Campos semióticos em tensão entre adolescentes e agentes socioeducativos
Palavras-chave:
Psicologia do Desenvolvimento, Estigma Social, Medida SocioeducativaResumo
Objetivo
Este artigo visa apresentar, através da perspectiva da psicologia semiótico-cultural, uma concepção a respeito da semiosfera socioeducativa com foco nas crenças nutridas por agentes socioeducativos frente a si mesmos, seu trabalho e ao adolescente que delinquiu, partindo do pressuposto de que a compreensão das controvérsias, contradições e ambiguidades presentes na ação humana requer a identificação do sistema de valores pessoais e coletivos que orientam os agentes.
Método
Trata-se de um estudo qualitativo, que analisou enunciados construídos no âmbito de um curso de extensão do qual participaram oito agentes socioeducativos, todos de uma mesma unidade socioeducativa de internação no Distrito Federal, Brasil.
Resultados
Através da análise dos enunciados, foram privilegiados três temas os quais representam alguns dos campos semióticos em tensão na relação entre os agentes socioeducativos e os adolescentes em atendimento pela medida socioeducativa de internação: 1) Da identidade do agente socioeducativo: educador e/ou agente de segurança; 2) Segurança protetiva versus controle de corpos; e 3) Degradação simbólica e física do adolescente.
Conclusão
Identificou-se que há predomínio de práticas de trabalho mais comprometidas com a segurança do que com a educação dos adolescentes. Essa dinâmica foi compreendida a partir da crença de que os adolescentes são perigosos, deveriam ser contidos ou aculturados (intolerância assimilativa), até mesmo, eliminados (intolerância eliminatória). Dessa forma, conclui-se que ambas as formas de intolerância integram uma modalidade de violência simbólica que retira do adolescente os recursos semióticos que lhe permitiriam ressignificar sua trajetória de vida, o que pode tornar inócua a ação socioeducativa.
Downloads
Referências
Albuquerque, B. S. (2017). The socioeducational security agent: Reflections on the adult-adolescent relationship in the socioeducational context. Psicologia em Revista, 23(1), 237–255. https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n1p237-255
Andrade, A. P., & Machado, B. A. (2017). Juvenile justice and prosecution: paradigms, legal discourse and the Brazilian model. In A. P. Andrade & B. A. Machado. Juvenile justice: Paradigms and comparative experiences (pp. 23–56). Marcial Pons; Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.
Andrade, A. S. (2017). “Aqui as flores nascem no concreto”: Negociações nas atuações laborais de agentes socioeducativos [Unpublished master’s thesis]. University of Brasília.
Barbosa, D. V. (2018). Internment measure: socioeducation or torture? Diversitas Journal, 3(3), 623–641. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.607
Barsaglini, R. A., & Vaillant, C. B. (2018). “A minor’s prison officer”: socioeducational officer’s identity and perceptions of the institution, adolescents, and their occupation. Health and Society, 27, 1147–1163. https://doi.org/10.1590/S0104-12902018180080
Bisinoto, C., Oliva, O. B., Arraes, J., Galli, C. Y., Amorim, G. G. de, & Stemler, L. A. de S. (2015). Socioeducation: Origin, meaning and implications for socioeducational care. Psicologia em Estudo, 20(4), 575–585. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v20i4.28456
Cunha, G. G. (2021). Formação e desenvolvimento do agente socioeducativo: Um processo de revisão de campos afetivo-semióticos [Doctoral Thesis]. University of Brasília. https://repositorio.unb.br/handle/10482/41418
Cunha, G. G., Lopes de Oliveira, M. C. S., & Branco, Â. U. (2020). Universo afetivo-semiótico de adolescentes em medida socioeducativa de internação. Educação e Pesquisa, 46, e220197. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046220197
Daflon, V., Carvalhaes, F., & Feres Júnior, J. (2017). Feeling it in the skin: Perceptions of everyday discrimination of black and brown people in Brazil. Dados-Revista de Ciências Sociais, 60(2), 293–330. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=21853111001
El Khouri, B. P. B. (2021). Um agente socioeducativo em curso: Análise dialógico-desenvolvimental dos posicionamentos do sistema de self [Master’s Dissertation]. University of Brasília. https://repositorio.unb.br/handle/10482/41401
Farias, J., & Vinuto, J. (2018). Dossier “State frameworks and rights violations”. Ambivalences Journal, 6(12), 4–18. https://doi.org/10.21665/2318-3888.v6n12p04-18
Fleury, S. (2018). Capitalism, democracy, citizenship-contradictions and insurgencies. Health in Discussion, 42(3), 108–124. https://doi.org/10.1590/0103-11042018S309
Insfran, F., Lopes, J. C., Tozatto, A., Poubel, G. L. S., Sentineli, T. A., Ladeira, T. A., & Faria, S. E. F. (2020). Militarization of public education in Brazil: The downfall of empathy? Revista Saúde e Ciência Online, 9(1), 5–23. https://doi.org/10.35572/rsc.v9i1.377
Jacinto, A. G., & Bonalume, C. B. (2019). Juvenile incarceration: The historical legacy of selectivity and criminalization of poverty. Revista Katálysis, 22(1), 160–170. https://doi.org/10.1590/1982-02592019v22n1p160
Konzen, A. A. (2015). Parâmetros da segurança socioeducativa. In Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Coordenação do Sistema de Atendimento Socioeducativo. Matriz de formação do sistema nacional de atendimento socioeducativo (SINASE): Coletânea de artigos (pp. 329–356). Universidade de Brasília.
Legislative Chamber of the Federal District. (2014). Law No. 5351, of June 4, 2014. Diário Oficial da União, Brasília.
Lopes de Oliveira, M. C. S. (2014). Da medida ao atendimento socioeducativo: Implicações conceituais e éticas. In I. L. Paiva, C. Souza, & D. B. Rodrigues (Orgs.), Justiça juvenil: Teoria e prática no sistema socioeducativo (pp. 80–99). EDUFRN.
Lopes de Oliveira, M. C. S. (2019). Living by and despite violence and vulnerability: Contributions of semiotic cultural psychology to communities and subjectivities. ICTP, Latin American Strategy Forum for Research Infrastructure.
Lotman, I. (1996). About the semiosphere. In I. Lotman. La semiosfera I. Semiotics of culture and text (Selección y Trad. D. Navarro, pp. 21–42). Cátedra.
Machado, B. A. (2012). Criminological discourses on crime and criminal law: Communication and functional differentiation. Revista de Estudos Criminais, 45, 77–116.
Machado, E. B. L. A. (2016). Socioeducação: Da ontologia à teleologia: Uma ambiguidade teórica. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, 11(2), 531–557. https://doi.org/10.5902/1981369419934
Marsico, G. (2016). The borderland. Culture and Psychology, 22(2), 206–215. https://doi.org/10.1177/1354067X15601199
Meireles, C. C. (2017). Entre a educação e a disciplina: Sobre agentes socioeducativos do Estado do RJ [Unpublished master’s thesis]. Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro.
Meireles, C. C., & Zamora, M. H. (2017). Socioeducational system and technologies of power: Preliminary analyses on socioeducational agents. Brazilian Journal Adolescence and Conflict, (16), 17–25. https://doi.org/10.17921/2176-5626.n16p17-25
Menicucci, T. M. G., & Gomes, S. C. (2018). Políticas sociais: Conceitos, trajetórias e a experiência brasileira. Fiocruz.
Pimentel, E., Araújo, N. R., & Silva, R. A. (2016). The prisonization of socioeducational security agents of the detention units of the Superintendence of Socioeducational Assistance (Sase) in Maceió and its effects on the execution of the socioeducational measure of internment. Journal of ESMAL, (1), 275–297. http://revistadaesmal.tjal.jus.br/index.php/revistaEletronicaEsmal/article/view/3
Presidência da República (Brasil). (1990). Federal Law n. 8.069, of July 13, 1990. Diário Oficial da União, Brasília.
Presidência da República (Brasil). (2012). Law No. 12.594, of January 18, 2012. Diário Oficial da União, Brasília.
Rizzini, I. (2009). Children and minors - from Pátrio Poder to Pátrio Dever. A history of the legislation for childhood in Brazil (1830–1990). In F. Pilotti & I. Rizzini (Orgs.), A arte de governar crianças: A história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil (2nd ed., pp. 97–149). Cortez.
Santos, A. L. C., & Lucas, D. C. (2018). The relationship between criminogenesis and penal practices and the debate on the theory of action between subjectivists and objectivists. Brazilian Journal of Public Policy, 8(1), 128–162. https://doi.org/10.5102/rbpp.v8i1.5138
Secretaria de Estado de Gestão Administrativa e Desburocratização & Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (2015). Portaria Conjunta SEGAD/SERCRIANÇA nº 10, de 02 de junho de 2015. Diário Oficial do Distrito Federal, ano XLIV, edição 127, p. 3-7. www.sinj.df.gov.br/sinj/BaixarArquivoDiario.aspx?id_file=f422c66f-7873-311a-8754-1ac3adfff6ed
Silva, R. F., Coscioni, V., Rosa, E. M., & Koller, S. H. (2020). The conviviality of adolescents in socioeducational measure with socioeducational agents. Revista da SPAGESP, 21(1), 77–91. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1677-29702020000100007
Souza, D. A. D. C., Oliveira, D. D., & Silva, G. B. (2019). Detention centers and criminal subjection: The perceptions of the agents of the socioeducational system of Goiânia. TOMO, (35), 47–80. https://doi.org/10.21669/tomo.v0i35.9485
Valsiner, J. (2012). Fundamentos de uma psicologia cultural: Mundo da mente, mundos da vida. Artmed.
Valsiner, J. (2014). Invitation to cultural psychology. Sage.
Vinuto, J., Abreo, L. O., & Gonçalves, H. S. (2017). On the razor’s edge: Effects of masculinity and virility on the work of socioeducational agents. Plural, 24(1), 54–77. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2017.126635
Wacquant, L. (2001). The prisons of misery. Jorge Zahar Editor.
Yokoy de Souza, T., & Lopes de Oliveira, M. C. S. (2012). The context of socioeducational measures: Peace promotion or chain values? In U. Branco & M. C. S. Lopes de Oliveira (Orgs.), Diversity and culture of peace at school: Contributions from the sociocultural perspective (pp. 291–309). Mediação.
Yokoy, T., & Rengifo-Herrera, F. J. (2020). Affective-semiotic fields and the dialogical analysis of values and interpersonal relations in socio-educational contexts. In M. C. S. Lopes de Oliveira, A. U. Branco, & S. F. D. C Freire (Eds.), Psychology as a dialogical science: Self and culture mutual development (pp. 95–114). Springer Nature Switzerland.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira, Gleicimar Gonçalves Cunha, Beatriz de Paula Batista El Khouri

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.