Racismo na educação infantil
uma revisão sistemática
Palavras-chave:
Educação infantil, Racismo, Revisão sistemáticaResumo
Objetivo
O objetivo desta revisão sistemática é identificar e analisar os estudos que abordam a relação entre racismo e Educação Infantil.
Método
A partir dos descritores ‘racism’, ‘racial prejudice’ e ‘racial discrimination’, associados separadamente ao termo ‘early childhood education’, foi feita uma busca nas seguintes bases de dados: Periódicos Capes, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Web of Science e PubMed. Esta revisão seguiu recomendações metodológicas do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and MetaAnalyses (PRISMA).
Resultados
Inicialmente, identificaram-se 1240 publicações que, depois de aplicados os critérios de inclusão, foram reduzidas para 20, que foram analisados em relação a autoria, ano, local, método, objetivo e resultados.
Conclusão
Apesar do aumento nos últimos anos, o número de artigos dessa área ainda é reduzido, o que indica que é necessário ampliar os estudos sobre o tema devido à sua relevância.
Downloads
Referências
Acosta-Marroquín, N. P. (2020). Formación de maestros en educación infantil: revisión de tendencias investigativas. Pedagogía Y Saberes, (53), 83–96. https://doi.org/10.17227/pys.num53-10402
Barley, R. (2019). Exploring young children’s gendered discourses about skin colour. Ethnography and Education, 14, 465–481. https://doi.org/10.1080/17457823.2018.1485112
Bernstein, J., Zimmerman, T. S., Werner-Wilson, R. J., & Vosburg, J. (2000). Preschool Children’s Classification Skills and a Multicultural Education Intervention To Promote Acceptance of Ethnic Diversity. Journal of Research in Childhood Education, 14, 181–192. https://doi.org/10.1080/02568540009594762
Blair, I. V., Ma, J. E., & Lenton, A. P. (2001). Imagining stereotypes away: The moderation of implicit stereotypes through mental imagery. Journal of Personality and Social Psychology, 81(5), 828–841. https://doi.org/10.1037/0022-3514.81.5.828
Blanchard, S. B., King, E., Schagen, A. V., Scott, M. R., Crosby, D., & Beasley, J. (2018). Diversity, inclusion, equity, and social justice: How antibias content and self-reflection support early childhood preservice teacher consciousness. Journal of Early Childhood Teacher Education, 39(4), 346–363. https://doi.org/10.1080/10901027.2017.1408722
Boutte, G. S. (2018). Taking Culturally Relevant Teaching to the Big House: Implications for Early Childhood Teacher Educators. The New Educator, 14(2), 171–184. https://doi.org/10.1080/1547688X.2018.1426327
Boyd-Swan, C., Herbst, C. M. (2019). Racial and Ethnic Discrimination in the Labor Market for Child Care Teachers. Educational Researcher, 48(7), 394–406. https://doi.org/10.3102/0013189X19867941
Camilo, D. N., Moura, G. B., Pimentel, C. E., Noriega, J. A. V., & Cavalcanti, J. G. (2020). Prejuicio racial entre niños de la educación infantil: revisitando Clark & Clark (1947). CES Psicología, 13(2), 32–45. https://doi.org/10.21615/cesp.13.2.3
Cheruvu, R., Souto-Manning, M., Lencl, T., & Chin-Calubaquib, M. (2014). Race, Isolation, and Exclusion: What Early Childhood Teacher Educators Need to Know About the Experiences of Pre-Service Teachers of Color. Urban Review, 47, 237–265. https://doi.org/10.1007/s11256-014-0291-8
Escayg, K. A. (2020). Anti-racism in U.S. early childhood education: Foundational principles. Sociology Compass, 14, 1–15. https://doi.org/10.1111/soc4.12764
Essien-Wood, I. R, & Wood, J. L. (2020). Content Validation of the D-Three Effect Inventory (DTEI): Examining the Experiences of Black Children in Early Childhood Education. Journal of African American Studies, 24, 644–653. https://doi.org/10.1007/s12111-020-09495-2
Felipe, J., & Guizzo, B. S. (2013). Entre batons, esmaltes e fantasias. In F. Meyer & R. Soares (Eds.), Corpo, gênero e sexualidade (pp. 77–87). Mediação.
Figaro, R., Nonato, C., & Grohmann, R. (2013). As mudanças no mundo do trabalho do jornalista. Atlas.
Freitas, H., & Moscarola J. (2002). Da observação à decisão: métodos de pesquisa e de análise quantitativa e qualitativa de dados. RAE-Eletrônica, 1(1), 1–30. https://doi.org/10.1590/S1676-56482002000100006
Gomes, N. L. (2005). Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n° 10.639/03 (pp. 39–62). MEC.
Hindley, A. F, & Olsen, E. J. (2017). Early Childhood Racial Identity: The Potential Powerful Role for Museum Programing. Journal of Museum Education, 42, 13–21. https://doi.org/10.1080/10598650.2016.1265851
Kinalski, D. D. F., Paula, C. C., Padoin, S. M. M., Neves, E. T., Kleinubing, R. E., & Cortes, L. F. (2017). Focus group on qualitative research: experience report. Revista Brasileira de Enfermagem, 70(2), 424–429. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0091
Ladson-Billings, G., & Tate, W. F. I. V. (1995). Toward a critical race theory of education. Teachers College Record, 97(1), 47–68. https://doi.org/10.4324/9781315709796-2
Luz, R. M. N., & Sartori, J. (2018, May 12). Gestão escolar na perspectiva da educação inclusiva. https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2030
MacNevin, M., & Berman, R. (2016). The Black baby doll doesn’t fit the disconnect between early childhood diversity policy, early childhood educator practice, and children’s play. Early Child Development and Care, 187(5–6), 827–839. https://doi.org/10.1080/03004430.2016.1223065
Malaguzzi, L. (1993). Una carta per tre diritti. Scuole e Nidi d’Infanzia. http://www.scuolenidi.re.it/allegati/cartaper3diritti.pdf
Mantoan, M. T. E. (2003). Inclusão Escolar: O que é? Por que? Como fazer? Moderna.
Marques, C. M., & Dornelles, L. V. (2019). O mito da ausência de preconceito racial na educação infantil no Brasil. Revista Portuguesa De Educação, 32(1), 91–107. https://doi.org/10.21814/rpe.12270
Mawhinney, L., Rinke, C. R., & Park, G. (2012). Being and Becoming a Teacher: How African American and White Preservice Teachers Envision Their Future Roles as Teacher Advocates. The New Educator, 8(4), 321–344. https://doi.org/10.1080/1547688X.2012.726588
Meidl, C. (2018). Challenges to Recruiting Black Males Into Early Childhood Education. Urban Education, 54(4), 564–591. https://doi.org/10.1177/0042085918789745
Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., Altman, D. G. & The Prisma Group (2015). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Epidemiologiae e Serviços de Saúde, 24(2), 335–342. https://doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017
Motta, F., & Paula, C. D. (2019). Questões Raciais para Crianças: resistência e denúncia do não dito. Educação & Realidade, 44(2), 1–18. https://doi.org/10.1590/2175-623688365
National Institute for Health and Care Excellence (NICE). (2012). Methods for the development of NICE public health guidance (3th ed.). NICE.
Neitzel, J. (2018). Research to practice: Understanding the role of implicit bias in early childhood disciplinary practices. Journal of Early Childhood Teacher Education, 39(3), 232–242. https://doi.org/10.1080/10901027.2018.1463322
Neves, P. S. C. (2005). Luta anti-racista: entre reconhecimento e redistribuição. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 20, 81–96. https://doi.org/10.1590/S0102-69092005000300006
Park, C. C. (2010). Young Children Making Sense of Racial and Ethnic Differences: A Sociocultural Approach. American Educational Research Journal, 48(2), 387–420. https://doi.org/10.3102/0002831210382889
Patias, N. D., & Hohendorff, J. V. (2019). Critérios de qualidade para artigos de pesquisa qualitativa. Psicologia Em Estudo, 24, 1–14. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v24i0.43536
Perkins, D. M., & Mebert, C. J. (2005). Efficacy of Multicultural Education for Preschool Children: A Domain-Specific Approach. Journal of Cross-Cultural Psychology, 36(4), 497–512. https://doi.org/10.1177/0022022105275964
Rosen, R. (2015). Between Play and the Quotidian: Inscriptions of Monstrous Characters on the Racialised Bodies of Children. Race Ethnicity and Education, 20(2), 178–191. https://doi.org/10.1080/13613324.2015.1121218
Rudman, L. A. (2004). Sources of Implicit Attitudes. Current Directions in Psychological Science, 13(2), 79–82. https://doi.org/10.1111/j.0963-7214.2004.00279.x
Sales Jr, R. (2006). Democracia racial: o não-dito racista. Tempo Social, 18(2), 229–258. https://doi.org/10.1590/s0103-20702006000200012
Santiago, F. (2015). Gritos sem palavras: Resistência das crianças pequenininhas negras frente ao racismo. Educação em Revista, 31, 129–153. https://doi.org/10.1590/0102-4698132765
Santiago, F. (2020). “Não é nenê, ela é preta”. Educação Infantil e pensamento interseccional. Educação em Revista, 36, 1–25. https://doi.org/10.1590/0102-4698220090
Santiago, F., & Faria, A. L. G. (2021). Feminismo negro e pensamento interseccional: Contribuições para pesquisas das culturas infantis. Educação & Sociedade, 42, 1–18. https://doi.org/10.1590/ES.239933
Santos, S. A. R. J. (2020, June 21). Black Lives Matter? Um debate sobre igualdade racial em tempos de Covid-19. Observatório Socioeconômico da Covid-19. https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discuss%C3%A3o-06-Black-Lives-Matter-Igualdade-Racial-em-tempos-de-COVID19.pdf
Shaw, P. A., Messiou, K., & Voutsina, C. (2019). Illuminating young children’s perceived notions of inclusion in pedagogical activities. International Journal of Inclusive Education, 25(4), 1–30. https://doi.org/10.1080/13603116.2018.1563642
Silva, P. B. G. (2018). Educação das Relações Étnico-Raciais nas instituições escolares. Educar em Revista, 34(69), 123–150. https://doi.org/10.1590/0104-4060.58097
Souto-Manning, M., & Cheruvu, R. (2016). Challenging and Appropriating Discourses of Power: Listening to and Learning from Early Career Early Childhood Teachers of Color. Equity & Excellence in Education, 49(1), 9–26. https://doi.org/10.1080/10665684.2015.1121793
Souza, E. Q., & Dinis, N. F. (2018). Formação docente, relações étnicos-raciais e educação infantil. Laplage em Revista, 4, 38–54. https://doi.org/10.24115/S2446-622020184especial584p.38-54
Tembo, S. (2021). Black educators in (white) settings: Making racial identity visible in Early Childhood Education and Care in England, UK. Journal of Early Childhood Research. 19(1), 70–83. https://doi.org/10.1177/1476718X20948927
United Nations Children’s Fund (UNICEF). (2020, June 9). 40 milhões de crianças sem acesso a cuidado na primeira infância devido à Covid-19. https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/40-milhoes-de-criancas-sem-acesso-cuidado-na-primeira-infancia-devido-pandemia#:~:text=O%20acesso%20a%20cuidados%20na,os%20seis%20anos%20de%20vida
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). (2016). Global education monitoring report 2016: Education for people and planet – Creating sustainable futures for all. United Nations. https://doi.org/10.18356/9789210028677
Zimmerman, B. J., & Levy, G. D. (2000). Social cognitive predictors of prosocial behavior toward same and alternate race children among white pre-schoolers. Current Psychology, 19, 175–193. https://doi.org/10.1007/s12144-000-1014-8
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dalila Castelliano de Vasconcelos, Quézia Rafaela Medeiros Sousa, Ananda Clara de Almeida Pereira, Jefferson Andrade Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.