Antiga vocação, nova realidade

vivências de professoras de ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19

Autores

Resumo

Objetivo
A pandemia da COVID-19 acarretou isolamento social e fechamento das escolas como medidas para conter sua propagação. Fundamentado na fenomenologia, o presente estudo objetivou conhecer e compreender os sentidos e significados que 10 professoras, de Ensino Fundamental, atribuíram ao seu trabalho em meio à pandemia da COVID-19.

Método
Encontros dialógicos foram realizados com cada participante, gerando Narrativas Compreensivas.
Resultados
Os resultados foram organizados em cinco elementos significativos: (a) realização de um sonho de infância decorrente da influência  pessoas significativas; (b) docência como um ato de amor e de transformação social; (c) busca contínua por espaço e reconhecimento social, (d) pandemia como desequilíbrio de vida e profissão e (e) professores digitais como uma nova realidade.
Conclusão
Destaca-se a reiteração do compromisso, e a motivação das professoras, frente aos desafios impostos e as necessidades de adaptação e resiliência, assim como uma mudança de perspectiva na autoimagem e percepção da valorização social em relação ao trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Anand, K. B., Karade, S., Sen, S., & Gupta, R. M. (2020). SARS-CoV-2: Camazotz’s Curse.0 Medical Journal Armed Forces India, 76(2), 136-141. https://doi.org/10.1016/j.mjafi.2020.04.008

Bendassolli, P. F., & Gondim, S. (2014). Significados, sentidos e função psicológica do trabalho: discutindo essa tríade conceitual e seus desafios metodológicos. Avances en Psicología Latinoamericana, 32, 131-147. https://doi.org/10.12804/apl32.1.2014.09

Bendassolli, P. F., & Tateo, L. (2018). The meaning of work and cultural psychology: Ideas for new directions. Culture & Psychology, 24(2), 135-159. https://doi.org/10.1177/1354067X17729363

Bezerra, M. C. S., & Cury, V. E. (2020). A experiência de psicólogos em um programa de residência multiprofissional em saúde. Psicologia USP, 31, e190079. https://doi.org/10.1590/0103-6564e190079

Biernack, P., & Waldorf, D. (1981). Snowball Sampling. The Sage Encyclopaedia of Qualitative Research Methods, 10(2), 141-163. https://doi.org/10.1016/B0-12-369398-5/00087-6

Brisola, E. B. V., & Cury, V. E. (2016). Researcher experience as an instrument of investigation of a phenomenon: An example of heuristic research. Estudos de Psicologia (Campinas), 33(1), 95-105. https://doi. org/10.1590/1982-027520160001000010

Brisola, E. B. V., Cury, V. E., Davidson, L., Brisola, E. B. V., Cury, V. E., & Davidson, L. (2017). Building comprehensive narratives from dialogical encounters: A path in search of meanings. Estudos de Psicologia (Campinas), 34(4), 467-475. https://doi.org/10.1590/1982-02752017000400003

Caballero-Lozada, M. F., & Adarve-Sayin, C. M. (2015). Significado del trabajo en el profesorado universitario. Criterio Libre Jurídico, 12(1), 25-36.

Cantarero, K., van Tilburg, W. A. P., & Smoktunowicz, E. (2021). Afirmar las necesidades psicológicas básicas promueve el bienestar mental durante el brote de COVID-19. Ciencias de la Psicología Social y de la Personalidad, 12(5), 821-828. https://doi.org/10.1177/1948550620942708

Caraballo, M. P. R. (2016). Meaning of Work and sense of profession at the Academy in Colombia. Athenea Digital. Revista de Pensamiento e Investigación Social, 16(2), 427. https://doi.org/10.5565/rev/ athenea.1799

Caraballo, M. P. R. (2017). El significado del trabajo desde la psicología organizacional y del trabajo. una revisión desde 1930. Psicología Desde el Caribe, 34(2), 120-138. http://dx.doi.org/10.14482/psdc.34.2.8491

Clarà, M. (2017). Teacher resilience and meaning transformation: How teachers reappraise situations of adversity. Teaching and Teacher Education, 63, 82-91. https://doi:10.1016/j.tate.2016.12.010

Demenech, L. M., Dumith, S. C., Vieira, M. E. C. D., Neiva-Silva, L., Demenech, L. M., Dumith, S. C., Vieira, M. E. C. D., & Neiva-Silva, L. (2020). Desigualdade econômica e risco de infecção e morte por COVID-19 no Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, 23. https://doi.org/10.1590/1980-549720200095

Dvir, N., & Schatz-Oppenheimer, O. (2020). Novice teachers in a changing reality. European Journal of Teacher Education, 43(4), 639-656. https://doi.org/10.1080/02619768.2020.1821360

Fernández, A. C. (2017). Educación inclusiva en las instituciones de educación superior: Narrativas de estudiantes con discapacidad. Revista Española De Discapacidad, 5(1), 43-61.

García-Marín, D. (2020). Infodemia global. Desordenes informativos, narrativas fake y fact-checking en la crisis de la Covid-19. El Profesional de La Informacion, 29(4), e290411. https://doi.org/10.3145/epi.2020.jul.11

Gates, T. G., Beazley, H., & Davis, C. (2020). Enfrentando el dolor, la pérdida y el bienestar durante una pandemia: Una autoetnografía colaborativa de educadores internacionales durante COVID-19. International Social Work, 63(6), 782-785. https://doi.org/10.1177/0020872820949622

Hanna, F., Oostdam, R., Severiens, S. E., & Zijlstra, B. J. H. (2019). Domains of teacher identity: A review of quantitative measurement instruments. Educational Research Review, 27, 15-27. https://doi. org/10.1016/j.edurev.2019.01.003

Kim, L. E., & Asbury, K. (2020). ‘Like a rug had been pulled from under you’: The impact of COVID-19 on teachers in England during the first six weeks of the UK lockdown. British Journal of Educational Psychology, 90(4), 1062-1083. https://doi.org/10.1111/bjep.12381

Lavy, S., & Naama-Ghanayim, E. (2020). Why care about caring? Linking teachers’ caring and sense of meaning at work with students’ self-esteem, well-being, and school engagement. Teaching and Teacher Education, 91, e103046. https://doi:10.1016/j.tate.2020.103046

Nandy, M., Lodh, S., & Tang, A. (2021). Lessons from Covid-19 and a resilience model for higher education. Industry and Higher Education, 35(1), 3-9. https://doi.org/10.1177/0950422220962696

Nova, A. P. (2011). Formación docente: hacia una definición del concepto de competencia profesional docente. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 14(1), 67-80.

Pessoa, C. T., & Leonardo, N. S. T. (2017). Docência na Educação infantil: um estudo do sentido pessoal para refletir sobre políticas. Revista Educação e Políticas Em Debate, 6(1), 30-49. https://doi.org/10.14393/ REPOD.issn.2238-8346.v6n1a2017-04

Petri, M. P., Gallon, S., & Vaz, E. D. (2018). Os sentidos do trabalho para docentes de pós-graduação stricto sensu: um estudo com docentes das áreas de administração e educação. Revista Alcance (Online), 25(3), 366-380. http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v25n3(Set/Dez).p366-380

Prado-Gascó, V., Gómez-Domínguez, M. T., Soto-Rubio, A., Díaz-Rodríguez, L., & Navarro-Mateu, D. (2020). Stay at home and teach: A comparative study of psychosocial risks between Spain and Mexico during the pandemic. Frontiers in Psychology, 11, 1-12. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.566900

Ramos-Huenteo, V., García-Vásquez, H., Olea-González, C., Lobos-Peña, K., & Sáez-Delgado, F. (2020). Percepción docente respecto al trabajo pedagógico durante la COVID-19. CienciAmérica, 9(2), 334-353. https://doi.org/10.33210/ca.v9i2.325

Sandoval, C. H. (2020). La educación en tiempo del Covid-19 herramientas TIC: el nuevo rol docente en el fortalecimiento del proceso enseñanza aprendizaje de las prácticas educativa innovadoras. Revista Tecnológica-Educativa Docentes 2.0, 9(2), 24-31. https://doi.org/10.37843/rted.v9i2.138

Tong, A., Sainsbury, P., & Craig, J. (2007). Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. International Journal for Quality in Health Care, 19(6), 349-357. https://doi.org/10.1093/intqhc/mzm042

Turrini, A., Cristofoli, D., & Valotti, G. (2020). ¿Sentido o Sensibilidad? Diferentes enfoques para hacer frente a la pandemia COVID-19. The American Review of Public Administration, 50(6-7), 746-752. https:// doi.org/10.1177/0275074020942427

Vialart Vidal, M. N. (2020). Estrategias didácticas para la virtualización del proceso enseñanza aprendizaje en tiempos de COVID-19. Educación Médica Superior, 34(3), e2594.

Publicado

2023-11-16

Como Citar

MESSIAS, J. C. C., ROCHA, M. de O., & ZZAZUETA, N. P. C. (2023). Antiga vocação, nova realidade: vivências de professoras de ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19. Estudos De Psicologia, 40. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/10424

Edição

Seção

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL