Desenvolvimento infantil

avaliação da linguagem receptiva e expressiva em pré-escolares

Autores

  • Denise Maria Zaratini Fernandes Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação https://orcid.org/0000-0003-3973-9032
  • Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação https://orcid.org/0000-0002-4203-0019

Palavras-chave:

Avaliação, Desenvolvimento da linguagem, Educação infantil

Resumo

Objetivo
Este estudo avaliou a linguagem receptiva e expressiva de 221 crianças em idade pré-escolar, entre 2 a 5 anos de idade, utilizando um instrumento de Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem.

Método
Pesquisa quantitativa com análise estatística realizada por meio de percentuais descritivos e testes não paramétricos Qui-quadrado e Exato de Fisher.
Resultados
Cento e quatro (47,06%) crianças apresentaram alterações, sendo 72 (32,58%) com grau leve, 18 (8,14%) moderado e 14 (6,33%) severo. Nas alterações de grau leve, houve predomínio de crianças na faixa etária de 3 a 4 anos (38,89%) e, nas de grau severo, de 4 a 5 anos (57,14%). As alterações ocorreram em maior número na área expressiva da linguagem com 98 casos (44,34%).
Conclusão
Os resultados obtidos sugerem que avaliações com instrumentos padronizados devem ser realizadas no ambiente escolar, possibilitando orientação aos pais e educadores, minimizando os impactos negativos para o desenvolvimento infantil e aprendizagem.

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Publicado

2024-11-08

Como Citar

Fernandes, D. M. Z., & Lima, M. C. M. P. (2024). Desenvolvimento infantil: avaliação da linguagem receptiva e expressiva em pré-escolares. Estudos De Psicologia, 41. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/14820

Edição

Seção

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL