Um estudo exploratório sobre os motivos e os significados associados à prática da pesquisa em estudantes universitários

Autores

Palavras-chave:

Alunos, Pesquisadores, Pesquisa em Psicologia

Resumo

Este estudo foi realizado com o objetivo de obter informações exploratórias com alunos-pesquisa­ dores, sobre algumas variáveis relevantes para a formação científica de universitários. Foram identificados 43 estudantes do Curso de Psicologia, PUCCAMP, da 1ª à 4ª séries, que estavam realizando pesquisa na época da coleta de dados, os quais responderam a um questionário sobre esta atividade. A análise dos resultados indica que os alunos-pesquisadores consideram que fazer pesquisa é uma atividade que busca conhecer a realidade e produzir conhecimento, é "muito" importante, interessante, desafiadora e gratificante, mas também é "muito" difícil e trabalhosa e "um pouco" chata e cansativa. Os fatores principais apontados como motivadores para a realização de pesquisas são as contribuições desta prática para a vida acadêmica e para a formação profis­ sional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHRACH, A. J. (1972) Introdução à Pesquisa Psicológica. São Paulo, Herder. (Tradução de Geraldína Porto Witter do original em inglês de 1965)

CAMPOS, M. A. P. (1970) A Atitude Mental do Pesquisador. ln lrany Novah Moraes e Alípio Corrêa Neto. Metoditação da Pesquisa Cien­tífica. São Paulo, Edigraf.

CARVALHO, A.P. (1983) A educação superior brasileira cm nova perspectiva: O papel da uni­versidade no desenvolvimento científico e tec­nológico. Estudos e Debates, 8: 21-37.

CUNHA, M 1. ( 1989) O Bom Professor e sua Prática. Campinas, Papirus.

DEMO, P. ( 1987) lntrodução à Metodologia. São Paulo, Atlas.

GIL. A.C. ( 1987) Como Elaborar Projetos de Pes­quisa. São Paulo, Atlas.

KERLINGER. F.N ( 1980) Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais: Um tratamento conceitual. São Paulo, EPU/EDUSP. (Tradução de Helena Mendes Rotundo do original em inglês de 1979).

KYVIK, S. ( 1990). Age and scientific productivity: Differences between fields of learning. Higher Education, 19 (1): 37-55.

LUNA. S.V ( 1989) O falso conflito entre tendências metodológicas. ln lvani Fazenda (Org.) Meto­dologia da Pesquisa Educacional. São Paulo, Cortez.

__________. (1992) Pesquisa. docência e produção. ln Arlette D' Antola (Org.) A Prática Docente na Universidade. São Paulo, EPU.

MARQUES. E.A.. FORMIGAL, L.C.D., FRANCO, M.A.G. e CARNEIRO, S.M.S. (1989) Ensino e pesquisa na universidade: Questão de Lei ou de visão de mundo? Caderno de Pesquisa, 69: S-16.

MORAES. 1.N. ( 1986). Perfil da Universidade. São Paulo. Pioneira.

SHORE, B.M., PINKER, S. & BATES, M. (1990) Research as a model for university teaching. Higher Education, 19 (1): 21-35.

WOOD, F. ( 1990) Factors influencing research per­fonnance of university academic satff. Higher Education, 19 (1): 81-100.

Downloads

Publicado

1995-04-30

Como Citar

Bariani, I. C. D. (1995). Um estudo exploratório sobre os motivos e os significados associados à prática da pesquisa em estudantes universitários. Estudos De Psicologia, 12(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12320