Recursos didáticos existentes nas escolas estaduais do município de São Paulo
Palavras-chave:
Materiais didáticos, mídia educativa, tecnologia educacionalResumo
Levantou e analisou os tipos de materiais didáticos encontrados nas escolas estaduais, a fim de verificar a presença de instrumentos que facilitem a aprendizagem. As unidades amostrais foram 42 escolas da Rede Estadual sorteadas ao acaso. Todas receberam envelopes contendo um questionário sobre meios de ensino disponíveis e usados nas mesmas, carta de apresentação e envelope já selado para a resposta. Após análise quantitativa e qualitativa dos dados encontraram-se a biblioteca como recurso mais presente e o jornal e o microcomputador como os mais ausentes. Constatou-se também que no 1º Grau a biblioteca é o material mais utilizado e no2°Grau o videocassete ocupa esta posição. Novamente o microcomputadore o jornal são os menos utilizados. Concluiu-se haver uma correlação entre os recursos existentes e os utilizados nos dois graus de ensino.
Downloads
Referências
ALLEN, W.H. (1971) lnstructional Media Research, Pre sentand Future. Audio VisualCommunication Review, 19(1): 5-19.
BLOOM, B.S. et alii (1972) Taxionomia de objetivos educacionais: domínio afetivo. Porto Alegre, Globo.
DEMARTINI, P.P. (1993) Recursos didáticos - subsídios para sua utilização na escola. Tecnologia Educacional - v.22 (110/111): 50-52 JanJAbr.
FUSARI, M.F. de R. e F. in Kunsch (Org.) (1986) Um espaço para o vídeo na formação de professores. Comunicação e Educação - Caminhos Cruzados. São Paulo, Loyola, AEC. nº 11.
JANISON, D.; SUPPER, P. & WELLS, S. (1974) The Effectiveness of Alternative lnstructional Media: A Survey. Review of Educational Research,44(1): 1-67.
KLAUSMEIER, H.J.(1977) Manual de psicologia educa cional aprendizagem e capacidades humanas. São Paulo, Harper & Row do Brasil.
LUMSDAINE, A.A. (1963) lnstruments and Media of Instruction. ln N.L. Gage, ed. Handbook of Research on Teaching. Chicago, Rand McNally.
MEGDA, S.I.D. (1975) Efeitos da aplicação de vales na aprendizagem de História do Brasil: um estudo com adolescentes marginalizados. Dissertação de Mes tradoapresentada aoInstituto dePsicologia daUniver sidade de São Paulo.
SCHRAMM, W. Educação pela TV. Rio de Janeiro, Bloch
TWYFORD, L.C. (1969) Educational Communication Media in Robert L. Ebel (ed) Encyclopedia ofEduca tional Research. New York: Macmillan. pp. 367-379.
WHITAKER, G.P. (1975) Ciência, ensino e aprendizagem. São Paulo, Alfa-Ômega.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1995 Cláudia Maria de Lima, Giane Antonia Vales Scopinhi , Melanie Lerner Grinkraut
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.