A RT I G O S

A televisdo como transmissora da
ideologia do Estado

TV as ameans of transmission the
State ideology

Ivete Cardoso do CARMO
Mestranda em Educagdo na
Puccamp e professora do curso
de Jornalismo / Puccamp.

RESUMO

O objetivo deste trabalho é mostrar que a televisdo brasileira
é fruto de um ‘jogo politico”. E que, em conseqiiéncia dele,
sua programagdo transmite a ideologia que interessa ao
governo e aos “governistas”. O nosso desafio é mudar as
regras deste jogo, e na minha opinido, o primeiro passo
para se mudar o presente pode ser dado conhecendo a
historia que hunca foi ao ar em nossas “telinhas”.

Palavras-chave.: Ideologia. Estado. Televisdo.

ABSTRACT

The purpose of this paper is to show that the Brazilian TV .is
part of a “political game”. It also shows that due to this, its
programs show the ideology that is of interest to the
government and the people that lead the country. Qur
challange is to change the rules of the game, and in my
opinion, the first step to change the present can be done
when we get to know the real history that has never been
shown on the news.

Key words: Ideology. State. Television.



A RT I G O S

A televisdo como transmissora ...

1.INTRODUCAO

quem serve a televisdo brasileira? E a quem esta mesma televisdo pre-
judica? Estas e outras perguntas precisam, constantemente, ser feitas
no contexto de uma reflexdo que nos aponte quais sdo as saidas para
efetivar mudangas nas politicas de comunicagao, herdadas do regime militar, que
vigoram at¢ hoje no Brasil. .

Como inicio de uma reflexdo, procuramos descrever como nasceu a televi-
sdo no Brasil ¢ a sua relagdo com o Estado desde o principio. O pioneirismo da Tupi
e a curta vida da Excelsior, que teve sua concessdo cassada pelo governo militar.

Na seqiiéncia, procuramos mostrar como o apoio norte-americano e do
regime militar foi decisivo na constitui¢do ¢ legalizacdo da Rede Globo, a sua
influéncia negativa para o mercado de televisdo no Brasil e alguns fatos que
marcaram o jornalismo global. Discorremos ainda sobre a politica de concessdes
de radio e TV que sempre atendeu a interesses de um grupo privilegiado.

O objetivo deste trabalho ¢ mostrar que a televisdo brasileira ¢ fruto de
um “jogo politico”. E que, em conseqiiéncia dele, sua programagio transmite a
ideologia que interessa ao governo e aos “governistas”. O nosso desafio ¢ mudar
as regras deste jogo, € na nossa opinido, o primeiro passo para se mudar o pre-
sente pode ser dado conhecendo a historia que nunca foi ao ar em nossas “telinhas”.

2.0 SURGIMENTO DA TV NO BRASIL

2.1. O Pioneirismo tem apoio do governo

Em 18 de setembro de 1950, foi inaugurada a PRF-3, TV Tupi-Difusora,
mesmo depois de Assis Chateaubriand ter nas maos o resultado de uma pesquisa
que afirmava que o mercado publicitario nio tinha condigdes de absorver um veiculo
tdo caro. Chatd valeu-se de acordos com empresas privadas ¢ com o Governo.

Nesse periodo, o favorecimento de créditos oficiais para empresas
jomalisticas, como Os Didrios Associados, os jornais O Globo e Ultimo Hora, era
pratica comum e natural. “Instaurada uma Comissdo Parlamentar de Inquérito, nio
foram consideradas as denuncias de dividas dos srs. Assis Chateaubriand e Roberto
Marinho, nunca saldadas no Banco do Brasil nem nas Caixas Econdmicas”.!

(1) Nelson Werne ck SODRE, Histéria da Imprensa no Brasil, p. 402.
¢

COMUNICARTE - Nt 20




A RTI G O S

Ilvete Cardoso do CARMO

A disputa ideologica ja se refletia através da distribuigdo de publicidade
nos orgios de comunicagdo: “Neste ano de 1953, quando as emendas nacionalis-
tas da Petrobras eram votadas sob regime de urgéncia na Cimara, o total de publi-
cidade distribuida por companhias americanas nos jornais € no radio € outros veiculos
de propaganda oposicionista foi de 3 bilhdes, 506 milhdes e 200 mil cruzeiros" *

Por outro lado, em 1964, os Diarios Associados, grupo ao qual pertencia
a TV Tupi, ndo hesitaram em apoiar o golpe militar. Como exemplo, devemos
recordar uma manchete do Didrio da Noite, de 1° de abril de 1965: “Por que o
Comunismo ¢ contra vocg”.

Essa campanha contra o comunismo casava-se perfeitamente com os
objetivos do regime que tinha como principal arma o imaginario televisivo da época.
“Nos dominios da telenovela, ocorrem grandes aventuras individuais,a fortuna perse-
gue os audazes € corajosos, as possibilidades de ascensdo social tornam-se con-
cretas (ndo ha quaisquer conflitos entre classes, mas sim entre individuos™.?

A idéia central das telenovelas, desde o seu surgimento, € que o ser
humano traz dentro de si o0 bem e o mal. O problema do mal, portanto, nio &
politico nem econémico, mas moral. A televisdo apresenta o individuo que se
destaca por méritos proprios, acima das determinagdes sociais. Isso ocorre ndo
s0 nas novelas, mas também no telejornalismo.

““A essa altura, (inicio da década de 60) depois do sucesso das campanhas,
das telenovelas, dos langamentos de novos valores, obtendo fulminante aceitagio,
ndo resta a menor duvida de que a televisdo ja deu provas suficientes de seu
poder. E incomoda cada vez mais o radio, o jornal e, principalemnte, o cinema”.*
Mas, tudo isso que a TV Tupi e outras existentes na época, comoa TV Rioe a
Excelsior, conseguiram fazer nos primeiros anos da televisdo brasileira ainda era
pouco diante do que estaria por vir. Aquela que dominaria definitivamente o Brasil
ainda estava sendo estruturada.

2.2. TV Excelsior- Oposi¢io ao Governo Militar e Concesséo
Cassada

A TV Excelsior esteve sempre integrada ao nacionalismo, presente na
politica dos anos 60. Era uma televisdo que tinha a preocupagdo de fazer uma

(2)1d, ibid., p.403, .

(3] Inima SIMOES et al., Um pais no ar - histéria da TV brasileira em frés canais, p. 57.
{4) 1d. ibid., p. 65.



A RTI G O S

A televis@o como transmissora ...

programagdo que refletisse a cultura brasileira. O nacionalismo da Excelsior ti-
nha raizes no nacionalismo de seu proprietario, o empresario Mario Wallace
Simonsen. Considerado um nacionalista e democrata, Simonsen fazia oposi¢do
aberta a qualquer articulagio golpista contra o governo constitucional de Jango.
Em fungdo disso, depois de 1964, a censura que atingia todo tipo de criagdo
intelectual, era mais rigorosa com a Excelsior, tumultuando de maneira conside-
ravel a organizac¢do da empresa. ; >

No que diz respeito as inovagdes no telejornalismo, € aceita por todos a
grande importancia da Excelsior. Jornalistas, como Barbosa Lima e Wladimir
Herzog, transformaram o jornalismo da emissora ¢ fizeram com que os brasileiros
passassem a se informar pela TV, pois até entdo o telegjornalismo ndo registrava
altos indices de audiéncia.

Foi exatamente o éxito alcangado pelo Jornal de Vanguarda que levou
Barbosa Lima a tira-lo do ar depois de implantado o Al-5, em 1968. ... cavalo de
raga a gente mata com um tiro na cabega... Ndo podia deixar esse campedo
cheio de troféus morrer melancolicamente, cada vez mais apertado pela censura,
como todos os outros jornais de televisdo™, afirmou Barbosa Lima em depoimento
a Revista Briefing/ setembro de 1980.° Em 1965, morreu Mario Simonsen e seus
herdeiros foram também herdeiros da perseguigdo. A TV Excelsior, criada em
1959, teve sua concessdo cassada em 1969, pelo regime militar.

3. A HISTORIA DA REDE GLOBO - FORA DO AR

3.1. O Apoio Norte-Americano e dos Militares

Roberto Marinho recebeu de Juscelino Kubitschek, em 1957, a concessdo
de uma emissora de televisdo, mas preferiu engaveta-la até 1962, quando foi
constituida a TV Globo. Nesse periodo comegaram as suas transagdes com;o
grupo norte-americano Time-Life, classificado pelo entdo deputado Jodo Calmon
como sendo da linha mais reacionaria do Partido Republicano, interessado em
manter, em paises como o nosso, bases anticomunistas.

Essas transagdes estdo detalhadas no livro A Historia Secreta da Rede
Globo, de Damel Herz, que anuncia em sua apresentagido: “Em alguns momentos
o leitor tera a’ unpressao de estar acompanhando um romance policial, tal a comple-
xidade de trama”. Nesse trabalho, estdo alguns detalhes importantes desta trama.

(5) Alcir H. COSTA, Um pais no ar - historia da TV brasileira em trés canais, p. 165.

)

COMUNICARTE - N2 20




A RT I G O S

Ivete Cardoso do CARMO

Com a proibigdo na legislagdo brasileira de sociedades estrangeiras na
administragio e orientagdo intelectual de emissora de televisdo, a TV Globo ado-
tou uma forma de sociedades por cotas. Esse tipo de transagdo dispensa a publi-
cagdo de atos constitutivos, de alteragdes contratuais, de balangos e de atos que
impliquem a distribui¢do de lucros a terceiros.

Os contratos assinados pela Globo violaram o Codigo Brasileiro de Tele-
comunicagoes (Lei 4117 de 27.08.62 e o Regulamento dos Servigos de
Radiodifusdo - Decreto 52.975 de 31.10.63), que determinavam ser proibida a
realizagio de qualquer convénio ou acordo sem a prévia autorizagdo do Conselho
Nacional de Telecomunicagoes.

Menos de um més depois de constituida a TV Globo, Roberto Marinho
assinou um contrato com a Time-Life no qual se comprometia a adquirir e instalar
todo o equipamento de transmissdo de televisdo e completar a construgdo do prédio
para o estudio, que deveria estar operando até 1°> de outubro de 1963. A Time-Life,
por sua vez, se comprometia a oferecer treinamento especializado, troca de informa-
¢Oes sobre diregio administrativa e comercial, assessoramento de engenharia e ori-
entagdo para a aquisigdo de filmes ¢ programas produzidos no estrangeiro.® Esse
contrato assinado em 1962 s¢ foi examinado em julho de
1965 pelo Ministério das Telecomunicagbes, gragas as
dentincias de Jodo Calmon e Carlos Lacerda, que se uni-

66

R()I}?rto Marm‘ho ram contra a impunidade do governo para com a TV Glo-
reanizou dr‘versas bo. Mas antes de serem descobertas, ja temendo o que
mqnobras paisd iria acontecer, em fungdo das primeiras denuncias, a Glo-
Jugir do controle bo e a Time-Life firmaram um novo contrato que substi-
do governo.

¢ tuiu o primeiro. O contrato, assinado em 15 de janeiro de
1965, era uma solugdo de emergéncia para municiar a
Globo na luta politica que iria ocorrer.

Durante esses trés anos, Roberto Marinho realizou diversas manobras
para fugir do controle do governo. Ao mesmo tempo, manteve em sua assessoria
um representante do grupo Time-Life que trabalhava na Globo, mas recebia altos
salarios do grupo norte-americano, como se verificou na CPI do Congresso.
Além disso, consta da historia da Globo remessa de dolares para compra de
equipamentos com uma taxa que representava um ter¢o da taxa em vigor e
invasdo de um cartorio para subtragdo das folhas onde estavam lavradas as
escrituras entre a Globo e a Time-Life, entre muitas outras irregularidades. Esses
detalhes deixam evidente a sociedade de Roberto Marinho com o grupo norte-
americano, que, no total, investiu mais de US$ 6 milhdes numa empresa, cujo

(6) Daniel HERZ, A histdria secreta da Rede Globo, p. 108.



A RT I G O S

A televisdo como transmissora ...

capital era, em 1966, de pouco mais que US$ 200 mil dolares, ou seja, a Time-
Life cedeu a Globo mais de trinta vezes o valor de seu capital, o que feria total-
mente a legislacdo brasileira, :

Mesmo com todas essas evidéncias apuradas pela CPI do Congresso, a
TV Globo foi legalizada. O processo arrastou-se de 1965 a 1968 ¢, ao final, dois
pareceres foram analisados. Em sua decisdo de 26 de abril de 1966, o Contel -

Conselho Nacional de Telecomunicagdes - afirma que houve m

burla e infringéncia da Constituigdo e das leis e conclui 66

dando um prazo de noventa dias para a Globo continuar o A Globo foi
negocio, desde que possa mascara-lo mais um pouco”, afir- legalizada pelo
mou Carlos Lacerda em seu depoimento na Cimara dos ateehiil ditur
Deputados.” Em 22 de agosto do mesmo ano, a Comissio da Costa 2 8l
Parlamentar de Inquérito aprovava por unanimidade a con-
denagdo da Rede Globo.

A Globo recorreu ao presidente da Republica, ge-
neral Castelo Branco, contra a decisdo do Contel, mesmo esta lhe sendo majori-
tariamente favoravel. Castelo Branco preferiu levar o processo numa lentidio o
suficiente para transferir a decisdo ao seu sucessor. Em 23 de setembro de 1968,
sem atender nem as exigéncias minimas do Contel, a Rede Globo foi definitiva-
mente legalizada pelo entdo presidente, marechal Artur da Costa e Silva.

3.2. O Monopélio da Comunicagio e suas Influéncias

O mercado de trabalho televisivo no Brasil ¢ praticamente um monopélio
da Globo. Para qualquer profissional de TV, seja ele um técnico, ator ou jornalista,
trabalhar na Globo ¢ chegar ao topo da carreira. L4, nio so os salarios sio
melhores, mas também € grande o reconhecimento piiblico, em fungio de seu
alto indice de audiéncia.

A Globo usa seu prestigio ao recair sobre o status e a imagem piiblica do
ator, por exemplo, abrindo-lhe possibilidade concreta para o teatro ¢ o cinerma.
Séo raras as excegdes de profissionais que arriscaram sair da Globo ¢ levaram
com eles um publico fiel, como ¢ o caso do apresentador J& Soares, mas muitos
s os profissionais, tanto artistas como jornalistas, que foram para outras emis-
soras, mas acabaram voltando para a Rede Globo.

Por éutro lado, em termos de direitos autorais, os artistas ndo tém con-
trole nenhum sobre o seu trabalho e a Rede Globo se enriquece com o faturamento

[7) HERZ, op. cit., p.176.

COMUNICARTE - N® 20




A RTI G O S

Ivete Cardoso do CARMO

da venda de novelas e seriados para outros paises. Valores que nio sdo revela-
dos, pois o departamento de relagdes industriais ¢ o mais sigiloso da empresa. Os
funcionarios admitidos para o setor sdo poucos e sempre de absoluta confianga
da familia Marinho.®

Se para os proprios funcionarios da empresa o monopolio global tem
muitos pontos negativos, para os outros empresarios do setor a concorréncia
também € muito dificil. Como paga os melhores salarios, a Globo normalmente
tem os melhores profissionais, além de ter os melhores equipamentos, o que
garante a “melhor programagdo” e, conseqiientemente, maior audiéncia. Isso
tudo garante o mais alto prego por cada segundo de propaganda e os melhores
contratos.

“Essa concentragdo de investimentos tem diversas conseqiiéncias
negativas. Em primeiro lugar, induz a concentragdo de capital e da tecnologia e a
uma produgdo centralizada; em segundo, possibilita que uma inica emissora atinja
uma qualidade de programagdo que pode ser considerada divorciada da realidade
da televisdo brasileira, nio alcangada pelas demais emissoras ¢ que de certa
forma condiciona o gosto popular. Em terceiro, a Rede Globo, concentrando a
maioria absoluta da audiéncia, aumenta seus custos de veiculagdo, onerando
excessivamente a utilizagdo comercial da publicidade. Esse circuito de causa e
efeito, que envolve produgdo-audiéncia-custo de veiculagdo, forma um circulo
vicioso que torna praticamente imune & concorréncia. E um circulo vicioso que
80 pode ser rompido com uma completa reordenagao do papel da radiodifusdo no
sistema produtivo™.®

3.3. Exemplos que marcaram o Jornalismo Global

A televisdo ¢ um dos principais responsaveis pela reprodugdo da ideologia
dominante na sociedade, tanto através das telenovelas, como apontam diversos
autores, entre cles Michéle & Armand Mattelart no livro O Carnaval das
Imagens, como no telejornalismo, tema da tese de mestrado Jornal Nacional -
Politica e Ideologia, de Antonio Alvaro Barbosa Sa.

A televisdo brasileira se consagrou dentro do ciclo que desenvolveu a
indistria cultural no Brasil, num periodo onde o regime autoritario controlado
pelos militares cassou os direitos de cidadania da populagdo. O Estado, nesse
periodo, gastou em publicidade, investiu em telecomunicagdes e forneceu subsidios
para a renovagdo ¢ ampliagdo de equipamentos. Dentro desse contexto se popu-

(8) Micheéle & Armand MATTELART, O carnaval das imagens - A ficcdo na TV, p. 84-86.
(9) HERZ, op.cit. p. 216-217.



A RT I G O S

A televisdo como transmissora ...

larizou o telejornalismo, que tem no Jornal Nacional, da Rede Globo, surgido
em 1° de setembro de 1969, o seu principal expoente.

Alguns exemplos merecem destaques. Neles, a Globo de forma pla-
nejada, cometeu verdadeiros crimes contra a populagdo brasileira, nio trans-
mitindo ou distorcendo fatos que mudariam a vida do pais.

A nio exibigdo, em 1979, das greves no ABC paulista. O episddio de
fraudes eleitorais, em 1982, no Rio de Janeiro, contra Leonel Brizola, do quél
Roberto Marinho, através da Globo, participou diretamente. A Campanha das
Diretas Ja, em 1984, que a Globo ignorou até o penultimo comicio, quando mi-
lhdes de pessoas ja tinham saido as ruas. A participagdo da Rede Globo, em
1989, na campanha de Fernando Collor de Melo, que culminou com a edigdo
distorcida apresentada pelos telejornais da emissora do ultimo debate entre
Lula e Collor. Em 1992, a Rede Globo também foi a ultima a noticiar a cam-
panha pelo “Fora Collor”. Somente o fez quando milhdes ja haviam saido as
ruas e, mesmo assim, de forma timida. Finalmente, em 1994, o candidato da
Globo foi Fernando Henrique Cardoso. Mesmo depois do escindalo, que
viria a tona com a entrevista do entdo ministro Ricupero ao jornalista Carlos
Monfort, amplamente noticiada, discutida e questionada em todo o Brasil, a
Globo agiu como se nada tivesse acontecido.

4. APOLITICA DE CONCESSOES

A concessdo de radio e televisdo se consagrou como uma poderosa
arma no “jogo de troca de favores” entre os politicos. Ndo ha atualmente, e
nunca houve, uma politica democratica de concessdes e nem uma legislagdo que
realmente controle esses meios de comunicagdo.

O funcionamento das emissoras de radio ¢ TV no pais esta, de certa
forma, submetido ao Codigo Brasileiro de Telecomunicagdes, de 1962, que ainda
ndo foi revogado. A legislagdo, que regulamentava as concessdes, de 1962
até 1988, atribuia ao presidente da Republica um poder absoluto. Indepen-
dentemente das avaliagdes técnicas, a decisdo final do presidente da Repu-
blica era pessoal.

A Constituigdo de 1988 mudou apenas formalmentc essa politica, de-
terminando que os atos presidenciais de concessdo, permissio ou autorizagio
para o servigo de radiodifusdo sonora e de sons e imagens sejam aprovados pelo
Congresso Nacional.

]

COMUNICARTE - N® 20




A RTI G O S

Ivete Cardoso do CARMO

“No governo do general Figueiredo (1979-1985) foram feitas mais de
700 concessdes de radio e televisdo, o que representa mais de 1/3 do total das
emissoras existentes desde o surgimento da radiodifusdo no Brasil. Boa parte
dessas concessdes foi outorgada por motivos politicos a empresarios ¢ parlamen-

tares ligados ao governo™.'”

O presidente José Sarney, durante seu mandato, concedeu ao proprio
filho, deputado Sarney Filho, diversos canais de radio e televisdo. Além disso,
estimava-se que mais de 200 deputados constituintes eram proprietarios de radio
ouTV."

Nos cinco anos da gestdo de Samey (1985-1989), foram distribuidas,
com envolvimento direto do entdo ministro das Comunica¢des, Antonio Carlos
Magalhdes, 1091 concessdes. Em setembro de 1988, més que antecedeu a pro-
mulgagdo da Constituigdo, foram oferecidas 257 concessdes. Varios estudos
comprovam que essas concessdes foram feitas em troca do voto pelos cinco
anos de mandato do presidente Sarney.

Mesmo essa legislagdo ultrapassada, que regulamenta ainda hoje a con-
cessdo de radio e TV, ndo é cumprida em diversos topicos, como o que determina
que “os administradores ndo podem estar no exercicio de mandato eletivo que
lhes assegure imunidade parlamentar, nem exercer cargo de supervisio ou
assessoramento na administragdo publica do qual decorra foro especial”. Alguns
politicos se escondem atras dos chamados “testas de ferro”, pessoas da familia
ou de sua confianga, oficialmente colocados como proprietarios das emissoras.
No entanto, € notoria a propriedade de fato desses meios de comunicagio por
parte de nomes famosos, como Antonio Carlos Magalhies, Orestes Quércia,
José Sarney, entre tantos outros.

O advento da Nova Republica, em 1985, embora tenha promovido uma
ruptura “democratizante” no plano politico, manteve inalterado o predominio da
burguesia no plano econdmico. Manteve, também, intacto o sistema de comuni-
ca¢do de massa, resultante dos vinte anos de ditadura mulitar.'?

(10) HERZ, op. cit., p.51.
(11) RevistaSenhor, 14.07.87.
(12) HERZ, op. cit., p.8é&.



A RTI G O S

A televisdo como transmissora ...

5. CONCLUSAO

5.1. E possivel buscar alternativas

Os fatos que tratamos neste texto explicam, mesmo que parcialmente, o
motivo por que a televisio transmite a ideologia do Estado. Ainda hoje, no
telejornalismo, as questdes politicas e econdmicas s6 apareceni na “telinha” mos-
tradas pelo angulo que interessa ao governo, o que faz o telespectador pensar
que so ele perdeu o emprego, que o seu problema ¢ individual. A historia, que
teve inicio na ditadura e ganhou aliados na Nova Republica, tende a continuar no
atual governo.

Embora entre as emissoras citadas tenhamos mostrado apenas a histéria
da Rede Globo, entre tantas existentes atualmente, sabemos que as outras
emissoras tamb¢m tém estreitas relagdes com o governo. Carlos Heitor Cony,
em seu editorial no jornal Folha de S Paulo de 20.07.95, escreveu: “Ficamos
sabendo o que mais ou menos sabiamos: o presidente da Republica falava todos
os dias com o editor do Jornal Nacional... Sabe-se que o presidente nio gasta
tempo apenas com o diretor de telejornalismo da TV Globo. Ele deve sua carreira
politica a habilidade com que sabe manejar a midia que se deslumbra com o
poder”.

Por outro lado, ndo ha surpresa no que esta ocorrendo, por ser este um
governo que tem como principal aliado Antonio Carlos Magalhaes, amigo pessoal
¢ homem publico de confianga de Roberto Marinho, e contar com o apoio de
muitos daqueles que nunca colaboraram para mudar as regras das politicas de
comunicagdo, mas, pelo contrario, usufruiram-se dela e sdo proprietarios de
emissoras em suas bases eleitorais.

O Ministério das Comunicagdes esta articulando um novo regulamento
para o sistema de radiodifusdo no Brasil. No entanto, efetivamente, nada ainda
foi feito pelo atual governo e as discussdes continuam sendo realizadas com
pouca participagdo da sociedade, apesar do esforgo do Forum Nacional pela
Democratizacio da Comunicagio.

.

Essa realidade pode ser mudada? Acreditamos que sim, j4 que em muitos
paises esta em pratica um efetivo controle social dos meios de comunicagio com
os procedimentos de outorga de concessdes para o funcionamento de radio e TV,
fundamentando-se numa legislagdo consoante com o interesse publico. Embora
ndo tenhamos a ilusdo de que numa sociedade cépitalista esse problema seja
definitivamente solucionado, entendemos que o poder da comunicagio pode ser,
pelo menos, fiscalizado pela sociedade.

COMUNICARTE - Nt 20



A RTI G O S

Ivete Cardoso do CARMO

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

. HERZ, Daniel. A Histéria Secreta da Rede Globo. 13* ed., Porto Alegre:

Editora Ortiz, 1989.

. MATTELART, Michéle & Armand. O Carnaval das Imagens - A Ficcéo

na TV, Traducdo Suzana Calazans. Sdo Paulo: Brasiliense, 1989.

. SA, Antonio Alvaro Barbosa. Jornal Nacional: Politica e Ideologia.

Campinas, 1992. Dissertagdo Mestrado - Departamento de Ciéncia Politica
do Instituto de Filosofia e Ciéncias Humanas da Unicamp.

. SEVERINO, Antonio Joaquim. Educagio, Ideologia e Contra-Ideologia.

Sio Paulo: Editora Pedagdgica e Universitaria, 1986.

. SIMOES, Inima F., COSTA, Alcir H. & KEHL, Maria R. Um Pais no Ar -

Historia da TV Brasileira em trés canais. S3o Paulo: Brasiliense,
Funarte, 1986.

. SODRE, Nelson Werneck. Histéria da Imprensa no Brasil. 3¢ ed., Sio

Paulo: Martins Fontes, 1983,

. JORNAL FOLHA DE SAO PAULO. 20 e 23 de julho de 1995.

8. REVISTA IMPRENSA. As Concessdes de Radio ¢ TV no Mundo. n> 92,

8.

maio de 1995.
REVISTA SENHOR. 14 de julho de 1987.

10.REVISTA VEJA. n> 1401, 19 de julho de 1995.





