A Psicologia e o psicólogo educacional em escolas privadas

uma aproximação a partir das representações sociais

Autores

Palavras-chave:

Educação, Educadores, Papel do psicólogo, Psicologia escolar

Resumo

Objetivo
Este estudo teve como objetivo descrever as representações sociais construídas pela comunidade educacional sobre a psicologia educacional e o psicólogo educacional no contexto escolar.
Método
Utilizamos uma metodologia qualitativa com abordagem hermenêutica, com a participação de 34 pessoas (reitores, professores, psicólogos, estudantes e pais) de oito escolas privadas na cidade de Ibagué, Colômbia. Os dados foram coletados por meio de grupos focais e entrevistas semiestruturadas.
Resultados
A técnica de redes temáticas para a análise dos dados foi utilizada, resultando em três temas globais que ilustram as principais representações sociais. Os resultados indicam que a diferenciação entre a psicologia clínica e a orientação escolar são referências para identificar a psicologia educacional como disciplina aplicada e o papel do psicólogo educacional na escola.
Conclusão
Argumentamos que as representações e práticas relacionadas a papéis tradicionais estão sendo transformados em práticas institucionais e contextuais.

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Publicado

2024-11-08

Como Citar

Villegas, M. C., & Rodriguez-Cardenas, D. E. (2024). A Psicologia e o psicólogo educacional em escolas privadas: uma aproximação a partir das representações sociais. Estudos De Psicologia, 41. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/14819

Edição

Seção

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL