Conceito de emoção em Vygotsky
a indissociabilidade dos aspectos afetivos e cognitivos no desenvolvimento humano
Palavras-chave:
Psicologia histórico-cultural, Emoções, Desenvolvimento humano, Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934Resumo
Objetivo
Este artigo revisa o conceito de emoção de Lev Vigotski e sua relevância no desenvolvimento humano.
Método
Este artigo assume uma metodologia teórico e ressalta a importância de situar a análise das emoções no contexto do trabalho humano e nos significados atribuídos a ele.
Resultados
A abordagem inovadora de Vigotski vai além da dicotomia tradicional entre emoção e cognição, destacando a natureza integrada da experiência humana. Sua concepção de funções psicológicas superiores enfatiza o contexto sociocultural em que se desenvolvem, projetando as interações sociais coletivas nos processos psicológicos individuais. O autor argumenta que as emoções desempenham um papel essencial no desenvolvimento da personalidade e na autorregulação, influenciadas por fatores culturais.
Conclusão
Embora Vigotski não defina emoção e sentimento com precisão, seu trabalho destaca sua natureza dinâmica e transformadora. As emoções, como elementos dinâmicos da personalidade, contribuem para a construção da vida psicológica do indivíduo e influenciam as interações sociais
Downloads
Referências
Clot, Y. (2018). Travail et psychologie: Vygotski avec Spinoza. Astérion: Philosophie, Histoire des Idées, Pensée Politique, 19, 1-29. https://doi.org/10.4000/asterion.3539
Dafermos, M. (2018). Relating dialogue and dialectics: A philosophical perspective. Dialogic Pedagogy, 6, 1-18. https://doi.org/10.5195/dpj.2018.189
Faria, P. M. F., & Camargo, D. (2023). Contribuições da fotografia para a pesquisa qualitativa: uma perspectiva histórico-cultural. Revista Pesquisa Qualitativa, 11(26), 250-264. https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.26.491
Fleer, M., Veresov, N., & Walker, S. (2020). Playworlds and executive functions in children: Theorising with the cultural-historical analytical lenses. Integrative Psychological and Behavioral Science, 54(1), 124-141. https://doi.org/10.1007/s12124-019-09495-2
Marques, P. N. (2020). O jogo dos sentidos: estruturas duplas da arte e a categoria do sentido em Vigotski. Cadernos CEDES, 40(111), 165-175. https://doi.org/10.1590/CC224988
Martins, L. M. (2020). O que é a psicologia concreta: contribuições de Lev S. Vigotski. Interação em Psicologia, 24(3), 340-345.
Ratner, C. (2020). Emancipatory, scientific psychology: Vygotsky’s Marxist cultural-psychology. Papeles de Trabajo sobre Cultura, Educación y Desarrollo Humano, 16(2), 1-18.
Rivero, B. G. (2018). ¿Por qué el enfoque histórico-cultural? Inter-Cambios. Dilemas y transiciones de la Educación Superior, 5(2), 24-33. https://doi.org/10.29156/INTER.5.2.2
Smolka, A. L. B. (2021). The historical-cultural theory of human psyche in perspective: Conditions and implications of concrete psychology. Brazilian Journal of Socio-Historical-Cultural Theory and Activity Research, 3(2), 1-28.
Spinoza, B. (1994). A Spinoza reader: The ethics and other Works (E. Curley, Trans.). Princeton University Press.
Toassa, G. (2020). Um estudo sobre o conceito de sentido e a análise semântica da consciência em LS Vigotski. Cadernos CEDES, 40, 176-184. https://doi.org/10.1590/CC.225902
Toassa, G., & Oliveira, F. B. (2018). Vygotsky’s anomalous spinozism. Mind, Culture, and Activity, 25(4), 378-390. https://doi.org/10.1080/10749039.2018.1533980
Veresov, N. (2019). Subjectivity and perezhivanie: empirical and methodological challenges and opportunities. In F. González Rey, A. M. Martínez, & D. M. Goulart (Eds.), Subjectivity within cultural-historical approach: theory, methodology and research (pp. 61-83). Springer.
Veresov, N. (2020). Perezhivanie (live through) as a phenomenon and a concept: Questions on clarification and methodological meditations. Main Issues of Pedagogy and Psychology, 7(1), 46-64. https://doi.org/10.24234/miopap.v17i1.365
Vygotsky, L. S. (1974). The psychology of art. MIT Press.
Vygotsky, L. S. (1987). The collected works of L. S. Vygotsky [Vol. 1: Problems of general psychology]. Plenum Press.
Vygotsky, L. S. (1993). The collected works of L. S. Vygotsky [Vol. 2: The fundamentals of defectology]. Plenum Press.
Vygotsky, L. (1994). The problem of the environment. In R. Van der Veer & J. Valsiner (Eds.), The Vygotsky reader (pp. 338-354). Blackwell.
Vygotsky, L. S. (1997a). Educational psychology. St. Lucie Press.
Vygotsky, L. S. (1997b). The collected works of L. S. Vygotsky [Vol. 3: Problems of the theory and history of psychology]. Springer Science & Business Media.
Vygotsky, L. S. (1999). The collected works of L. S. Vygotsky [Vol. 6: Scientific legacy]. Springer Science & Business Media.
Vygotsky, L. S. (2004). Imagination and creativity in childhood. Journal of Russian and East European Psychology, 42(1), 7-97.
Vygotsky, L. S. (2017). Les émotions et leur développement chez l’enfant. In Y. Clot (Ed.), Conscience, inconsciente, émotions. Textes choisis et commentés par Yves Clot (pp. 123-152). La Dispute.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paula Maria Ferreira de Faria, Denise de Camargo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.