Estudo comparativo de adolescentes com o Rorschach
escolas públicas e particulares
Palavras-chave:
Adolescente, Sistema compreensivo, Educação, Personalidade, Teste de RorschachResumo
Objetivo
O estudo apresenta um comparativo dos resultados do Rorschach – Sistema Compreensivo – entre estudantes de escolas públicas e privadas.
Método
Participaram da pesquisa 118 adolescentes da cidade de São Paulo, 49 de escolas públicas e 69 de escolas particulares, com idade entre 13-17 anos. Os efeitos da escola foram avaliados por modelos lineares mistos controlados por sexo, anos de estudo (fatores fixos) e aplicador (fator aleatório).
Resultados
As escolas particulares apresentaram maiores valores de R (p = 0,015, d = 0,47) e Complexidade (p = 0,007, d = 0,53). Quando Complexidade também foi inserida no modelo como fator fixo, a única variável que restou significativa foi Xu% (p = 0,008, d = -0,52), menor em escolas particulares.
Conclusão
Conclui-se que o pequeno número de diferenças indica pouca interferência da origem escolar nos resultados do Rorschach para esta faixa etária. Mesmo se tratando de um instrumento para avaliação de personalidade, foi possível sinalizar algumas informações relativas às experiências pessoais de cada grupo.
Downloads
Referências
Ales, F., Giromini, L., & Zennaro, A. (2020). Complexity and Cognitive Engagement in the Rorschach Task: An Eye-Tracking Study. Journal of Personality Assessment, 102(4), 538-550. https://doi.org/10.1080/00223891.2019.1575227
Balottin, L., Mannarini, S., Candeloro, D., Mita, A., Chiappedi, M., & Balottin, U. (2018). Rorschach evaluation of personality and emotional characteristics in adolescents with migraine versus epilepsy and controls. Frontiers in Neurology, 9, 160. https://doi.org/10.3389/fneur.2018.00160
Casassus, J. (2007). A escola e a desigualdade. Unesco.
Cury-Jacquemin, R., Guimarães, N. M., & Pasian, S. R. (2012). O psicodiagnóstico de Rorschach em adolescentes de diferentes origens escolares. In: D. M. Amparo, E. R. K. Okino, F. L. Osório, C. L. C. Hisatugo, & M. Tavares (Eds.), Métodos projetivos e avaliação psicológica: atualizações, avanços e perspectivas. ASBRO.
Exner, J. E. (2003). The Rorschach: a comprehensive system (4th ed.). John Wiley & Sons.
Exner, J. E., & Weiner, I. B. (1995). The Rorschach: a comprehensive system. John Wiley & Sons.
Fontanive, N., Klein, R., Rodrigues, S. S., & Moraes, A. N. (2021). O que o PISA para Escolas revela sobre uma Rede de Ensino no Brasil? A experiência da Fundação Cesgranrio em 2019. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 29(110), 6-34. https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002900001
Hosseininasab, A., Meyer, G. J., Viglione, D. J., Mihura, J. L., Berant, E., Resende, A. C., Reese, J., & Mohammadi, M. R. (2019). The effect of CS administration or an r-optimized alternative on R-PAS variables: A meta-analysis of findings from six studies. Journal of Personality Assessment, 101(2), 199-212. https://
doi.org/10.1080/00223891.2017.1393430
Jardim-Maran, M. L. C., Pasian, S. R., & Okino, E. T. K. (2015). Padrões Normativos do Rorschach (Escola de Paris) em Adolescentes do Brasil. Paideia, 25(62), 333-342. https://doi.org/10.1590/1982-43272562201507
Joubert, D., & Webster, L. (2017). Aggressive drive derivatives in the rorschachs of maltreated children and adolescents: Latent structure and clinical correlates. Journal of Personality Assessment, 99(6), 626-636. https://doi.org/10.1080/00223891.2016.1259168
McHale, J. P., Talbot, J. A., & Reisler, S. (2020). Recalled Coparenting Conflict, Paralysis of Initiative, and Sensitivity to Conflict during Late Adolescence. Journal of Women’s Health and Development, 3(2), 114-124.
Meyer, G. J, Viglione, D. J., Mihura, J. L., Erard, R. E., & Erdberg, R. (2017). Rorschach sistema de avaliação por desempenho manual de aplicação codificação e interpretação e manual técnico (D. R. Silva & F. K. Miguel, Trans.). Hogrefe. (Original work published in 2011)
Meyer, G. J., Erdberg, P., & Shaffer, T. W. (2007). Toward international normative reference data for the comprehensive system. Journal of Personality Assessment, 89(1), S201-S216. https://doi.org/10.1080/00223890701629342
Nascimento, R. S. G. F. (2010). Sistema Compreensivo do Rorschach: teoria, pesquisa e normas para a população brasileira. Casa do Psicólogo.
Nascimento, R. S. G. F. (2015). Rorschach: normas para adolescentes em diferentes etapas da vida. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 31(4), 481-490.
Nascimento, R. S. G. F., Resende, A. C., & Ribeiro, R. K. S. M. (2017). Crianças, adolescentes e o método de Rorschach. Pearson.
Pianowski, G., Meyer, G. J., Villemor-Amaral, A. E., Zuanazzi, A. C., & Nascimento, R. (2021). Does the Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) Differ from the Comprehensive System (CS) on Variables Relevant to Interpretation? Journal of Personality Assessment, 103(1), 132-147. https://doi.org/10.1080/00223891.2019.1677678
Resende, A. C., Viglione, D. J., Martins L. D., & Yazigi, L. (2019). Criterion Validity of the Rorschach Developmental Index With Children. Journal of Personality Assessment, 101(2), 191-198. https://doi.org/10.1080/00223891.2017.1368021
Ribeiro, R. K. S. M., Semer, N., & Yazigi, L. (2011). Rorschach CS norms in Brazilian children from public and private schools. Psicologia Reflexão e Crítica, 24(4), 671-684. https://doi.org/10.1590/S0102-79722011000400007
Schneider, A., Bandeira, D. R., & Meyer, G. J. (2020). Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) interrater reliability in a Brazilian adolescent sample and comparisons with three other studies. Assessment, 29(5), 859-871. https://doi.org/10.1177/1073191120973075
Viglione, D. J., Perry, W., & Meyer, G. (2003). Refinements in the Rorschach Ego Impairment Index incorporating the human representational variable. Journal of Personality Assessment, 81(2), 149-156. https://doi.org/10.1207/S15327752JPA8102_06
Vitolo, E., Giromini, L., Viglione, D. J., Cauda, F., & Zennaro, A. (2020). Complexity and Cognitive Engagement in the Rorschach Task: An fMRI Study. Journal of Personality Assessment, 103(5), 634-644.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.