Leitura compartilhada

interação entre pais e filhos em situação natural

Autores

Palavras-chave:

Linguagem infantil, Relações pais-filho, Leitura

Resumo

Objetivo
O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar como os pais realizam a leitura compartilhada com seus filhos, naturalmente, sem instruções específicas. Adicionalmente, foi avaliado o efeito.

Método
Participaram quatro famílias com crianças entre quatro e cinco anos sem diagnóstico de qualquer transtorno. Foram analisadas filmagens que os pais realizaram em suas casas de um momento de leitura compartilhada e para análise da intervenção foi mensurado o número de utilização das estratégias de estímulo da linguagem pelos pais e medidas de linguagem das crianças.
Resultados
A descrição da situação natural gerou quatro categorias de análise: organização do espaço físico, contato com o livro, forma como a história é contada e relação afetiva entre pais e filhos. Após a intervenção breve foram encontradas melhorias em todas as variáveis medidas quando comparadas aos dados pré-intervenção.
Conclusão
Discute-se a importância de orientar as famílias a utilizarem mais estratégias de estímulo de linguagem no contexto de leitura compartilhada, para enriquecer as oportunidades de fala da criança.

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Publicado

2024-04-23

Como Citar

Balog, L. G. C., Benitez, P., Costa, A. R. A. da, & Domeniconi, C. (2024). Leitura compartilhada: interação entre pais e filhos em situação natural. Estudos De Psicologia, 41. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12486

Edição

Seção

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL