Avaliação do processo de intervenção com professores para prevenção a problemas de comportamento infantil

Autores

Palavras-chave:

Comportamento infantil, Terapia cognitivo-comportamental, Avaliação de processo, Professores escolares

Resumo

Objetivo
A prevalência de problemas emocionais e de comportamento chega a 30% em brasileiros em idade escolar. O manejo pelos professores pode reforçar tais dificuldades e, portanto, é fundamental avaliar intervenções para instrumentalizá-los. Objetivou-se apresentar o desenvolvimento e a implementação do Programa Facilitando o conVívio com Alunos em docentes de séries iniciais.
Método
Avaliou-se o processo de duas modalidades desta intervenção: G1, recebeu a intervenção de forma completa, e G2, recebeu a intervenção de forma parcial, priorizando-se a instrução sobre técnicas comportamentais de manejo e apoio socioemocional e excluindo-se o conteúdo do modelo cognitivo.
Resultados
O G1 avaliou melhor a intervenção quanto a importância e utilidade do conteúdo.
Conclusão
O conhecimento do modelo cognitivo por parte do professor é relevante para a modificação de comportamentos
perturbadores de alunos em sala de aula.

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Publicado

2023-10-23

Como Citar

FAVA, D. C., ANDRETTA, I., & MARIN, ngela H. (2023). Avaliação do processo de intervenção com professores para prevenção a problemas de comportamento infantil. Estudos De Psicologia, 40. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/10092

Edição

Seção

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL