Desenvolvimento infantil e adaptação

relações entre proposições junguianas e o conceito de funcionamento adaptativo

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento humano, Teoria junguiana, Adaptação psicológica, Psicometria

Resumo

Objetivo
É proposta uma revisão teórica que visa compreender a noção de adaptação a partir da abordagem psicodinâmica da Psicologia Analítica, associada ao construto psicológico de funcionamento adaptativo, este último passível de mensuração mediante domínios “conceituais, sociais e práticos”.
Método
Revisão integrativa de literatura.
Resultados
Domínios do funcionamento adaptativo podem vir a ser interpretados analiticamente em termos de desenvolvimento da personalidade, agenciamento do eu, adaptação às condições externas e internas, habilidades conscientes e aspectos inconscientes inferidos a partir do contexto clínico.
Conclusão
A construção teórica proposta se antevê de utilidade para a clínica e para pesquisas mistas, integrando resultados de instrumentos de testagem psicológica baseados nos domínios do funcionamento adaptativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Achenbach, T. M., & Rescorla, L. A. (2001). Manual for the ASEBA school-age forms & profiles. University of Vermont – Research Center for Children, Youth, & Families.

American Psychiatric Association. (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – DSM-V (5th ed.). Artmed.

Astor, J. (1998). Fordham’s Developments of Jung in the context of infancy and childhood: Contemporary jungian analysis. Routledge.

Barkley, R. A. (2020). TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Autêntica.

Ben-David, V., & Jonson-Reid, M. (2017). Resilience among adult survivors of childhood neglect: A missing piece in the resilience literature. Children and Youth Services Review, 78(C), 93–103. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2017.05.014

Borges, J. L., & Dell’Aglio, D. D. (2020). Esquemas iniciais desadaptativos como mediadores entre os maus tratos na infância e a violência no namoro na adolescência. Ciência & Saúde Coletiva, 25(8), 3119–3130. https://doi.org/10.1590/1413-81232020258.24992018

Cabas-Hoyos, K., González-Bracamonte, Y., & Hoyos-Regino, P. (2017). Teorías de la inteligencia y su aplicación en las organizaciones en el siglo XXI: Una revisión. Clío América, 11(22), 254–270. https://doi.org/10.21676/23897848.2445

Campos, C. R., Zaia, P., & Primi, R. (2019). Avaliação psicológica da inteligência. In M. N. Baptista, M. Muniz, C. T. Reppold, C. H. S. S. Nunes, L. F. Carvalho, R. Primi, A. P. P. Noronha, A. G. Seabra, S. M. Wechsler, C. S. Hutz & L. Pasquali (Eds.), Compêndio de avaliação psicológica. Vozes.

Cicchetti, D., Rosen, A. L., Handley, E. D., & Rogosch, F. A. (2018). The impact of patterns of trauma exposure among low income children with and without histories of child maltreatment. Child Abuse & Neglect, 80, 301–311. https://doi.org/10.1016/j.chiabu.2018.04.005

Comodo, C., & Dias, T. (2017). Habilidades sociais e competência social: analisando conceitos ao longo das obras de Del Prette e Del Prette. Interação em Psicologia, 21(2), 97–106. https://doi.org/10.5380/psi.v21i2.50314

Dias, T. P., Prette, Z. A. P. D., & Prette, A. D. (2017). Desempenho social de pré-escolares em situações estruturadas: estimativas de mães e professoras. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 33, e3335. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3335

Feldman, B. (2018). A vida estética e spiritual da criança através de uma visão junguiana do desenvolvimento infantil. In A. Punnett (Ed.), Análise junguiana de crianças (pp. 87–113). Paulus.

Fillus, M. A. (2013). O desenvolvimento do ego infantil expresso nas imagens oníricas de crianças [Dissertação de mestrado não-publicada]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15309

Fonagy, P. (2018). Attachment theory and psychoanalysis. Routledge.

Fordham, M. (1970) Children as individuals. G. P. Putnam’s Sons.

Fordham, M. (1976). The self and autism. Willian Heinemann Medical Books.

Fordham, M. (2002). Explorations into the self (2nd ed.). Karnac.

Hildebrand, N. A., Celeri, E. H. R. V., Morcillo, A. M., & Zanolli, M. D. L. (2019). Resiliência e problemas de saúde mental em crianças e adolescentes vítimas de violência. Revista de Saúde Pública, 53(17), 53–17. https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2019053000391

Jacoby, M. (2019). Psicoterapia junguiana e a pesquisa contemporânea com crianças. Paulus.

Jaffee, S. R. (2017). Child maltreatment and risk for psychopathology in childhood and adulthood. Annual Review of Clinical Psychology, 13, 525–551. https://doi.org/10.1146/annurev-clinpsy-032816-045005

Jung, C. G. (2012). Adaptação, individuação e coletividade. In C. G. Jung. Obra Completa de C.G: Vol. 18/2. A vida simbólica (pp. 23-28). Vozes. (Originalmente publicado em 1916)

Jung, C. G. (2013a). Obra Completa de C.G. Jung: Vol. 6. Tipos psicológicos. Vozes. (Originalmente publicado em 1920)

Jung, C. G. (2013b). Obra Completa de C.G: Vol. 9/2. Aion: estudo sobre o simbolismo do si-mesmo. Vozes. (Originalmente publicado em 1950)

Jung, C. G. (2013c). Obra Completa de C.G. Jung: Vol. 8/1. A energia psíquica. Vozes. (Originalmente publicado em 1928)

Jung, C. G. (2013d). A função transcendente. In: C. G. Jung. Obra Completa de C.G: Vol. 8/2. A natureza da psique (pp. 13-38). Vozes. (Originalmente publicado em 1958)

Jung, C. G. (2013e). A importância do pai no destino do indivíduo. In C. G. Jung. Obra Completa de C.G: Vol. 4. Freud e a psicanálise (pp. 299-318). Vozes. (Originalmente publicado em 1909)

Jung, C. G. (2013f). O si-mesmo. In: C. G. Jung. Obra Completa de C.G: Vol. 9/2. Aion: estudo sobre o simbolismo do si-mesmo (pp. 36-50). Vozes. (Originalmente publicado em 1948)

Jung, C. G. (2014). O arquétipo com referência especial ao conceito de anima. In C. G. Jung. Obra Completa de C.G. Jung: Vol. 9/1. Os arquétipos e o inconsciente coletivo (pp. 63-81). Vozes (Originalmente publicado em 1936)

Knox, J. (1999). The relevance of attachment theory to a contemporary Jungian view of the internal world: Internal working models, implicit memory and internal objects. Journal of Analytical Psychology, 44, 511–530. https://doi.org/10.1111/1465-5922.00117

Knox, J. (2003). Archetype, attachment, analysis. Routledge.

Knox, J. (2004). From archetypes to reflective function. Journal of Analytical Psychology, 49(1), 1–19. https://doi.org/10.1111/j.0021-8774.2004.0437.x

Knox, J. (2011). Self-agency in psychotherapy. W.W. Norton & Company.

Leahy, M. M. (2023). Jung e os pós-junguianos na teoria da análise infantil junguiana. In A. Punnett (Ed.), Análise junguiana de crianças (pp. 29–55). Paulus.

Lipp, M. (2020). Stress em crianças e adolescentes. Papirus.

Meltzoff, A. N., & Marshall, P. J. (2020). Importance of body representations in social-cognitive development: New insights from infant brain Science. In S. Hunnius & M. Meyer (Eds.), New perspectives on early social-cognitive development (pp. 25–48). Elsevier.

Oliveira, H. M., Albuquerque, P. B., & Saraiva, M. (2018). O Estudo das falsas memórias: reflexão histórica. Temas em Psicologia, 26(4), 1763–1773. https://doi.org/10.9788/TP2018.4-03Pt

Prette, Z. A. P. D., & Prette, A. D. (2017). Competência social e habilidades sociais: manual teórico-prático. Vozes.

Sapienza, G., & Bandeira, L. (2018). Funcionamento adaptativo, problemas de comportamento e queixas escolares: Percepção de professores. Revista Diálogo Educacional, 18(58), 974–991. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.AO05

Stern, D. N. (2018). The interpersonal world of the infant. Routledge.

Teixeira, D. N., Silva, S. R., & Henriques, M. R. (2018). Crianças em acolhimento residencial: conteúdo temático das suas narrativas de vida. Análise Psicológica, 36(1), 1–14. https://doi.org/10.14417/ap.1245

Downloads

Publicado

2024-11-08

Como Citar

Fillus, M. A., & Wahba, L. L. (2024). Desenvolvimento infantil e adaptação: relações entre proposições junguianas e o conceito de funcionamento adaptativo. Estudos De Psicologia, 41. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/14814

Edição

Seção

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA