Pesquisa-intervenção e Psicologia no Brasil

uma revisão sistemática de literatura

Autores

Palavras-chave:

Brasil, Pesquisa-intervenção, Pesquisa participativa, Psicologia

Resumo

Objetivo
O objetivo deste estudo é compreender as contribuições da Pesquisa-Intervenção para a teoria e a prática psicológica através da produção científica de artigos teóricos e/ou empíricos realizados no Brasil que tenham, no campo da Psicologia, a Pesquisa-Intervenção como o principal aporte teórico-metodológico.
Método
Realizou-se uma revisão sistemática de literatura no Portal de Periódicos da Capes, com artigos publicados de 2011 a 2020. Utilizou-se o guia de redação PRISMA e o protocolo PerSPEcTiF. Foram analisados 61 artigos através dos indicadores: região geográfica; campos de atuação, filiação teórica e ferramentas metodológicas.
Resultados
A maioria dos estudos se caracteriza como teórico-empírico, situado no eixo Sul-Sudeste e Nordeste, com atuação na Psicologia Social ou Escolar/Educacional, de base teórica Pós-estruturalista, com utilização de oficinas, grupos de discussão e diário de campo.
Conclusão
Conclui-se que a Pesquisa-Intervenção tem se contraposto a vertente positivista na Psicologia, atuando na politização da pesquisa em prol da transformação social.

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Miranda, L. L., Souza Filho, J. A., Lavor Filho, T. L., Gonçalves, L. T. de L., Mourão, L. C. C. B., Xavier, M. P., & Barros, J. P. P. (2025). Pesquisa-intervenção e Psicologia no Brasil: uma revisão sistemática de literatura. Estudos De Psicologia (Campinas), 41. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/15182

Edição

Seção

PSICOLOGIA SOCIAL