Recursos didáticos existentes nas escolas estaduais do município de São Paulo

Autores

Palavras-chave:

Materiais didáticos, mídia educativa, tecnologia educacional

Resumo

Levantou e analisou os tipos de materiais didáticos encontrados nas escolas estaduais, a fim de verificar a presença de instrumentos que facilitem a aprendizagem. As unidades amostrais foram 42 escolas da Rede Estadual sorteadas ao acaso. Todas receberam envelopes contendo um questionário sobre meios de ensino disponíveis e usados nas mesmas, carta de apresentação e envelope já selado para a resposta. Após análise quantitativa e qualitativa dos dados encontraram-se a biblioteca como recurso mais presente e o jornal e o microcomputador como os mais ausentes. Constatou-se também que no 1º Grau a biblioteca é o material mais utilizado e no2°Grau o videocassete ocupa esta posição. Novamente o microcomputadore o jornal são os menos utilizados. Concluiu-se haver uma correlação entre os recursos existentes e os utilizados nos dois graus de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLEN, W.H. (1971) lnstructional Media Research, Pre­ sentand Future. Audio VisualCommunication Review, 19(1): 5-19.

BLOOM, B.S. et alii (1972) Taxionomia de objetivos educacionais: domínio afetivo. Porto Alegre, Globo.

DEMARTINI, P.P. (1993) Recursos didáticos - subsídios para sua utilização na escola. Tecnologia Educacional - v.22 (110/111): 50-52 JanJAbr.

FUSARI, M.F. de R. e F. in Kunsch (Org.) (1986) Um espaço para o vídeo na formação de professores. Comunicação e Educação - Caminhos Cruzados. São Paulo, Loyola, AEC. nº 11.

JANISON, D.; SUPPER, P. & WELLS, S. (1974) The Effectiveness of Alternative lnstructional Media: A Survey. Review of Educational Research,44(1): 1-67.

KLAUSMEIER, H.J.(1977) Manual de psicologia educa­ cional aprendizagem e capacidades humanas. São Paulo, Harper & Row do Brasil.

LUMSDAINE, A.A. (1963) lnstruments and Media of Instruction. ln N.L. Gage, ed. Handbook of Research on Teaching. Chicago, Rand McNally.

MEGDA, S.I.D. (1975) Efeitos da aplicação de vales na aprendizagem de História do Brasil: um estudo com adolescentes marginalizados. Dissertação de Mes­ tradoapresentada aoInstituto dePsicologia daUniver­ sidade de São Paulo.

SCHRAMM, W. Educação pela TV. Rio de Janeiro, Bloch

TWYFORD, L.C. (1969) Educational Communication Media in Robert L. Ebel (ed) Encyclopedia ofEduca­ tional Research. New York: Macmillan. pp. 367-379.

WHITAKER, G.P. (1975) Ciência, ensino e aprendizagem. São Paulo, Alfa-Ômega.

Downloads

Publicado

1995-12-31

Como Citar

Lima, C. M. de, Scopinhi , G. A. V., & Grinkraut, M. L. (1995). Recursos didáticos existentes nas escolas estaduais do município de São Paulo. Estudos De Psicologia, 12(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12336