Mediação do sentido do trabalho sobre a relação entre liderança e desempenho, controlando o viés de resposta

Autores

Palavras-chave:

Desempenho profissional, Liderança, Psicometria

Resumo

Objetivo
Estudiosos tem se aprofundado nas relações do sentido do trabalho com variáveis ligadas ao bem-estar laboral. O estudo investigou as relações entre a liderança transformacional e o desempenho no trabalho, e a mediação do sentido do trabalho nessas relações.
Método
Participaram 397 servidores brasileiros de uma universidade pública, que responderam os instrumentos na versão de escolhas forçadas. O modelo de relação entre as variáveis foi testado por meio de equações estruturais e os parâmetros de efeitos indiretos da mediação foram testados por meio de bootstrap (100 reamostragens).
Resultados
Os resultados indicaram que os níveis de desempenho no trabalho foram explicados pela liderança transformacional. O sentido do trabalho explicou 86% da relação entre as variáveis.
Conclusão
O estudo contribui pela coleta de dados com controle de aquiescência e na explicação do impacto das variáveis no desempenho dos servidores públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Allan, B. A., Duffy, R. D., & Douglass, R. (2015). Meaning in life and work: a developmental perspective. Journal of Positive Psychology, 10(4), 323-331. https://doi:10.1080/17439760.2014.950180

Andrade, D. T. (2020). Engajamento no trabalho no serviço público: um modelo multicultural. Revista de Administração Contemporânea, 24(1), 49-76. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2020190148

Andrade, E. G. S. A., Queiroga, F., & Valentini, F. (2020). Short Version of Self-Assessment Scale of Job Performance. Anales de Psicología, 36(3), 542-552. http://dx.doi.org/10.6018/analesps.36.3.402661

Barrick, M. R., Mount, M. K., & Li, N. (2013). The theory of purposeful Work behavior: the role of personality, higher-order Goals, and job characteristics. Academy of Management Review, 38(1), 132-153. https://doi:10.5465/amr.2010.0479

Bendassolli, P., & Gondim, S. (2014). Significados, sentidos e função psicológica do trabalho: discutindo essa tríade conceitual e seus desafios metodológicos. Avances en Psicología Latinoamericana, 32(1), 131-147. https://doi.org/10.12804/apl32.1.2014.09

Brown, A., & Maydeu-Olivares, A. (2018). Modeling forced-choice response formats. In P. Irwing, T. Booth, & D. Hughes (Eds.), The Wiley Handbook of Psychometric Testing (pp. 523-570). Wiley-Blackwell.

Brown, A., & Maydeu-Olivares, A. (2012). Fitting a Thurstonian IRT model to forced-choice data using Mplus. Behavior Research Methods, 44(4), 1135-1147 https://doi.org/10.3758/s13428-012-0217-x

Buil, I., Martínez, E., & Matute, J. (2019). Transformational leadership and employee performance: The role of identification, engagement and proactive personality. International Journal of Hospitality Management, 77, 64-75. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2018.06.014

Cavazotte, F., Moreno, V., & Bernardo, J. (2013). Transformational leaders and work performance: the mediating roles of identification and self-efficacy. BAR - Brazilian Administration Review, 10(4), 490-512. https://doi.org/10.1590/s1807-76922013000400007

De Menezes, L. M., & Kelliher, C. (2017). Flexible working, individual performance, and employee attitudes: comparing formal and informal arrangements. Human Resource Management, 56, 1051-1070. https://doi.org/10.1002/hrm.21822

Frieder, R. E., Wang, G., & Oh, I.-S. (2018). Linking job-relevant personality traits, transformational leadership, and job performance via perceived meaningfulness at work: a moderated mediation model. Journal of Applied Psychology, 103(3), 324-333. https://doi.org/10.1037/apl0000274

Harris, K. J., Kacmar, K., & Zivnuska, S. (2007). An investigation of abusive supervision as a predictor of performance and the meaning of work as a moderator of the relationship. The Leadership Quarterly, 18(3), 252-263. https://doi.org/10.1016/j.leaqua.2007.03.007

Hoole, C., & Bonnema, J. (2015). Work engagement and meaningful work across generational cohorts. SA Journal of Human Resource Management, 13(1). https://doi.org/10.4102/sajhrm.v13i1.681

Leonardo, M. G. L., Pereira, M. M., Valentini, F., Freitas, C., & Damásio, B. (2019). Adaptação do Inventário de Sentido do Trabalho (WAMI) para o contexto brasileiro. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 20(1), 79-89. https://doi.org/10.26707/1984-7270/2019v20n1p79

Morgeson, F. P., & Humphrey, S. E. (2006). The Work Design Questionnaire (WDQ): developing and validating a comprehensive measure for assessing job design and the nature of work. Journal of Applied Psychology, 91, 1321-1339. https://doi.org/10.1037/0021-9010.91.6.1321

Pearce, C. L., & Sims, H. P., Jr. (2002). Vertical Versus shared leadership as predictors of the effectiveness of change management teams: an examination of aversive, directive, transactional, transformational, and empowering leader behaviors. Theory, Research, and Practice, 6(2), 172-197. https://doi.org/10.1037//1089 2699.6.2.172

Pradhan, S., & Pradhan, R. K. (2016). Transformational Leadership and Job Outcomes: the Mediating Role of Meaningful Work. Global Business Review, 17, 173S-185S. https://doi.org/10.1177/0972150916631211

Queiroga, F., Borges-Andrade, J. E., & Coelho, F. A., Jr. (2015). Desempenho no trabalho: escala de avaliação geral por meio de autopercepções. In K. Puente Palacios & A. L. A. Peixoto (Eds.), Ferramentas de diagnóstico para organizações e trabalho: um olhar a partir da psicologia. Artmed.

Rosso, B. D., Dekas, K. H., & Wrzesniewski, A. (2010). On the meaning of work: a theorical integration and review. Research in Organizational Behavior, 30, 91-127. https://doi.org/10.1016/j.riob.2010.09.001

Seibert, S. E., Wang G., & Courtright S. H. (2011). Antecedents and consequences of psychological and team empowerment in organizations: a meta-analytic review. Journal of Applied Psychology, 96(5), 981- 1003. https://doi.org/10.1037/a0022676

Sonnentag, S., & Frese, M. (2002). Performance Concepts and Performance Theory. In P. Herriot & S. Sonnentag (Eds.), Psychological Management of Individual Performance. Wiley & Sons, Incorporated, John. https://doi.org/10.1002/0470013419.ch1

Steger, M. F., Dik, B. J., & Duffy, R. D. (2012). Measuring meaningful work: the work and meaning inventory (WAMI). Jornal of Career Assessment, 20(3) 322-337. https://doi.org/10.1177/1069072711436160

Tong, L. (2018). Relationship between meaningful work and job performance in nurses. Internat. Journal of Nursing Practice, 24(2), e12620. https://doi.org/10.1111/ijn.12620

Valentini, F., Mourão, L., & Franco, V. R. (2018). Modelos latentes e slopes randômicos para análise de moderação e mediação. Avaliação Psicológica, 17(4), 439-450. https://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1704.4.04

Vieira, C. B., Vilas Boas, A. A., Andrade, R. O. B., & Oliveira, E. R. (2011). Motivação na administração pública: considerações teóricas sobre a aplicabilidade dos pressupostos das teorias motivacionais na esfera pública. Revista ADMpg Gestão Estratégica, 4(1), 1-18.

Publicado

2023-10-23

Como Citar

LEONARDO , M. da G. L., PEREIRA, M. M., FREITAS, C. P. P. de, & VALENTINI, F. (2023). Mediação do sentido do trabalho sobre a relação entre liderança e desempenho, controlando o viés de resposta. Estudos De Psicologia, 40. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/10095

Edição

Seção

PSICOLOGIA SOCIAL