Aposentadoria

sobreviver ou se adaptar? Validação do racional de um programa de intervenção

Autores

Palavras-chave:

Aposentadoria, Estudo de validação, Programa

Resumo

Objetivo
Este estudo apresenta os resultados da validação interna de um programa de preparação de transição e adaptação bem-sucedidas para um período de carreira pós-carreira de idosos.
Método
Um grupo de 10 valiadores, especialistas orientação vocacional e desenvolvimento de carreira, foram inquiridos acerca da concordância com a associação entre cada atividade e as dimensões e tarefas de desenvolvimento do racional do programa.
Resultados
Do total de 11 atividades que constituem o núcleo do programa, 8 foram unanimemente consideradas adequadas aos objetivos da intervenção; isto é, com relação direta ao racional teórico, nomeadamente às dimensões e respectivas tarefas desenvolvimentais.
Conclusão
Os resultados obtidos demonstram uma boa aceitação do programa por parte dos avaliadores a quem ele foi apresentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, L., & Freire, T. (2003). Metodologia da Investigação em psicologia e Educação (3a ed.). Psiquilíbrios.

Barros de Oliveira, J. (2008). Psicologia do envelhecimento e do idoso. Legis Editora.

Beehr, T. A., & Bowling, N. A. (2002). Career issues facing older workers. In D. Feldman (Ed.), Work careers: a developmental perspective (pp. 214-241). Jossey-Bass.

Bühler, C. (1964). The human course of life in its goal aspects. Journal of Humanistic Psychology, 4(1), 1-18. https://doi.org/10.1177/002216786400400101

Cohen-Mansfield, J., & Regev, I. (2018). Retirement preparation programs: an examination of retirement perceptions, self-mastery, and well-being. Research on Social Work Practice, 28(4), 428-437.

Erikson, E. H. (1959). Identity and the life cycle. Selected papers.

Eurofound. (2019). Income from work after retirement in the EU. European Union. https://www.eurofound. europa.eu/pt/topic/retirement

Ferreira, M. E. M. P. (2008). A meia-idade e a alta modernidade. Construção Psicopedagógica, 16, 77-91.

Fonseca, A. (2021). Educação e aprendizagem no decurso do envelhecimento. In H. Rebelo-Pinto & J. C. Pinto (Eds.), Envelhecimento: uma abordagem multidisciplinar. Universidade Católica Editora.

Fonseca, A. M. (2011). Reforma e reformados. Almedina.

Greenhaus, J. H., Callanan, G. A., & Godshalk, V. M. (2010). Career management. Sage.

Havighurst, R. J. (1953). Human development and education. Longmans.

Hershey, D. A., Mowen, J. C., & Jacobs-Lawson, J. M. (2003). An experimental comparison of retirement planning intervention seminars. Educational Gerontology, 29, 339-359. https://doi.org/10.1080/713844333

Juste, R. P. (2000). La evaluación de programas educativos: conceptos básicos, planteamientos generales y problemática. Revista de Investigación Educativa, 18(2), 261-265.

Kazdin, A. E. (2010). Research designs in clinical psychology (4th ed.). Allyn and Bacon.

Kazdin, A. E. (2011). Single-case research designs: methods for clinical and applied settings. Oxford University Press.

Leandro-França, C., Giardini Murta, S., Hershey, D. A., & Barbosa Martins, L. (2016). Evaluation of retirement planning programs: a qualitative analysis of methodologies and efficacy. Educational Gerontology, 42(7), 497-512. http://doi.org/10.1080/03601277.2016.1156380

Lee, C., Payne, L. L., & Berdychevsky, L. (2020). The roles of leisure attitudes and self-efficacy on attitudes toward retirement among retirees: a sense of coherence theory approach. Leisure Sciences, 42(2), 152-169.

Levinson, D. J. (1986). A conception of adult development. American psychologist, 41(1), e3.

Lippke, S., & Cihlar, V. (2021). Social participation during the transition to retirement: Findings on work, health and physical activity beyond retirement from an interview study over the course of 3 years. Activities, Adaptation and Aging, 45(2), 135-158.

Mooney, A., Tsotsoros, C. E., Earl, J. K., Hershey, D. A., & Mooney, C. H. (2021). Enhancing planning behavior during retirement: effects of a time perspective based training intervention. Social Sciences, 10(8), e306.

Ogunbameru, O., & Sola, A. (2008). Transition to retirement: effect of participation in preretirement education in Nigeria. Educational Gerontology, 34, 418-427. https://doi.org/10.1080/03601270600850867

Pasquali, L. (2011). Psicometria: teoria dos testes na Psicologia e na Educação. Editora Vozes.

Pazzim, T. A., & Marin, A. H. (2018). Retirement preparation program: evaluation of results. Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(1), 1-9.

Peck, R. (1956). Psychological developments in the second half of life. In J. E. Anderson (Ed.), Psychological aspects of aging (pp. 42-53). American Psychological Association.

Peterson, C. L., & Murphy, G. (2010). Transition from the labor market: older workers and retirement. International Journal of Health Services, 40(4), 609-627. https://doi.org/10.2190/HS.40.4.c

Pinto, J. C. (2010). Gestão Pessoal da Carreira: estudo de um modelo de intervenção psicológica com bolseiros de investigação [Tese de doutorado não publicada]. Universidade do Minho.

Pinto, J. C. (2019). Reforma: o tempo de espera para a morte? Gaudium Sciendi, 16, 33-42. https://doi. org/10.34632/gaudiumsciendi.2019.3006

Pinto, J. C. (2021). Envelhecimento e carreira: novos contornos. In H. Rebelo-Pinto & J. C. Pinto (Eds.), Envelhecimento: uma abordagem multidisciplinar (pp.286-300). Universidade Católica Editora.

Pinto, J. C., & Rebelo-Pinto, H. (2020). Reforma: sobreviver ou adaptar?! Programa de apoio à transição. Universidade Católica Portuguesa.

Rodríguez-Monforte, M., Fernández-Jané, C., Martin-Arribas, A., Costa-Tutusaus, L., Sitjà-Rabert, M., Ramírez-García, I., Canet Vélez, O., Kopp, J., Vilaró, J., Carrillo-Alvarez, E. (2020). Interventions across the retirement transition for improving well-being: a scoping review. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(12), 4341.

Rojo, V. A., Jiménez, E. G., Flores, J. G., Clares, P. M. Rodriguéz, S. R., & Santero, J. R. (2002). Diseño y evaluación de programas. Editoral EOS.

Super, D. E. (1980). A life-span, life-space approach to career development. Journal of Vocational Behavior, 16(3), 282-298. https://doi.org/10.1016/0001-8791(80)90056-1

Vidovićová, L. (2018). The Expected, evaluated, perceived, valued and prevalent social roles of older people: are they by consent? In A. Zaidi, S. harper, K. Howse, G. Lamura, & J. Perek-Bialas (Eds.), Building evidence for active ageing policies (pp. 39-54). Palgrave Macmillan.

Wanka, A. (2020). Continuity and change in the transition to retirement: how time allocation, leisure practices and lifestyles evolve when work vanishes in later life. European Journal uf Ageing, 17(1), 81-93.

Woodward, C. A. (2002). Program evaluation. In G. R. Norman, C. P. M. van der Vleuten, & D. I. Newble (Eds.), International handbook of research in medical education (pp. 127-131). Springer.

Publicado

2023-10-23

Como Citar

PINTO, J. C. (2023). Aposentadoria: sobreviver ou se adaptar? Validação do racional de um programa de intervenção. Estudos De Psicologia, 40. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/10073

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO