Antiga vocação, nova realidade
vivências de professoras de ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19
Resumo
Objetivo
A pandemia da COVID-19 acarretou isolamento social e fechamento das escolas como medidas para conter sua propagação. Fundamentado na fenomenologia, o presente estudo objetivou conhecer e compreender os sentidos e significados que 10 professoras, de Ensino Fundamental, atribuíram ao seu trabalho em meio à pandemia da COVID-19.
Método
Encontros dialógicos foram realizados com cada participante, gerando Narrativas Compreensivas.
Resultados
Os resultados foram organizados em cinco elementos significativos: (a) realização de um sonho de infância decorrente da influência pessoas significativas; (b) docência como um ato de amor e de transformação social; (c) busca contínua por espaço e reconhecimento social, (d) pandemia como desequilíbrio de vida e profissão e (e) professores digitais como uma nova realidade.
Conclusão
Destaca-se a reiteração do compromisso, e a motivação das professoras, frente aos desafios impostos e as necessidades de adaptação e resiliência, assim como uma mudança de perspectiva na autoimagem e percepção da valorização social em relação ao trabalho docente.
Downloads
Referências
Anand, K. B., Karade, S., Sen, S., & Gupta, R. M. (2020). SARS-CoV-2: Camazotz’s Curse.0 Medical Journal Armed Forces India, 76(2), 136-141. https://doi.org/10.1016/j.mjafi.2020.04.008
Bendassolli, P. F., & Gondim, S. (2014). Significados, sentidos e função psicológica do trabalho: discutindo essa tríade conceitual e seus desafios metodológicos. Avances en Psicología Latinoamericana, 32, 131-147. https://doi.org/10.12804/apl32.1.2014.09
Bendassolli, P. F., & Tateo, L. (2018). The meaning of work and cultural psychology: Ideas for new directions. Culture & Psychology, 24(2), 135-159. https://doi.org/10.1177/1354067X17729363
Bezerra, M. C. S., & Cury, V. E. (2020). A experiência de psicólogos em um programa de residência multiprofissional em saúde. Psicologia USP, 31, e190079. https://doi.org/10.1590/0103-6564e190079
Biernack, P., & Waldorf, D. (1981). Snowball Sampling. The Sage Encyclopaedia of Qualitative Research Methods, 10(2), 141-163. https://doi.org/10.1016/B0-12-369398-5/00087-6
Brisola, E. B. V., & Cury, V. E. (2016). Researcher experience as an instrument of investigation of a phenomenon: An example of heuristic research. Estudos de Psicologia (Campinas), 33(1), 95-105. https://doi. org/10.1590/1982-027520160001000010
Brisola, E. B. V., Cury, V. E., Davidson, L., Brisola, E. B. V., Cury, V. E., & Davidson, L. (2017). Building comprehensive narratives from dialogical encounters: A path in search of meanings. Estudos de Psicologia (Campinas), 34(4), 467-475. https://doi.org/10.1590/1982-02752017000400003
Caballero-Lozada, M. F., & Adarve-Sayin, C. M. (2015). Significado del trabajo en el profesorado universitario. Criterio Libre Jurídico, 12(1), 25-36.
Cantarero, K., van Tilburg, W. A. P., & Smoktunowicz, E. (2021). Afirmar las necesidades psicológicas básicas promueve el bienestar mental durante el brote de COVID-19. Ciencias de la Psicología Social y de la Personalidad, 12(5), 821-828. https://doi.org/10.1177/1948550620942708
Caraballo, M. P. R. (2016). Meaning of Work and sense of profession at the Academy in Colombia. Athenea Digital. Revista de Pensamiento e Investigación Social, 16(2), 427. https://doi.org/10.5565/rev/ athenea.1799
Caraballo, M. P. R. (2017). El significado del trabajo desde la psicología organizacional y del trabajo. una revisión desde 1930. Psicología Desde el Caribe, 34(2), 120-138. http://dx.doi.org/10.14482/psdc.34.2.8491
Clarà, M. (2017). Teacher resilience and meaning transformation: How teachers reappraise situations of adversity. Teaching and Teacher Education, 63, 82-91. https://doi:10.1016/j.tate.2016.12.010
Demenech, L. M., Dumith, S. C., Vieira, M. E. C. D., Neiva-Silva, L., Demenech, L. M., Dumith, S. C., Vieira, M. E. C. D., & Neiva-Silva, L. (2020). Desigualdade econômica e risco de infecção e morte por COVID-19 no Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, 23. https://doi.org/10.1590/1980-549720200095
Dvir, N., & Schatz-Oppenheimer, O. (2020). Novice teachers in a changing reality. European Journal of Teacher Education, 43(4), 639-656. https://doi.org/10.1080/02619768.2020.1821360
Fernández, A. C. (2017). Educación inclusiva en las instituciones de educación superior: Narrativas de estudiantes con discapacidad. Revista Española De Discapacidad, 5(1), 43-61.
García-Marín, D. (2020). Infodemia global. Desordenes informativos, narrativas fake y fact-checking en la crisis de la Covid-19. El Profesional de La Informacion, 29(4), e290411. https://doi.org/10.3145/epi.2020.jul.11
Gates, T. G., Beazley, H., & Davis, C. (2020). Enfrentando el dolor, la pérdida y el bienestar durante una pandemia: Una autoetnografía colaborativa de educadores internacionales durante COVID-19. International Social Work, 63(6), 782-785. https://doi.org/10.1177/0020872820949622
Hanna, F., Oostdam, R., Severiens, S. E., & Zijlstra, B. J. H. (2019). Domains of teacher identity: A review of quantitative measurement instruments. Educational Research Review, 27, 15-27. https://doi. org/10.1016/j.edurev.2019.01.003
Kim, L. E., & Asbury, K. (2020). ‘Like a rug had been pulled from under you’: The impact of COVID-19 on teachers in England during the first six weeks of the UK lockdown. British Journal of Educational Psychology, 90(4), 1062-1083. https://doi.org/10.1111/bjep.12381
Lavy, S., & Naama-Ghanayim, E. (2020). Why care about caring? Linking teachers’ caring and sense of meaning at work with students’ self-esteem, well-being, and school engagement. Teaching and Teacher Education, 91, e103046. https://doi:10.1016/j.tate.2020.103046
Nandy, M., Lodh, S., & Tang, A. (2021). Lessons from Covid-19 and a resilience model for higher education. Industry and Higher Education, 35(1), 3-9. https://doi.org/10.1177/0950422220962696
Nova, A. P. (2011). Formación docente: hacia una definición del concepto de competencia profesional docente. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 14(1), 67-80.
Pessoa, C. T., & Leonardo, N. S. T. (2017). Docência na Educação infantil: um estudo do sentido pessoal para refletir sobre políticas. Revista Educação e Políticas Em Debate, 6(1), 30-49. https://doi.org/10.14393/ REPOD.issn.2238-8346.v6n1a2017-04
Petri, M. P., Gallon, S., & Vaz, E. D. (2018). Os sentidos do trabalho para docentes de pós-graduação stricto sensu: um estudo com docentes das áreas de administração e educação. Revista Alcance (Online), 25(3), 366-380. http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v25n3(Set/Dez).p366-380
Prado-Gascó, V., Gómez-Domínguez, M. T., Soto-Rubio, A., Díaz-Rodríguez, L., & Navarro-Mateu, D. (2020). Stay at home and teach: A comparative study of psychosocial risks between Spain and Mexico during the pandemic. Frontiers in Psychology, 11, 1-12. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.566900
Ramos-Huenteo, V., García-Vásquez, H., Olea-González, C., Lobos-Peña, K., & Sáez-Delgado, F. (2020). Percepción docente respecto al trabajo pedagógico durante la COVID-19. CienciAmérica, 9(2), 334-353. https://doi.org/10.33210/ca.v9i2.325
Sandoval, C. H. (2020). La educación en tiempo del Covid-19 herramientas TIC: el nuevo rol docente en el fortalecimiento del proceso enseñanza aprendizaje de las prácticas educativa innovadoras. Revista Tecnológica-Educativa Docentes 2.0, 9(2), 24-31. https://doi.org/10.37843/rted.v9i2.138
Tong, A., Sainsbury, P., & Craig, J. (2007). Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. International Journal for Quality in Health Care, 19(6), 349-357. https://doi.org/10.1093/intqhc/mzm042
Turrini, A., Cristofoli, D., & Valotti, G. (2020). ¿Sentido o Sensibilidad? Diferentes enfoques para hacer frente a la pandemia COVID-19. The American Review of Public Administration, 50(6-7), 746-752. https:// doi.org/10.1177/0275074020942427
Vialart Vidal, M. N. (2020). Estrategias didácticas para la virtualización del proceso enseñanza aprendizaje en tiempos de COVID-19. Educación Médica Superior, 34(3), e2594.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Carlos Caselli MESSIAS, Mônica de Oliveira ROCHA, Nancy Pamela Castro ZZAZUETA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.