Representações Sociais dos pais sobre a educação a distância para crianças na pandemia da COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Criança, Coronavírus, Educação a distância, Psicologia social

Resumo

Objetivo
Identificar as representações sociais dos pais acerca da educação a distância para as crianças durante a pandemia da COVID-19.

Método
Participaram deste estudo 455 pais, sendo a maioria do sexo feminino (93,2%), com idade média de 37,31 anos (DP = 7,305). Os dados foram coletados através de um formulário on-line e foram processados por meio do software IRAMuTeQ, que permitiu realizar a Classificação Hierárquica Descendente.
Resultados
As análises das Classificação Hierárquica Descendente evidenciaram representações sociais polarizadas sobre a estratégia para crianças, em que um grupo a considera inadequada e outro como necessidade provisória, sinalizando também uma ambivalência afetiva dos pais sobre o processo de mediação da educação dos filhos. Estas, revelaram também que as representações sociais variaram em função das características sociodemográficas dos participantes.
Conclusão
Julga-se necessário que os órgãos competentes considerem a avaliação dos pais e suas especificidades para a execução dessa estratégia de ensino para as crianças.

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Publicado

2025-03-19

Como Citar

Araújo, M. H. P. de O., Alexandre, M. E. S., Amorim, B. M. O., & Camino, C. P. dos S. (2025). Representações Sociais dos pais sobre a educação a distância para crianças na pandemia da COVID-19. Estudos De Psicologia (Campinas), 41. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/15185

Edição

Seção

PSICOLOGIA SOCIAL