Sintomas de estresse, ansiedade e depressão em estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19

Autores

Resumo

Objetivo
Investigar de que maneira a exposição à doença e as alterações nas condições de trabalho influenciaram na percepção dos níveis de estresse, ansiedade e depressão desses alunos.
Método
405 estudantes de instituições de Ensino Superior brasileiras responderam a um formulário on-line composto por um questionário sociodemográfico e de exposição à COVID-19 e escalas de estresse, ansiedade e depressão.

Resultados
Verificou-se que a prevalência de estresse, ansiedade e depressão entre os participantes foi, respectivamente, 56,8%, 41,7% e 37,0%. Além disso, o estresse assumiu um papel de mediador dos níveis de ansiedade e depressão.
Conclusão
Os dados do presente estudo podem subsidiar a elaboração de ações institucionais que auxiliem os estudantes a manejar melhor as dificuldades advindas da pandemia e/ou de outras fontes de estressores que impactam a vida acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ahmad, A. R., & Murad, H. R. (2020). The impact of social media on panic during the COVID-19 pandemic in Iraqi Kurdistan: online questionnaire study. Journal of Medical Internet Research, 22(5), e19556. https://doi.org/10.2196/19556

American Psychological Association. (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5 (5th ed.). Artmed.

Anderson, R. M., Heesterbeek, H., Klinkenberg, D., & Hollingsworth, T. D. (2020). How will country-based mitigation measures influence the course of the COVID-19 epidemic? Lancet, 395(10228), 931-934. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30567-5

Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. Lancet, 395(10227), 912-920. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8

Cao, W., Fang, Z., Hou, G., Han, M., Xu, X., Dong, J., & Zheng, J. (2020). The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry Research, 287, e112934. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112934

Conselho Nacional de Saúde (Brasil). (2016). Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da União. Brasília.

Duarte, M. Q., Santo, M. A. S., Lima, C. P., Giordani, J. P., & Trentini, C. M. (2020). COVID-19 e os impactos na saúde mental: uma amostra do Rio Grande do Sul, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 25(9), 3401-3411. https://doi.org/10.1590/1413-81232020259.16472020

Faro, A. (2015). Análise fatorial confirmatória das três versões da Perceived Stress Scale (PSS): um estudo populacional. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(1), 21-30. https://doi.org/10.1590/1678-7153.201528103

Hajdúk, M., Dančík, D., Januška, J., Svetský, V., Straková, A., Turček, M., Vašečková, B., Forgáčová, L., Heretik, A., & Pečeňák, J. (2020). Psychotic experiences in student population during the COVID-19 pandemic. Schizophrenia Research, 222, 520-521. https://doi.org/10.1016/j.schres.2020.05.023

Hammerschmidt, K. S. A., & Santana, R. F. (2020). Saúde do idoso em tempos de pandemia COVID-19. Cogitare Enfermagem, 25, e72846. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.72849

Kira, I. A., Shuwiekh, H. A. M., Rice, K. G., Ashby, J. S., Elwakeel, S. A., Sous, M. S. F., Alhuwailah, A., Baali, S. B. A., Azdaou, C., Oliemat, E. M., & Jamil, H. J. (2020). Measuring COVID-19 as Traumatic Stress: Initial Psychometrics and Validation. Journal of Loss and Trauma, 26(3), 220-237. https://doi.org/10.1080/ 15325024.2020.1790160

Li, Y., Wang, Y., Jiang, J., Valdimarsdóttir, U. A., Fall, K., Fang, F., Song, H., Lu, D., & Zhang, W. (2020). Psychological distress among health professional students during the COVID-19 outbreak. Psychological Medicine, 51(11), 1-3. https://doi.org/10.1017/S0033291720001555

Maia, B. R., & Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, 1-8. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067

Marôco, J. (2007). A análise estatística: com utilização do SPSS (3th ed.). Edições Síbalo.

Marôco, J. (2014). Análise de equações estruturais: fundamentos teóricos, software e aplicações (2nd ed.). ReportNumber.

Martins, B. G., Silva, W. R., Maroco, J., & Campos, J. A. D. B. (2019). Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse: propriedades psicométricas e prevalência das afetividades. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 68(1), 32-41. https://doi.org/10.1590/0047-2085000000222

Melo, G. C., & Araújo, K. C. G. M. (2020). COVID-19 infection in pregnant women, preterm delivery, birth weight, and vertical transmission: a systematic review and meta-analysis. Cadernos de Saúde Pública, 36(7), e00087320. https://doi.org/10.1590/0102-311x00087320

Miranda, F. M. D., Santana, L. D. L., Pizzolato, A. C., & Sarquis, L. M. M. (2020). Condições de trabalho e o impacto na saúde dos profissionais de enfermagem frente a COVID-19. Cogitare Enfermagem, 25, e72702. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.72702

Moraes, E. N., Viana, L. G., Resende, L. M. H., Vasconcellos, L. S., Moura, A. S., Menezes, A., Mansano, N. H., & Rabelo, R. (2020). COVID-19 nas instituições de longa permanência para idosos: estratégias de rastreamento laboratorial e prevenção da propagação da doença. Ciência & Saúde Coletiva, 25(9), 3445-3458. https://doi.org/10.1590/1413-81232020259.20382020

Moreno, A. L., De Sousa, D. A., Souza, A. M. F. L. P., Manfro, G. G., Salum, G. A., Koller, S. H., Osório, F. L., & Crippa, J. A. S. (2016). Factor Structure, Reliability, and Item Parameters of the Brazilian-Portuguese Version of the GAD-7 Questionnaire. Temas em Psicologia, 24(1), 367-376. https://doi.org/10.9788/ TP2016.1-25

Ornell, F., Halpern, S. C., Kessler, F. H. P., & Narvaez, J. C. M. (2020). The impact of the COVID-19 pandemic on the mental health of healthcare professionals. Cadernos de Saúde Pública, 36(4), e000063520. https://doi.org/10.1590/0102-311x00063520

Pan, R., Zhang, L., & Pan, J. (2020). The Anxiety Status of Chinese Medical Workers During the Epidemic of COVID-19: A Meta-Analysis. Psychiatry Investigation, 17(5), 475-480. https://doi.org/10.30773/pi.2020.0127

R Development Core Team. (2017). R: A language and environment for statistical computing Version 3.4.3 [Computer software]. The R Foundation.

Safadi, M. A. P. (2020). The intriguing features of COVID-19 in children and its impact on the pandemic. Jornal de Pediatria, 96(3), 265-268. https://doi.org/10.1016/j.jpedp.2020.04.001

Santos, I. S., Tavares, B. F., Munhoz, T. N., Almeida, L. S. P., Silva, N. T. B., Tams, B. D., Patella, A. M., & Matijasevich, A. (2013). Sensibilidade e especificidade do Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9) entre adultos da população geral. Cadernos de Saúde Pública, 29(8), 1533-1543. https://doi.org/10.1590/0102- 311X00144612

Santos, M. P. A., Nery, J. S., Goes, E. F., Silva, A., Santos, A. B. S., Batista, L. E., & Araújo, E. M. (2020). População negra e Covid-19: reflexões sobre racismo e saúde. Estudos Avançados, 34(99), 225-244. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.014

Schönhofen, F. L., Neiva-Silva, L., Almeida, R. B., Vieira, M. E. C. D., & Demenech, L. M. (2020). Transtorno de ansiedade generalizada entre estudantes de cursos de pré-vestibular. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 69(3),1-8. https://doi.org/10.1590/0047-2085000000277

Shi, W., & Hall, B. J. (2020). What can we do for people exposed to multiple traumatic events during the coronavirus pandemic? Asian Journal of Psychiatry, 51, e102065. https://doi.org/10.1016/j. ajp.2020.102065

Silva, M. T., Caicedo Roa, M., Martins, S. S., Silva, A. T. C., & Galvão, T. F. (2018). Generalized anxiety disorder and associated factors in adults in the Amazon, Brazil: A population-based study. Journal of Affective Disorders, 236, 180-186. https://doi.org/10.1016/j.jad.2018.04.079

Son, C., Hegde, S., Smith, A., Wang, X., & Sasangohar, F. (2020). Effects of COVID-19 on college students’ mental health in the United States: Interview survey study. Journal of Medical Internet Research, 22(9), e21279. https://doi.org/10.2196/21279

Tang, W., Hu, T., Hu, B., Jin, C., Wang, G., Xie, C., Chen, S., & Xu, J. (2020). Prevalence and correlates of PTSD and depressive symptoms one month after the outbreak of the COVID-19 epidemic in a sample of home-quarantined Chinese university students. Journal of Affective Disorders, 274, 1-7. https://doi.org/10.1016/j.jad.2020.05.009

Yang, D., Tu, C.-C., & Dai, X. (2020). The effect of the 2019 novel coronavirus pandemic on college students in Wuhan. Psychological Trauma: Theory, Research, Practice, and Policy, 12(S1), S6-S14. https://doi.org/10.1037/tra0000930

Publicado

2023-11-16

Como Citar

VIEIRA-SANTOS, J., PAIVA, W. F., & MENDES-PACHECO, C. C. (2023). Sintomas de estresse, ansiedade e depressão em estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Estudos De Psicologia, 40. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/10427

Edição

Seção

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL