817/SP2019-2-5
Pearce, N. (2017). Exploring the learning experiences of older mature undergraduate students. Widening Participation and Lifelong Learning, 19(1), 59-76. https://doi.org/10.5456/WPLL.19.1.59
Polydoro, S., & Guerreiro-Casanova, D. (2015). Escala de autoeficácia acadêmica para o ensino médio: busca de evidências psicométricas. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 6(1), 36-53. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/eip/v6n1/a04.pdf
Polydoro, S. A. J., & Guerreiro-Casanova, D. (2010). Escala de autoeficácia na formação superior: construção e estudo de validação. Avaliação Psicológica, 9(2), 267-278. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v9n2/v9n2a11.pdf
Reise, S. P. (2012). The Rediscovery of bifactor measurement models. Multivariate Behavioral Research, 47(5), 667-696. https://doi.org/10.1080/00273171.2012.715555
Rios, J., & Wells, C. (2014). Validity evidence based on internal structure. Psicothema, 26(1), 108-16. https://doi.org/10.7334/psicothema2013.260
Rodriguez, A., Reise, S. P., & Haviland, M. G. (2016). Applying bifactor statistical indices in the evaluation of psychological measures. Journal of Personality Assessment, 98(3), 223-237. https://doi.org/10.1080/00223891.2015.1089249
Rudnev, M., Lytkina, E., Davidov, E., Schmidt, P., & Zick, A. (2018). Testing Measurement Invariance for a Second-Order Factor: a Cross-National Test of the Alienation Scale. Methods, Data, Analyses, 12(1), 30. https://doi.org/10.12758/mda.2017.11
Sá, A. (2006). Propriedades psicométricas de uma escala de auto-eficácia acadêmica e suas relações com desempenho estudantil e interação social. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2(2), 61-72. https://tinyurl.com/yx8r8dwg
Santos, A. A. A., Zanon, C., & Ilha, V. D. (2019). Autoeficácia na formação superior: seu papel preditivo na satisfação com a experiência acadêmica. Estudos de Psicologia (Campinas), 36, e160077. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275201936e160077
Savalei, V., & Reise, S. P. (2019). Don’t forget the model in your model-based reliability coefficients: a Reply to McNeish (2018). Collabra: Psychology, 5(1), 36. https://doi.org/10.1525/collabra.247
Schmitt, T. A. (2011). Current methodological considerations in exploratory and confirmatory factor Analysis. Journal of Psychoeducational Assessment, 29(4), 304-321. https://doi.org/10.1177/0734282911406653
Vieira, D., Caires. S., & Polydoro, S. (2011, 25-27 julho). Escala de autoeficácia na formação superior: análise fatorial confirmatória. In VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica, XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Universidade de Lisboa.
Vieira, D., Polydoro, S., & Coimbra, J. L. (2009, 29-31 julho). Auto-eficácia na formação superior (AEFS): estudo de validação em estudantes do ensino superior em Portugal. In Livro de resumos da XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (pp. 63-64). Universidade de São Francisco.
Vieira, D., Polydoro, S., & Guerreiro-Casanova (2017). Escala Autoeficácia na Formação Superior (AEFS). In L. S. Almeida, M. R. Simões, & M. M. Gonçalves (Coords.), Adaptação, desenvolvimento e sucesso académico dos estudantes do ensino superior: instrumentos de avaliação (pp. 111-123). Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação.
Wong, B., & Chiu, Y. T. (2019). “Swallow your pride and fear”: the educational strategies of high-achieving nontraditional university students. British Journal of Sociology of Education, 40(7), 868-882. https://doi.org/10.1080/01425692.2019.1604209
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cláudia Noémia Soares Sousa, Rita Manuela de Almeida Barros, Angélica Maria Reis Monteiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.