Empatia afetiva e cognitiva entre estudantes universitários da saúde, exatas e humanas

um estudo transversal

Autores

Palavras-chave:

Estudos transversais, Empatia, Habilidades sociais, Estudantes de medicina

Resumo

Objetivo
Comparar os níveis de empatia afetiva e cognitiva entre estudantes universitárias das áreas da saúde, exatas e humanas foi o objetivo desse estudo.

Método
Trata-se de um estudo transversal realizado de forma on-line com a participação de 519 estudantes das humanas, saúde e exatas. Os dados foram coletados através de um questionário sociodemográfico e a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal.
Resultados
Os estudantes eram predominantemente do sexo feminino (74,4%). Diferença estatisticamente significativa foram identificadas na comparação da empatia total e dos domínios afetivo e cognitivo. Os estudantes da saúde apresentam maiores níveis de empatia total e empatia afetiva. Enquanto o domínio cognitivo é apresentado em maiores níveis pelos estudantes das exatas comparado aos da saúde e humanas.
Conclusão
Conclui-se que os estudantes de saúde apresentam maiores níveis da empatia e do domínio afetivo, enquanto os estudantes das exatas apresentam maiores níveis da empatia cognitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Afroogh, S., Esmalian, A., Donaldson, J., & Mostafavi, A. (2021). Empathic Design in Engineering Education and Practice: An Approach for Achieving Inclusive and Effective Community Resilience. Sustainability, 13(7), 1-19. https://doi.org/10.3390/su13074060

Bolsoni-Silva, A. T., Leme, V. B. R., Lima, A. M. A., Costa-Júnior, F. M., & Correia, M. R. G. (2009). Avaliação de um treinamento de habilidades sociais (THS) com universitários e recém-formados. Interação em Psicologia, 13(2), 241-252. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v13i2.13597

Brazeau, C. M., Schroeder, R., Rovi, S., & Boyd, L. (2010). Relationships between medical student burnout, empathy, and professionalism climate. Academic Medicine, 85(10), 33-36. https://doi.org/10.1097/ACM.0b013e3181ed4c47

Brunero, S., Lamont, S., & Coates, M. (2010). A review of empathy education in nursing. Nursing Inquiry, 17(1), 65-74. https://doi.org/10.1111/j.1440-1800.2009.00482.x

Cañas-Lerma, A. J., Cuartero-Castañer, M. E., Mascialino, G., & Hidalgo-Andrade, P. (2021). Empathy and COVID-19: study in professionals and students of the social health field in Ecuador. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(1), 1-9. https://doi.org/10.3390/ijerph18010338

Cardoso, B. L. A., Lima Guerra, L. L., & Sousa, J. M. (2020). Efeitos de uma disciplina de relações interpessoais no repertório social de estudantes de exatas. Psico, 51(3),1-13. https://doi.org/10.15448/1980- 8623.2020.3.34055

Carmo, E. D., Mendonça, S. M. H., Gonnelli, F. A. S., & Almeida, D. M. (2020). Promoção do Desenvolvimento de Empatia e Humanização na Formação Superior em Saúde: revisão da literatura. Atas de Ciências da Saúde, 9(3), 3-11.

Carneiro, R. S., Pires, P. P., Reis, T. P., Santos, A. P., & Andrade, O. F. (2017). Um estudo comparativo da empatia entre estudantes universitários. Polêm!ca, 17(1), 73-81. https://doi.org/10.12957/polemica.2017.28299

Cheetham, M., Pedroni, A., Antley, A., Slater, M., & Jäncke, L. (2009). Virtual milgram: empathic concern or personal distress? Evidence from functional MRI and dispositional measures. Frontiers in Human Neuroscience, 3, 29.1-13. https://doi.org/10.3389/neuro.09.029.2009

Chen, D., Lew, R., Hershman, W., & Orlander, J. (2007). A cross-sectional measurement of medical student empathy. Journal of General Internal Medicine, 22(10), 1434-1438. https://doi.org/10.1007/s11606- 007-0298-x

Davis, M. H. (1980). A multidimensional approach to individual differences in empathy. JSAS Catalog of Selected Documents in Psychology, 10, 1-85.

Davis, M. H. (1983). Medindo as diferenças individuais em empatia: Evidência para uma abordagem multidimensional. Jornal de Personalidade e Psicologia Social, 44(1), 113-126. https://doi. org/10.1037/0022-3514.44.1.113

Decety, J. (2010). The neurodevelopment of empathy in humans. Developmental Neuroscience, 32(4), 257-267. https://doi.org/10.1159/000317771

Eisenberg, N., & Strayer, J. (1990). Empathy and its development. Cambridge University Press.

Everhart, R., Elliott, K., Pelco, L. E., Westin, D., Briones, R., & Peron, E. (2016). Empathy activators: Teaching tools for enhancing empathy development in service-learning classes. Virginia Commonwealth University, University of Richmond.

Falcone, E. M. O. (2000). Habilidades sociais: para além da assertividade. In R. C. Wielenska (Ed.), Sobre comportamento e cognição: questionando e ampliando a teoria e as intervenções clínicas em outros contextos (pp. 211-221). ESETec.

Falcone, E. M. O., Ferreira, M. C., Luz, R. C. M., Fernandes, C. S., Assis Faria, C., D’Augustin, J. F., Sardinha, A., & Pinho, V. D. (2008). Inventário de Empatia (IE): desenvolvimento e validação de uma medida brasileira. Interamerican Journal of Psychological Assessment, 7(3), 321-334.

Ferri, P., Rovesti, S., Bonetti, L., Stifani, S., Panzera, N., & Di Lorenzo, R. (2019). Evaluation of empathy among undergraduate nursing students: a three-year longitudinal study: Evaluation of empathy among nursing students. Acta Biomedica Atenei Parmensis, 90(11-S), 98-107. https://doi.org/10.23750/abm. v90i11-S.8874

Haramati, A., Cotton, S., Padmore, J. S., Wald, H. S., & Weissinger, P. A. (2017). Strategies to promote resilience, empathy and well-being in the health professions: Insights from the 2015 CENTILE Conference. Medical Teacher, 39(2), 118-119. https://doi.org/10.1080/0142159X.2017.1279278

Hatfield, E., Rapson, R. L., & Le, Y. C. L. (2009). Emotional contagion and empathy. In J. Decety & W. Ickes (Eds.), The social neuroscience of empathy (pp. 19-30). Boston Review. https://doi.org/10.7551/mitpress/9780262012973.003.0003

Hess, J. L., & Fila, N. D. (2016). The development and growth of empathy among engineering students. American Society for Engineering Education, 106(4), 534-565. https://doi.org/10.18260/p.26120

Ickes, W. (2011). Empathic accuracy: Its links to clinical, cognitive, developmental, social, and physiological psychology. In J. Decety & W. Ickes (Eds.), The social neuroscience of empathy (pp. 57-70). Boston Review.

Israelashvili, J., Sauter, D. A., & Fischer, A. H. (2020). Different faces of empathy: Feelings of similarity disrupt recognition of negative emotions. Journal of Experimental Social Psychology, 87, 1-14. https://doiorg/10.1016/j.jesp.2019.103912

Koller, S. H., & Camino, C. (2001). Adaptação e validação interna de duas escalas de empatia para uso no Brasil. Estudos de Psicologia (Campinas), 18, 43-53. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2001000300004

Lamothe, M., Boujut, E., Zenasni, F., & Sultan, S. (2014). To be or not to be empathic: the combined role of empathic concern and perspective taking in understanding burnout in general practice. BMC Family Practice, 15(1), 1-7. https://doi.org/10.1186/1471-2296-15-15

Marcovitch, J. (2002). Os desafios da área de Humanidades no Brasil e no mundo. Estudos Avançados, 16(46), 223-243. https://doi.org/10.1590/S0103-40142002000300017

Maximiano-Barreto, M. A., Fabrício, D. D. M., Luchesi, B. M., & Chagas, M. H. (2020). Factors associated with levels of empathy among students and professionals in the health field: a systematic review. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, 42(2), 207-215. https://doi.org/10.1590/2237-6089-2019-0035

Moudatsou, M., Stavropoulou, A., Philalithis, A., & Koukouli, S. (2020). The role of empathy in health and social care professionals. Healthcare, 8(1), 1-26. https://doi.org/10.3390/healthcare8010026

Myyry, L., & Helkama, K. (2001). University students’ value priorities and emotional empathy. Educational Psychology, 21(1), 25-40. https://doi.org/10.1080/01443410123128

Nazar, T. C. G., Tartari, M. Q., Vanazi, A. C. G., & Belusso, A. (2020). Habilidades sociais e desempenho acadêmico: um estudo comparativo entre os cursos da área de saúde e humanas e cursos de ciências exatas e sociais aplicadas. Aletheia, 53(2), 7-21. http://dx.doi.org/10.29327/226091.53.2-1

Neumann, M., Edelhäuser, F., Tauschel, D., Fischer, M. R., Wirtz, M., Woopen, C., & Scheffer, C. (2011). Empathy decline and its reasons: a systematic review of studies with medical students and residents. Academic Medicine, 86(8), 996-1009. https://doi.org/10.1097/ACM.0b013e318221e615

Ozcan, C. T., Oflaz, F., & Bakir, B. (2012). The effect of a structured empathy course on the students of a medical and a nursing school. International Nursing Review, 59(4), 532-538. https://doi.org/10.1111/j.1466- 7657.2012.01019.x

Rasoal, C., Danielsson, H., & Jungert, T. (2012). Empatia entre alunos de programas de engenharia. European Journal of Engineering Education, 37(5), 427-435. https://doi.org/10.1080/03043797.2012.708720

Ratka, A. (2018). Empathy and the development of affective skills. American Journal of Pharmaceutical Education, 82(10), 1140-1143. https://doi.org/10.5688/ajpe7192

Rockwell, A., Vidmar, C. M., Harvey, P., & Greenwood, L. (2019). Do sociology courses make more empathetic students? A mixed-methods study of empathy change in undergraduates. Teaching Sociology, 47(4), 284-302. https://doi.org/10.1177/0092055X19860563

Santiago, L. M., Rosendo, I., Coutinho, M. L., Maurício, K. S., Neto, I., & Simões, J. A. (2020). Comparing empathy in medical students of two Portuguese medicine schools. BMC Medical Education, 20, 1-6. https://doi.org/10.1186/s12909-020-02034-3

Schulz, B. (2008). The importance of soft skills: Education beyond academic knowledge. Journal of Language and Communication, 2, 146-154.

Segal, E. A. (2011). Social empathy: A model built on empathy, contextual understanding, and social responsibility that promotes social justice. Journal of Social Service Research, 37(3), 266-277. https://doi.org/10.1080/01488376.2011.564040

Singer, T., & Klimecki, O. M. (2014). Empathy and compassion. Current Biology, 24(18), 875-878. https://doi.org/10.1016/j.cub.2014.06.054

Strobel, J., Hess, J., Pan, R., & Wachter Morris, C. A. (2013). Empathy and care within engineering: Qualitative perspectives from engineering faculty and practicing engineers. Engineering Studies, 5(2), 137-159. https://doi.org/10.1080/19378629.2013.814136

Sze, J. A., Gyurak, A., Goodkind, M. S., & Levenson, R. W. (2012). Greater emotional empathy and prosocial behavior in late life. Emotion, 12(5), 1129-1140. https://doi.org/10.1037/a0025011

Thomazi, L., Moreira, F. G., & Marco, M. A. D. (2014). Avaliação da evolução da empatia em alunos do quarto ano da graduação em medicina da Unifesp em 2012. Revista Brasileira de Educação Médica, 38, 87-93. https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000100012

Walther, J., Brewer, M. A., Sochacka, N. W., & Miller, S. E. (2020). Empathy and engineering formation. Journal of Engineering Education, 109(1), 11-33. https://doi.org/10.1002/jee.20301

Walther, J., Miller, S. E., & Sochacka, N. W. (2017). A model of empathy in engineering as a core skill, practice orientation, and professional way of being. Journal of Engineering Education, 106(1), 123-148. https://doi.org/10.1002/jee.20159

Wang, H., Wu, S., Wang, W., & Wei, C. (2021). Emotional Intelligence and Prosocial Behavior in College Students: A Moderated Mediation Analysis. Frontiers in Psychology, 12, 1-10. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.713227

Weingartner, L. A., Sawning, S., Shaw, M. A., & Klein, J. B. (2019). Compassion cultivation training promotes medical student wellness and enhanced clinical care. BMC Medical Education, 19(1), 1-19. https://doi.org/10.1186/s12909-019-1546-6

Wilson, J. C. (2011). Service-learning and the development of empathy in US college students. Education+Training, 53(23), 207-217. https://doi.org/10.1108/00400911111115735

Wilson, S. E., Prescott, J., & Becket, G. (2012). Empathy levels in first-and third-year students in health and non-health disciplines. American Journal of Pharmaceutical Education, 76(2). https://doi.org/10.5688/ajpe76224

Yu, J., Lee, S., Kim, M., Lim, K., Chang, K., & Lee, M. (2020). Relationships between perspective-taking, empathic concern, and self-rating of empathy as a physician Among medical students. Academic Psychiatry, 44(3), 316-319. https://doi.org/10.1007/s40596-019-01114-x

Publicado

2023-11-23

Como Citar

SANTOS, J. B. dos, FARIAS, W. M. de, FERMOSELI, A. F. de O., & MAXIMIANO-BARRETO, M. A. (2023). Empatia afetiva e cognitiva entre estudantes universitários da saúde, exatas e humanas: um estudo transversal. Estudos De Psicologia (Campinas), 40. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/10479

Edição

Seção

PSICOLOGIA SOCIAL