Conceito de emoção em Vygotsky

a indissociabilidade dos aspectos afetivos e cognitivos no desenvolvimento humano

Autores

  • Paula Maria Ferreira de Faria Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação; Faculdade Herrero, Setor de Saúde, Graduação em Psicologia https://orcid.org/0000-0001-6804-8711
  • Denise de Camargo Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação; Universidade Tuiuti do Paraná, Setor de Saúde, Programa Pós-Graduação em Psicologia https://orcid.org/0000-0001-9092-9988

Palavras-chave:

Psicologia histórico-cultural, Emoções, Desenvolvimento humano, Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934

Resumo

Objetivo
Este artigo revisa o conceito de emoção de Lev Vigotski e sua relevância no desenvolvimento humano.
Método
Este artigo assume uma metodologia teórico e ressalta a importância de situar a análise das emoções no contexto do trabalho humano e nos significados atribuídos a ele.
Resultados
A abordagem inovadora de Vigotski vai além da dicotomia tradicional entre emoção e cognição, destacando a natureza integrada da experiência humana. Sua concepção de funções psicológicas superiores enfatiza o contexto sociocultural em que se desenvolvem, projetando as interações sociais coletivas nos processos psicológicos individuais. O autor argumenta que as emoções desempenham um papel essencial no desenvolvimento da personalidade e na autorregulação, influenciadas por fatores culturais.
Conclusão
Embora Vigotski não defina emoção e sentimento com precisão, seu trabalho destaca sua natureza dinâmica e transformadora. As emoções, como elementos dinâmicos da personalidade, contribuem para a construção da vida psicológica do indivíduo e influenciam as interações sociais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Clot, Y. (2018). Travail et psychologie: Vygotski avec Spinoza. Astérion: Philosophie, Histoire des Idées, Pensée Politique, 19, 1-29. https://doi.org/10.4000/asterion.3539

Dafermos, M. (2018). Relating dialogue and dialectics: A philosophical perspective. Dialogic Pedagogy, 6, 1-18. https://doi.org/10.5195/dpj.2018.189

Faria, P. M. F., & Camargo, D. (2023). Contribuições da fotografia para a pesquisa qualitativa: uma perspectiva histórico-cultural. Revista Pesquisa Qualitativa, 11(26), 250-264. https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.26.491

Fleer, M., Veresov, N., & Walker, S. (2020). Playworlds and executive functions in children: Theorising with the cultural-historical analytical lenses. Integrative Psychological and Behavioral Science, 54(1), 124-141. https://doi.org/10.1007/s12124-019-09495-2

Marques, P. N. (2020). O jogo dos sentidos: estruturas duplas da arte e a categoria do sentido em Vigotski. Cadernos CEDES, 40(111), 165-175. https://doi.org/10.1590/CC224988

Martins, L. M. (2020). O que é a psicologia concreta: contribuições de Lev S. Vigotski. Interação em Psicologia, 24(3), 340-345.

Ratner, C. (2020). Emancipatory, scientific psychology: Vygotsky’s Marxist cultural-psychology. Papeles de Trabajo sobre Cultura, Educación y Desarrollo Humano, 16(2), 1-18.

Rivero, B. G. (2018). ¿Por qué el enfoque histórico-cultural? Inter-Cambios. Dilemas y transiciones de la Educación Superior, 5(2), 24-33. https://doi.org/10.29156/INTER.5.2.2

Smolka, A. L. B. (2021). The historical-cultural theory of human psyche in perspective: Conditions and implications of concrete psychology. Brazilian Journal of Socio-Historical-Cultural Theory and Activity Research, 3(2), 1-28.

Spinoza, B. (1994). A Spinoza reader: The ethics and other Works (E. Curley, Trans.). Princeton University Press.

Toassa, G. (2020). Um estudo sobre o conceito de sentido e a análise semântica da consciência em LS Vigotski. Cadernos CEDES, 40, 176-184. https://doi.org/10.1590/CC.225902

Toassa, G., & Oliveira, F. B. (2018). Vygotsky’s anomalous spinozism. Mind, Culture, and Activity, 25(4), 378-390. https://doi.org/10.1080/10749039.2018.1533980

Veresov, N. (2019). Subjectivity and perezhivanie: empirical and methodological challenges and opportunities. In F. González Rey, A. M. Martínez, & D. M. Goulart (Eds.), Subjectivity within cultural-historical approach: theory, methodology and research (pp. 61-83). Springer.

Veresov, N. (2020). Perezhivanie (live through) as a phenomenon and a concept: Questions on clarification and methodological meditations. Main Issues of Pedagogy and Psychology, 7(1), 46-64. https://doi.org/10.24234/miopap.v17i1.365

Vygotsky, L. S. (1974). The psychology of art. MIT Press.

Vygotsky, L. S. (1987). The collected works of L. S. Vygotsky [Vol. 1: Problems of general psychology]. Plenum Press.

Vygotsky, L. S. (1993). The collected works of L. S. Vygotsky [Vol. 2: The fundamentals of defectology]. Plenum Press.

Vygotsky, L. (1994). The problem of the environment. In R. Van der Veer & J. Valsiner (Eds.), The Vygotsky reader (pp. 338-354). Blackwell.

Vygotsky, L. S. (1997a). Educational psychology. St. Lucie Press.

Vygotsky, L. S. (1997b). The collected works of L. S. Vygotsky [Vol. 3: Problems of the theory and history of psychology]. Springer Science & Business Media.

Vygotsky, L. S. (1999). The collected works of L. S. Vygotsky [Vol. 6: Scientific legacy]. Springer Science & Business Media.

Vygotsky, L. S. (2004). Imagination and creativity in childhood. Journal of Russian and East European Psychology, 42(1), 7-97.

Vygotsky, L. S. (2017). Les émotions et leur développement chez l’enfant. In Y. Clot (Ed.), Conscience, inconsciente, émotions. Textes choisis et commentés par Yves Clot (pp. 123-152). La Dispute.

Downloads

Publicado

2025-03-14

Como Citar

de Faria, P. M. F., & de Camargo, D. (2025). Conceito de emoção em Vygotsky: a indissociabilidade dos aspectos afetivos e cognitivos no desenvolvimento humano. Estudos De Psicologia (Campinas), 41. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/15154

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO