Ação do profissional de saúde fundamentado na teoria de Carl Rogers

Autores

Palavras-chave:

Prática Profissional, Psicologia Médica, Psicoterapia Centrada na Pessoa

Resumo

Objetivo

Analisar, por intermédio do diagrama V, a ação do profissional de saúde fundamentado na teoria de Rogers.

Método

Desenvolveu-se um processo analítico, conduzido sistematicamente, tomando por base a decomposição dos elementos do diagrama V e a teoria da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.

Resultados

A fim de facilitar a ação de profissionais da saúde, que desejam se utilizar da teoria de Rogers para nortear suas práticas, o uso do diagrama V de Gowin permitiu compreender que a ação do profissional de saúde deve ter como foco a pessoa e seus sentimentos e que a aceitação, liberdade de direcionamento e autonomia devem ser condutores desse processo.

Conclusão

Uma teoria comum no campo da saúde é a teoria da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers. No entanto, os conhecimentos atribuídos à constructos teóricos, por vezes, são compreendidos como complexos, e assim precisam ser refletidos e analisados. O V de Gowin mostrou-se como um instrumento consolidado a esse propósito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alves, H. L. C., Lima, G. de S., Albuquerque, G. A., Gomes, E. B., Cavalcante, E. G. R., & Viana, M. C. A. (2021). Uso das teorias de enfermagem nas teses brasileiras: estudo bibliométrico. Cogitare Enfermagem, 25, e71743. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.71743

Andrade, E. B. (2020). Filosofia, fenomenologia e existencialismo: Hegel por Merleau-Ponty. Lampião – Revista de Filosofia, 1(1), 165–181. https://www.seer.ufal.br/index.php/lampiao/article/view/11694

Brandão, M. G., Denadai, W., Primo, C. C., Lopes, R. O. P., & Peixoto, M. A. P. (2018). O diagrama V como ferramenta de integração analítica de conhecimentos teórico-conceituais e metodológicos na saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, 39, e2017-0015. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2018.2017-0015

Chamizo, J. A. (2011). Heuristic diagrams as a tool to teach history of science. Science & Education, 21(5), 745–762. https://doi.org/10.1007/s11191-011-9387-7

Cury, V. E. (1988). ACP: Encruzilhada de perspectivas. Boletim da Abordagem Centrada na Pessoa. (Edição Especial).

Dahnke, M. D., & Dreher, H. M. (2015). Philosophy of science for nursing practice: Concepts and application (2nd ed.). Springer Publishing Company.

Dammann, O. (2017). The etiological stance: Explaining illness occurrence. Perspectives in Biology and Medicine, 60(2),151–165. https://doi.org/10.1353/pbm.2017.0025

Demo, P. (2000). Metodologia do conhecimento científico (1st ed.). Atlas. Fawcett, J. (2005). Middle range nursing theories are necessary for the advancement of the discipline. Aquichan, 5(1), 32–43. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-59972005000100004

Freire, J. C. (1988). Retrospectiva crítica da obra de Carl Rogers: Da “terapia do relacionamento” a intuitividade dos “momentos de movimento”. Revista de Psicologia, 6(1), 53–79. https://repositorio.ufc.br/handle/ riufc/11008

Gowin, D. B. (1981). Educating. Cornell University Press. Gowin, D. B., & Alvarez, M. C. (2005). The Art Educating with V Diagrams. Cambridge University Press.

Ling, C. Y., Osman, S., Daud, M. F., & Hussin, W. N. H. (2019). Application of Vee Diagram as a Problem-Solving Strategy in Developing Students' Conceptual and Procedural Knowledge. International Journal of Innovative Technology and Exploring Engineering, 8(10), 2796–2800. https://doi.org/10.35940/ijitee. J9591.0881019

Martín, E. D. H. S., & Aymerich, M. I. (2018). Cómo indagar y modelizar con el diagrama V Gowin en primaria? Alambique: Didáctica de las Ciencias Experimentales, 92, 60–68. https://dialnet.unirioja.es/servlet/ articulo?codigo=6390255

McEwen, M., & Wills, E. M. (2016). Bases teóricas para a enfermagem: Os fundamentos à prática profissional (4th ed.). Artmed.

Moreira, M. A. (2005). Mapas conceituais e diagramas V. Editora do Autor.

Moreira, M. A. (2007). Diagramas V e aprendizagem significativa. Revista Chilena de Educación Científica, 6(2), 3–12.

Moreira, V. (2010). Revisitando as fases da abordagem centrada na pessoa. Estudos de Psicologia, 27(4), 537–544. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2010000400011

Polit, D. F., & Beck, C. T. (2011). Fundamentos de pesquisa em enfermagem: Avaliação de evidências para a prática da enfermagem (7th ed.). Artmed.

Ramalho Neto, J. M., Marques, D. K. A., Fernandes, M. das G. M., & Nóbrega, M. M. L. (2016). Análise de teorias de enfermagem de Meleis: Revisão integrativa. Revista Brasileira de Enfermagem, 69(1), 174–181. https:// doi.org/10.1590/0034-7167.2016690123i

Reed, P. G. (2019). Intermodernism a philosophical perspective for development of scientific nursing theory. Advances in Nursing Science, 42(1), 17–27. https://doi.org/10.1097/ans.0000000000000249

Rogers, C. R., & Rosenberg, R. (1976). A pessoa como centro. E.P.U. – EDUSP.

Rogers, C. R. (1983). Um jeito de ser. Ed. LTC.

Rogers, C. R. (1985). Tornar-se pessoa (6th ed.). Martins Fontes.

Rogers, C. R. (1992). Terapia centrada no cliente. Martins Fontes.

Roy, C. (2018). Key Issues in nursing theory: Developments, challenges, and future directions. Nursing Research, 67(2), 81–92. https://doi.org/10.1097/NNR.0000000000000266

Santos, G., & Resende, L. M. (2018). Diagrama V como ferramenta avaliativa nas lacunas de aprendizagem de empreendedorismo. Revista Tecnologias na Educação, 25(10), 1–12.

Walker, L. O., & Avant, K. C. (2019). Strategies for theory construction in nursing (6th ed.). Pearson Education.

Woodward, L. (2020). Carl Rogers. In B. J. Carducci, C. S. Nave, J. S. Mio, & R. E. Riggio (Eds.), The Wiley Encyclopedia of personality and individual differences: Models and theories (pp. 95–99). John Wiley & Sons Ltd.

Xavier, L. A., Segatto, B. R., & Ferracioli, L. (2020). Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológica. Cadernos de Educação Básica, 5(3), 1–21. https://doi.org/10.33025/ ceb.v5i3.3050

Downloads

Publicado

2025-01-10

Como Citar

Venturini, L., Beuter, M., Kinalski, S. da S., Backes, C., Benetti, E. R. R., & Bruinsma, J. L. (2025). Ação do profissional de saúde fundamentado na teoria de Carl Rogers. Estudos De Psicologia, 41. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/14959

Edição

Seção

PSICOLOGIA CLÍNICA E PSICOTERAPIAS