Racismo na educação infantil

uma revisão sistemática

Autores

  • Dalila Castelliano de Vasconcelos Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Unidade acadêmica de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0001-9622-4057
  • Quézia Rafaela Medeiros Sousa Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Unidade acadêmica de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0003-0519-3318
  • Ananda Clara de Almeida Pereira Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Unidade acadêmica de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0001-6492-3670
  • Jefferson Andrade Silva Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Unidade acadêmica de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0001-5928-5141

Palavras-chave:

Educação infantil, Racismo, Revisão sistemática

Resumo

Objetivo
O objetivo desta revisão sistemática é identificar e analisar os estudos que abordam a relação entre racismo e Educação Infantil.
Método
A partir dos descritores ‘racism’, ‘racial prejudice’ e ‘racial discrimination’, associados separadamente ao termo ‘early childhood education’, foi feita uma busca nas seguintes bases de dados: Periódicos Capes, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Web of Science e PubMed. Esta revisão seguiu recomendações metodológicas do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and MetaAnalyses (PRISMA).

Resultados
Inicialmente, identificaram-se 1240 publicações que, depois de aplicados os critérios de inclusão, foram reduzidas para 20, que foram analisados em relação a autoria, ano, local, método, objetivo e resultados.
Conclusão
Apesar do aumento nos últimos anos, o número de artigos dessa área ainda é reduzido, o que indica que é necessário ampliar os estudos sobre o tema devido à sua relevância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Acosta-Marroquín, N. P. (2020). Formación de maestros en educación infantil: revisión de tendencias investigativas. Pedagogía Y Saberes, (53), 83–96. https://doi.org/10.17227/pys.num53-10402

Barley, R. (2019). Exploring young children’s gendered discourses about skin colour. Ethnography and Education, 14, 465–481. https://doi.org/10.1080/17457823.2018.1485112

Bernstein, J., Zimmerman, T. S., Werner-Wilson, R. J., & Vosburg, J. (2000). Preschool Children’s Classification Skills and a Multicultural Education Intervention To Promote Acceptance of Ethnic Diversity. Journal of Research in Childhood Education, 14, 181–192. https://doi.org/10.1080/02568540009594762

Blair, I. V., Ma, J. E., & Lenton, A. P. (2001). Imagining stereotypes away: The moderation of implicit stereotypes through mental imagery. Journal of Personality and Social Psychology, 81(5), 828–841. https://doi.org/10.1037/0022-3514.81.5.828

Blanchard, S. B., King, E., Schagen, A. V., Scott, M. R., Crosby, D., & Beasley, J. (2018). Diversity, inclusion, equity, and social justice: How antibias content and self-reflection support early childhood preservice teacher consciousness. Journal of Early Childhood Teacher Education, 39(4), 346–363. https://doi.org/10.1080/10901027.2017.1408722

Boutte, G. S. (2018). Taking Culturally Relevant Teaching to the Big House: Implications for Early Childhood Teacher Educators. The New Educator, 14(2), 171–184. https://doi.org/10.1080/1547688X.2018.1426327

Boyd-Swan, C., Herbst, C. M. (2019). Racial and Ethnic Discrimination in the Labor Market for Child Care Teachers. Educational Researcher, 48(7), 394–406. https://doi.org/10.3102/0013189X19867941

Camilo, D. N., Moura, G. B., Pimentel, C. E., Noriega, J. A. V., & Cavalcanti, J. G. (2020). Prejuicio racial entre niños de la educación infantil: revisitando Clark & Clark (1947). CES Psicología, 13(2), 32–45. https://doi.org/10.21615/cesp.13.2.3

Cheruvu, R., Souto-Manning, M., Lencl, T., & Chin-Calubaquib, M. (2014). Race, Isolation, and Exclusion: What Early Childhood Teacher Educators Need to Know About the Experiences of Pre-Service Teachers of Color. Urban Review, 47, 237–265. https://doi.org/10.1007/s11256-014-0291-8

Escayg, K. A. (2020). Anti-racism in U.S. early childhood education: Foundational principles. Sociology Compass, 14, 1–15. https://doi.org/10.1111/soc4.12764

Essien-Wood, I. R, & Wood, J. L. (2020). Content Validation of the D-Three Effect Inventory (DTEI): Examining the Experiences of Black Children in Early Childhood Education. Journal of African American Studies, 24, 644–653. https://doi.org/10.1007/s12111-020-09495-2

Felipe, J., & Guizzo, B. S. (2013). Entre batons, esmaltes e fantasias. In F. Meyer & R. Soares (Eds.), Corpo, gênero e sexualidade (pp. 77–87). Mediação.

Figaro, R., Nonato, C., & Grohmann, R. (2013). As mudanças no mundo do trabalho do jornalista. Atlas.

Freitas, H., & Moscarola J. (2002). Da observação à decisão: métodos de pesquisa e de análise quantitativa e qualitativa de dados. RAE-Eletrônica, 1(1), 1–30. https://doi.org/10.1590/S1676-56482002000100006

Gomes, N. L. (2005). Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n° 10.639/03 (pp. 39–62). MEC.

Hindley, A. F, & Olsen, E. J. (2017). Early Childhood Racial Identity: The Potential Powerful Role for Museum Programing. Journal of Museum Education, 42, 13–21. https://doi.org/10.1080/10598650.2016.1265851

Kinalski, D. D. F., Paula, C. C., Padoin, S. M. M., Neves, E. T., Kleinubing, R. E., & Cortes, L. F. (2017). Focus group on qualitative research: experience report. Revista Brasileira de Enfermagem, 70(2), 424–429. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0091

Ladson-Billings, G., & Tate, W. F. I. V. (1995). Toward a critical race theory of education. Teachers College Record, 97(1), 47–68. https://doi.org/10.4324/9781315709796-2

Luz, R. M. N., & Sartori, J. (2018, May 12). Gestão escolar na perspectiva da educação inclusiva. https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2030

MacNevin, M., & Berman, R. (2016). The Black baby doll doesn’t fit the disconnect between early childhood diversity policy, early childhood educator practice, and children’s play. Early Child Development and Care, 187(5–6), 827–839. https://doi.org/10.1080/03004430.2016.1223065

Malaguzzi, L. (1993). Una carta per tre diritti. Scuole e Nidi d’Infanzia. http://www.scuolenidi.re.it/allegati/cartaper3diritti.pdf

Mantoan, M. T. E. (2003). Inclusão Escolar: O que é? Por que? Como fazer? Moderna.

Marques, C. M., & Dornelles, L. V. (2019). O mito da ausência de preconceito racial na educação infantil no Brasil. Revista Portuguesa De Educação, 32(1), 91–107. https://doi.org/10.21814/rpe.12270

Mawhinney, L., Rinke, C. R., & Park, G. (2012). Being and Becoming a Teacher: How African American and White Preservice Teachers Envision Their Future Roles as Teacher Advocates. The New Educator, 8(4), 321–344. https://doi.org/10.1080/1547688X.2012.726588

Meidl, C. (2018). Challenges to Recruiting Black Males Into Early Childhood Education. Urban Education, 54(4), 564–591. https://doi.org/10.1177/0042085918789745

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., Altman, D. G. & The Prisma Group (2015). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Epidemiologiae e Serviços de Saúde, 24(2), 335–342. https://doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017

Motta, F., & Paula, C. D. (2019). Questões Raciais para Crianças: resistência e denúncia do não dito. Educação & Realidade, 44(2), 1–18. https://doi.org/10.1590/2175-623688365

National Institute for Health and Care Excellence (NICE). (2012). Methods for the development of NICE public health guidance (3th ed.). NICE.

Neitzel, J. (2018). Research to practice: Understanding the role of implicit bias in early childhood disciplinary practices. Journal of Early Childhood Teacher Education, 39(3), 232–242. https://doi.org/10.1080/10901027.2018.1463322

Neves, P. S. C. (2005). Luta anti-racista: entre reconhecimento e redistribuição. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 20, 81–96. https://doi.org/10.1590/S0102-69092005000300006

Park, C. C. (2010). Young Children Making Sense of Racial and Ethnic Differences: A Sociocultural Approach. American Educational Research Journal, 48(2), 387–420. https://doi.org/10.3102/0002831210382889

Patias, N. D., & Hohendorff, J. V. (2019). Critérios de qualidade para artigos de pesquisa qualitativa. Psicologia Em Estudo, 24, 1–14. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v24i0.43536

Perkins, D. M., & Mebert, C. J. (2005). Efficacy of Multicultural Education for Preschool Children: A Domain-Specific Approach. Journal of Cross-Cultural Psychology, 36(4), 497–512. https://doi.org/10.1177/0022022105275964

Rosen, R. (2015). Between Play and the Quotidian: Inscriptions of Monstrous Characters on the Racialised Bodies of Children. Race Ethnicity and Education, 20(2), 178–191. https://doi.org/10.1080/13613324.2015.1121218

Rudman, L. A. (2004). Sources of Implicit Attitudes. Current Directions in Psychological Science, 13(2), 79–82. https://doi.org/10.1111/j.0963-7214.2004.00279.x

Sales Jr, R. (2006). Democracia racial: o não-dito racista. Tempo Social, 18(2), 229–258. https://doi.org/10.1590/s0103-20702006000200012

Santiago, F. (2015). Gritos sem palavras: Resistência das crianças pequenininhas negras frente ao racismo. Educação em Revista, 31, 129–153. https://doi.org/10.1590/0102-4698132765

Santiago, F. (2020). “Não é nenê, ela é preta”. Educação Infantil e pensamento interseccional. Educação em Revista, 36, 1–25. https://doi.org/10.1590/0102-4698220090

Santiago, F., & Faria, A. L. G. (2021). Feminismo negro e pensamento interseccional: Contribuições para pesquisas das culturas infantis. Educação & Sociedade, 42, 1–18. https://doi.org/10.1590/ES.239933

Santos, S. A. R. J. (2020, June 21). Black Lives Matter? Um debate sobre igualdade racial em tempos de Covid-19. Observatório Socioeconômico da Covid-19. https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discuss%C3%A3o-06-Black-Lives-Matter-Igualdade-Racial-em-tempos-de-COVID19.pdf

Shaw, P. A., Messiou, K., & Voutsina, C. (2019). Illuminating young children’s perceived notions of inclusion in pedagogical activities. International Journal of Inclusive Education, 25(4), 1–30. https://doi.org/10.1080/13603116.2018.1563642

Silva, P. B. G. (2018). Educação das Relações Étnico-Raciais nas instituições escolares. Educar em Revista, 34(69), 123–150. https://doi.org/10.1590/0104-4060.58097

Souto-Manning, M., & Cheruvu, R. (2016). Challenging and Appropriating Discourses of Power: Listening to and Learning from Early Career Early Childhood Teachers of Color. Equity & Excellence in Education, 49(1), 9–26. https://doi.org/10.1080/10665684.2015.1121793

Souza, E. Q., & Dinis, N. F. (2018). Formação docente, relações étnicos-raciais e educação infantil. Laplage em Revista, 4, 38–54. https://doi.org/10.24115/S2446-622020184especial584p.38-54

Tembo, S. (2021). Black educators in (white) settings: Making racial identity visible in Early Childhood Education and Care in England, UK. Journal of Early Childhood Research. 19(1), 70–83. https://doi.org/10.1177/1476718X20948927

United Nations Children’s Fund (UNICEF). (2020, June 9). 40 milhões de crianças sem acesso a cuidado na primeira infância devido à Covid-19. https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/40-milhoes-de-criancas-sem-acesso-cuidado-na-primeira-infancia-devido-pandemia#:~:text=O%20acesso%20a%20cuidados%20na,os%20seis%20anos%20de%20vida

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). (2016). Global education monitoring report 2016: Education for people and planet – Creating sustainable futures for all. United Nations. https://doi.org/10.18356/9789210028677

Zimmerman, B. J., & Levy, G. D. (2000). Social cognitive predictors of prosocial behavior toward same and alternate race children among white pre-schoolers. Current Psychology, 19, 175–193. https://doi.org/10.1007/s12144-000-1014-8

Downloads

Publicado

2025-03-14

Como Citar

de Vasconcelos, D. C., Sousa, Q. R. M., Pereira, A. C. de A., & Silva, J. A. (2025). Racismo na educação infantil: uma revisão sistemática. Estudos De Psicologia (Campinas), 41. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/15150

Edição

Seção

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL