Análise fatorial confirmatória do Inventário de Estilos Intelectuais – Revisado 2

amostra do Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Educação, Inteligência, Psicometria

Resumo

Objetivo
Este estudo teve por objetivo testar, por meio do modelo da Análise Fatorial Confirmatória, a estrutura fatorial proposta no  Inventário de Estilos Intelectuais – Revisado 2.

Método
O estudo envolveu a participação de 1.556 alunos do Ensino Médio, com média de idade de 16 anos e 4 meses (DP = 1,17).
Resultados
A Análise Fatorial Confirmatória foi empregada e o modelo foi baseado na estrutura de 46 itens distribuídos em nove dimensões, tendo demonstrado bons índices de ajustes e de precisão. Verificou-se que o modelo indicado originalmente pela literatura científica não se confirmou no contexto brasileiro, sendo propostas modificações que aproximem o modelo vigente da realidade nacional.
Conclusão
Houve uma adequação nas estimativas dos parâmetros empregados, podendo-se considerar estabilidade e generabilidade na forma como o modelo ficou organizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bariani, I. C. D., & Santos, A. A. A. (2000). Estilos cognitivos de estudantes de psicologia: experiências em iniciação científica e séries frequentadas. Estudos de Psicologia (Campinas), 17(2), 52-61. https://doi. org/10.1590/S0103-166X2000000200005

Bernardo, A. B., Núnez, J. C., González-Pienda, A., Álvarez, L., González-Castro, P., Valle, A., Rodríguez, S., Cerezo, R., Álvarez, D., & Rodríguez, C. (2009). Estilos intelectuales y rendimiento académico: una perspectiva evolutiva. Psicothema, 21(4), 555-561.

Fan, J. (2016). The role of thinking styles in career decision-making self-efficacy among university students. Thinking Skills and Creativity, 20, 63-73. http://dx.doi.org/10.1016/j.tsc.2016.03.00

Fan, J., Zhang, L., & Chen, C. (2018). Thinking Styles: Distinct from personality? Personality and Individual Differences, 125, 50-55. http://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2017.12.026

Fan, J., Zhang, L., & Hong, Y. (2019). The malleability of thinking styles over one year. Educational Psychology, 1-16. http://dx.doi.org/10.1080/01443410.2019.1684449

Ferreira, E. B., & Silva, M. R. (2017). Centralidade do ensino médio no contexto da nova “ordem e progresso”. Educação & Sociedade, 38(139), 287-292. https://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017179021

Hu, L., & Bentler, P. M. (1999). Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling: a Multidisciplinary Journal, 6(1), 1-55. http://dx.doi.org/10.1080/10705519909540118

Inácio, A. L. M., Oliveira, K. L., Santos, A. A. A., Silva, A. O. G., & Oliveira, G. T. (2020). Reading Comprehension, School Performance, and Intellectual Styles in Public High School. Trends in Psychology, 28, 270-286. https://doi.org/10.9788/s43076-019-00005-2

Inácio, F. F., Oliveira, K. L., & Mariano, M. L. S. (2017). Estilos intelectuais e estratégias de aprendizagem: percepção de professores do ensino fundamental. Revista Psicologia Escolar e Educacional, 21, 447-455. http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392017021311171

Inácio, F. F., Oliveira, K. L., & Santos, A. A. A. (2018). Memory and intellectual styles: performance of students with learning disabilities. Estudos de Psicologia (Campinas), 35(1), 65-75. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752018000100007

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2018). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. IBGE. https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/bibliotecacatalogo?view=detalhes&id=2101673

Lemos, G., Almeida, L. S., Guisande, M. A., & Primi, R. (2008). Inteligência e rendimento escolar: análise da sua relação ao longo da escolaridade. Revista Portuguesa de Educação, 22, 83-99. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872008000100005

Lima, T. H., Cunha, N. B., & Suehiro, A. C. B. (2019). Produção Científica em avaliação psicológica no contexto escolar/educacional. Psicologia Escolar e Educacional, 23, 1-9. http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392019018897

Maroco, J. T., & Garcia-Marques, T. (2006). Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? questões antigas e soluções modernas? Laboratório de Psicologia, 4(1), 65-90. http://dx.doi.org/10.14417/lp.763

Miranda, M. J. (1994). Estudo do Inventário de Estilos de Pensamento com estudantes universitários: dados metrológicos. Psychologica, 12, 131-141.

Miranda, M. J. (2002). A inteligência humana: contornos da pesquisa. Paidéia, 12(23), 19-29. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000200003

Oliveira, K. L., Inácio, A. L. M., & Buriolla, H. L. (2016). Diferenças considerando ano escolar no Ensino Fundamental: um estudo com estilos intelectuais. Argumentos Pró-Educação, 1(3), 408-422. http://dx.doi.org/10.24280/ape.v1i3.143

Oliveira, K. L., Inácio, A. L. M., Santos, A. A. A., Mariano, M. L., & Franco, S. A. P. (2017). Estudo exploratório sobre os estilos intelectuais no Ensino Médio. Argumentos Pró-Educação, 2(6), 535-551. http://dx.doi.org/10.24280/ape.v2i6.251

Oliveira, K. L., Santos, A. A. A., & Inácio, A. L. M. (2018a). Tradução, adaptação e evidências de validade do Thinking Styles Inventory – Revised II (TSI-R2) no Brasil. Avaliação Psicológica, 17(1), 121-130. http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1701.13.13637

Oliveira, K. L., Santos, A. A. A., & Inácio, A. L. M. (2018b). Adaptação acadêmica e estilos intelectuais no ensino superior. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 9(3), 73-89. http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n3suplp73

Ramalho, R. O., Curi, L. M., & Giordani, C. C. O. (2018). Aspectos identitários e sentidos do Ensino Médio no Brasil. Evidências, 14(14), 213-223.

Sternberg, R. J. (1997). Thinking styles. Cambridge University Press.

Sternberg, R. J., & Wagner, R. K. (1992). Thinking Styles Inventory [Unpublished manual]. Yale University.

Sternberg, R. J., Wagner, R. K., & Zhang, L. F. (2003). Thinking styles inventory revised I [Unpublished manual]. Yale University.

Sternberg, R. J., Wagner, R. K., & Zhang, L. F. (2007). Thinking styles inventory revised II [Unpublished manual]. Tufts University.

Zhang, L. F. (2013). The malleability of intellectual styles. University Press.

Zhang, L. F. (2015). Fostering successful intellectual styles for creativity. Asia Pacific Educational Review, 16, 183-192. http://dx.doi.org/10.1007/s12564-015-9378-5

Zhang, L., & Sternberg, R. J. (2005). A threefold model of intellectual styles. Educational Psychology Review, 17(1), 1-53. http://dx.doi.org/10.1007/s10648-005-1635-4

Zhang, L., Fu, M., Li, D. T., & He, Y. (2018). Emotions and teaching styles among academics: the mediating role of research and teaching efficacy. Educational Psychology, 39(3), 1-25. http://dx.doi.org/10.1080/01443410.2018.1520970.

Publicado

2023-10-18

Como Citar

OLIVEIRA, K. L. de, INÁCIO, A. L. M., ALMEIDA, L. da S., SANTOS, A. A. A. dos, MARTINS, G. H., & OLIVEIRA, G. T. de. (2023). Análise fatorial confirmatória do Inventário de Estilos Intelectuais – Revisado 2: amostra do Ensino Médio. Estudos De Psicologia, 40. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/10053

Edição

Seção

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA