Análise dos itens da Triagem de Indicadores de Altas Habilidades / Superdotação

Autores

Resumo

Objetivo
O presente estudo visou ampliar as evidências de validade de construto do instrumento Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, por meio da análise dos seus itens, em relação aos índices de ajuste ao Modelo de Resposta Graduada, bem como interpretar o sentido das escalas formadas pelos itens.
Método
A amostra foi composta por 666 estudantes (64,7% meninos). O instrumento, composto por 42 itens que avaliam cinco dimensões (capacidade intelectual geral, liderança, criatividade, habilidades acadêmicas especificas e talento artístico), foi respondido por 224 professores.

Resultados
Os resultados indicaram que todos os itens apresentaram índices de ajuste infit/outfit dentro do valor esperado, entre 0,5 e 1,5. A precisão dos fatores, estimada pelo modelo de resposta graduada, variou entre 0,74 e 0,85.

Conclusão
Os resultados permitiram a elaboração de uma proposta de interpretação referenciada no item, bem como a identificação dos itens que se mostram mais eficazes em discriminar indivíduos com habilidade acima da média.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguerri, M. E., Galibert, M. S., Lozzia, G. S., Abal, F. J. P., & Attorresi, H. F. (2007). Medida del funcionamento diferencial del item en el marco de la teoria de respuesta al item. Interdisciplinaria, 24(1), 95-110.

Alencar, E. M. L. S., Fleith, D. S., & Carneiro, L. B. (2018). Gifted education in Brazil: historical background, current practices and research trends. In B. Wallace, D. A. Sisk, & J. Senior (Eds.), The SAGE handbook of gifted and talented education (pp. 2-13). SAGE Publications Ltd.

Almeida, L. S., Lobo, C. C., Almeida, A. I. S., Rocha, R. S., & Piske, F. H. R. (2017). Processos cognitivos e de aprendizagem em crianças sobredotadas: Atenção dos pais e professores. In F. H. R. Piske, C. L. B. Vestena, J. M. Machado, A. O. M. Barby, T. Stoltz, S. Bahia, & S. P. Freitas (Orgs.), Processos afetivos e cognitivos de superdotados e talentosos (pp. 15-39). Editora Prismas.

Almeida, L. S., Oliveira, E. P., & Melo, A. S. (2000). Bateria de instrumentos para a sinalização de alunos sobredotados e talentosos. Universidade do Minho.

Almeida, L. S., Araújo, A. M., Sainz-Gómez, M., & Prieto, M. D. (2016). Challenges in the identification of giftedness: issues related to psychological assessment. Anales de Psicología, 32(3), 621-627. https:// doi.org/10.6018/analesps.32.3.259311

Alves, E. S. (2020). Altas habilidades/superdotação: como atender esses alunos? Caderno Intersaberes, 9(18), 214-227.

Ambiel, R. A. M., & Carvalho, L. F. (2017). Validade e precisão de instrumentos de avaliação psicológica. In M. R. C. Lins & J. C. Borsa (Eds.), Avaliação psicológica: aspectos teóricos e práticos (pp. 115-125). Vozes.

Benson, N. F., & Kranzler, J. H. (2018). Another look at the construct validity of the Gifted Rating Scales: preschool/kindergarten and school forms. Journal of Psychoeducational Assessment, 36(8), 782-797. https://doi.org/10.1177/0734282917710377

Bond, T. G., & Fox C. M. (2001). Applying the Rasch model: fundamental measurement in the human sciences. Lawrence Erlbaum Associates.

Bracken, B. A., & McCallum, S. (2018). UTAGS complete kit: universal talented and gifted screener. Prufrock Press.

Cao, T. H., Jung, J. Y., & Lee, J. (2017). Assessment in gifted education: a review of the literature from 2005 to 2016. Journal of Advances Academics, 28(3), 163-203. http://doi.org/10.1177/1932292X17714572

Dai, D. Y. (2018). A history of giftedness: a century of quest for identity. In S. Pfeiffer (Ed.), APA Handbook of giftedness and talent (pp. 3-23). American Psychological Association.

Embretson, S. E., & Reise, S. P. (2000). Item response theory for psychologists. Lawrence Erlbaum.

Fabio, R. A., & Buzzai, C. (2019). Identifying giftedness: validation of an Italian language giftedness checklist for teachers and parents. Australasian Journal of Gifted Education, 28(1), 36-47.

Freitas, M. F. R. L., & Schelini, P. W. (2018). Escala de identificação de dotação e talento: construção de instrumento e validade de conteúdo. Interação em Psicologia, 2(2), 114-122. https://dx.doi. org/10.5380/psi.v22i2.46959

Freitas, M. F. R. L., Schelini, P. W., & Pérez, R. (2017). Escala de identificação de dotação e talento: estrutura e consistência internas. Psico-USF, 22(3), 473-484. https://doi.org/10.1590/1413-82712017220308

Gagné, F. (2010). Motivation within the DMGT 2.0 framework. High Ability Studies, 21(2), 81-99. https://doi.or g/10.1080/13598139.2010.525341

Gentry, M. L., Pereira, N., Peters, S. J., McIntosh, J. S., & Fugate, C. M. (2015). HOPE Teacher Rating Scale (manual): involving teachers in equitable identification of gifted and talented students in K-12. Prufrock Press.

Gilliam, J. E., Carpenter, B. O., & Christensen, J. R. (1996). Gifted and Talented Evaluation Scales. PRO-ED.

Guenther, Z. C. (2012). Crianças dotadas e talentosas... não as deixem esperar mais!. LTC.

Hertzog, N. B., Mun, R. U., Duruz, B., & Holliday, A. A. (2018). Identification of strengths and talents in young children. In S. I. Pfeiffer (Ed.), APA Handbook of Giftedness and Talent (pp. 3018-316). American Psychological Association.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2019). Censo Escolar: Educação Especial. MEC. http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos

Irby, B., & Lara-Alecio, R. (1996). Attributes of Hispanic gifted bilingual students as perceived by bilingual educators in Texas. SABE Journal, 11, 120-143.

Kaufman, S. B., & Sternberg, R. J. (2018). Conceptions of giftedness. In S. Pfeiffer (Ed.), Handbook of giftedness in children: Psycho-Educational theory, research and best practices (pp. 71-91). Springer.

Kruczeveski, L. R., & Silva, A. O. G. (2018). Altas habilidades/superdotação na educação básica: apontamentos a partir da perspectiva de gênero. Alabastro: Revista eletrônica dos alunos da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, 2(11), 37-51.

Linacre, J. M. (2015). A user’s guide to winsteps ministep: rasch-model computer programs (Version 5.2.3). Winsteps. https://www.winsteps.com/winman/copyright.htm

Martins, B. A., Chacon, M. C. M., & Almeida, L. S. (2018). Estudo comparativo luso-brasileiro sobre a formação inicial de professores em altas habilidades/superdotação com enfoque nos conteúdos curriculares. Revista Brasileira de Educação Especial, 24(3), 309-326. https://doi.org/10.1590/s1413- 65382418000300001

Matheis, S., Kronborg, L., Schmitt, M., & Preckel, F. (2017). Threat or challenge? Teacher beliefs about gifted students and their relationship to teacher motivation. Gifted and Talented International, 32(2), 134-160. http://doi.org/10.1080/15332276.2018.1537685

McBee, M. T., Peters, S. J., & Miller, E. M. (2016). The impact of the nomination stage on gifted program identification: a comprehensive psychometric analysis. Gifted Child Quarterly, 60(4), 258-278. https://doi.org/10.1177/0016986216656256

McCallum, R. S., & Bracken, B. A. (2012) The universal multiple abilities scales examiner’s manual. PRO-ED.

McCarney, S. B., & Anderson, P. D. (1998). The Gifted Evaluation Scale: Technical manual (2nd ed.) Hawthorne Educational Services.

McClain, M., & Pfeiffer, S. (2012). Identification of gifted students in the United States today: a look at state definitions, policies and practices. Journal of Applied Psychology, 28(1), 59-88. https://doi. org/10.1080/15 377903.2012.643757

Rangni, R. A., Rossi, C. S., & Koga, F. O. (2021). Estudantes com altas habilidades ou superdotação: desdobramentos dos índices da Sinopse Estatística e dos Microdados na região sudeste do Brasil. Research, Society, and Development, 10(4), e7710413856. http://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13856

Renzulli, J. S., & Reis, S. M. (2021). The three-ring conception of giftedness: change in direction from being gifted to the development of gifted behaviors. In R. J. Sternberg & D. Ambrose (Eds.), Conceptions of Giftedness and Talent (pp. 335-356). Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1007/978-3-030-56869- 6_5

Renzulli, J. S., Siegle, D., Reis, S. M., Gavin, M. K., & Reed, R. E. S. (2009). An investigation of the reliability and factor structure of four new scales for rating the behavioral characteristics of superior students. Journal of Advanced Academics, 21(1), 84-108. https://doi.org/10.1177/1932202X0902100105

Renzulli, J. S., Smith, L. H., White, A. J., Callahan, C. M., Hartman, R. K., & Westberg, K. L. (2002). Scales for rating the behavioral characteristics of superior students – revised edition. Creative Learning Press.

Ridgley, L. M., Rubenstein, L. D., & Finch, W. H. (2019). Issues and opportunities when using rating scales to identify creatively gifted students: applying an IRT approach. Gifted and Talented International, 34(1-2), 6-18. http://doi.org/10.1080/15332276.2020.1722041

Rothenbusch, S., Voss, T., Golle, J., & Zettler, I. (2018). Linking teacher and parent rating of teacher-nominated gifted elementary school students to each other and to school grades. Gifted Child Quarterly, 62(2), 230-250. http://doi.org/10.1177/0016986217752100

Ryser, G. R., & McConnell, K. (2004). Scales for identifying gifted students. Prufrock Press.

Smith, J. A. (2004). Reflecting on the development of interpretative phenomenological analysis and its contribution to qualitative research in psychology. Qualitative Research in Psychology, 1(1), 39-54.

Sternberg, R. J. (2000). Psicologia Cognitiva. ArtMed.

Suárez, J. T., & Wechsler, S. M. (2019). Escala de identificação de talentos pelo professor, ITP: evidências de validade e precisão. Revista de Educação Especial, 32, 1-21. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X30814

Tirri, K. (2017). Teacher education is the key to changing the identification and teaching of the gifted. Roeper Review, 39(3), 210-212.

Turkman, B. (2020). The evolution of the term of giftedness & theories to explain gifted characteristics. Journal of Gifted Education and Creativity, 7(1), 17-24.

van der Linden, W. J., & Hambleton, R. K. (1996). Handbook of modern item response theory. Springer-Verlag.

Wechsler, S. M., Blumen, S., & Bendelman, K. (2018). Challenges on the identification and development of giftedness in South America. In S. Pfeiffer (Ed.), APA Handbook of Giftedness and Talent (pp. 97-112). American Psychological Association.

Wright, B. D., & Masters, G. N. (1982). Rating scale analysis: Rasch measurement. Mesa Press.

Zaia, P., & Nakano, T. C. (2020). Escala de Identificação das Altas Habilidades/Superdotação: evidências de validade de critério. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación e Avaliação Psicológica, 2(55), 31-41. https://doi.org/10.21865/RIDEP55.2.03

Zaia, P., Nakano, T. C., & Peixoto, E. M. (2018). Escala de Identificação de Características de Altas Habilidades/ Superdotação: análise da estrutura interna. Estudos de Psicologia (Campinas), 35(1), 39-51. https:// doi.org/10.1590/1982-02752018000100005

Zaia, P., Nakano, T. C., Miller, J., & Plucker, J. A. (2019). Identifying talented students efficiently and equitably. Sobredotação, 16, 109-124.

Publicado

2023-10-17

Como Citar

NAKANO, T. de C. ., & PEIXOTO, E. M. . (2023). Análise dos itens da Triagem de Indicadores de Altas Habilidades / Superdotação. Estudos De Psicologia, 40. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/10013

Edição

Seção

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA