O INTRAPREENDEDORISMO E SUA RELAÇÃO COM A INOVAÇÃO EM EMPRESAS CONSOLIDADAS

Autores

  • Sílvio Aparecido dos SANTOS
  • Fernando César LENZI
  • Fabio Zaffalon RODRIGUES

Palavras-chave:

Empreendedorismo Corporativo, Intraempreendedorismo, Inovação

Resumo

Grandes empresas têm utilizado iniciativas isoladas, dentro de áreas funcionais estanques ou ainda em projetos organizados esporadicamente pela alta gestão, na sua busca pela inovação. Em geral essa atividade tem início através de um grande impacto causado pelo ambiente macroeconômico ou por uma manobra competitiva radical por parte de seus concorrentes. Entretanto, o cenário atual força as empresas inovadoras a desenvolverem comportamentos empreendedores ao invés de esforços concentrados e isolados de inovação em produtos ou processos. O empreendedorismo corporativo, qué tem tomado diversas formas, oferece uma alternativa: o lntraempreendedorismo, ou seja, o comportamento empreendedor posto em prática em empresas consolidadas. Este artigo relaciona o lntraempreendedorismo com a inovação nessas empresas. 

Referências

BAILEY, J. E. Intrapreneurship- Source of High Growth Startups or Passing Fad? Frontiers of Entrepreneuship Research. USA: Babson College, 1984.

BIRKINSHAW, J. M . Entrepreneurship in Multinational Corporations: The Characteristics of Subsidiary lnitiative. Strategic Management

Journal, v. 18, n. 3, p 207-230, 1997.

BURNS T. e STALKER, G. M. The Management of lnnovations. New York: Tavistock Publications, 1961.

BURGELMAN, R. A. Corporate Entrepreneurship and Strategic Management: lnsights From a Process Study. Management Science, v. 29, p. 1349-1364, 1983.

CHESBROUGH, H.W . Making Sense of Corporate Venturing Capital. Harvard Business Review, v. 80, n.3,p.90-97,2002.

CHRISTENSEN, C. M. The lnnovator's Dillemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail. 2. ed, New York: HarperBusiness, 2002. S.ASANTOS CLARK, K. B. e WHEELWRIGHT, S. C. Managing New Product and Process Development: Text and Cases. New York: Free Press, 1993.

DAFT, R. L. e BECKER, S. W. lnnovation in Organizations. New York: Elsevier, 1978.

DRUCKER, P. F. Inovação e Espírito Empreendedor "Entrepreneurship" - Prática e Princípios. São Paulo: Pioneira, 1987.

GALBRAITH, J. R. Designing the lnnovating Organization. Organizational Dynamics. v. 10, n. 3, p. 5-25, 1982.

GHOSHAL,A .; BARTLETT, C. A.T he lndividualized Corporation: a Fundamentally New Approach to Management. EUA: Harper Business, 1997.

FLANAGAN, J. C. A técnica do incidente crítico. Arquivos brasileiros da Psicologia Aplicada, abril/junho, p. 99-141 , 1973.

FOSTER, R. N.; KAPLAN, S. Creative Destruction: Why Companies that are Built to Last Underperform the Market - and How to Successfully Transform Them. EUA: Currency Doubleday, 2001.

HAMEL, G. Bringing the Silicon Valley lnside. Harvard Business Review, v. 77, n. 5, p. 50-84, 1999.

HANON, M. Venturing Corporations - Think Small to Stay Strong. Havard Business Review. Mai-June, 1976.

HISRICH, R. & PETER, M. P. Internai Venturing in Large Corporations: The New Business Venture Unit. Frontiers of Entrepreneurship Research. USA: Babson College, 1984.

KANTER, R. M. The Middle Manager as lnnovator. Harvard Business Review, n. 61, p. 95-105, 1982.

KANTER, R. M. When Giants Learn to Dance: Mastering the Challenges of Strategy, Management and Career in the 1990s. EUA: Simon & Schuster, 1989.

LAWL ER, E . E. & DREXL ER, J. A. Entrepreneurship in the Large Corporation: Is it Possible? Management Review. February, 1981, pp. 8-11.

MOHR , L. B. Determinants of lnnovation in Organization. The American Political Science Review, v. 53, p. 111-126, 1969.

MORSE, C. W. The Delusion of lntrapreneurship. Cong Range Planning, 19(6), Dec 1986, pp. 92-95.

OCDE. Manual de Oslo: Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica, FINEP, 1997.

PETERS, T.; WATERMAN, R. ln Sear ch of Excellence: Lessons from America's Best Run Companies. EUA: Harper & Row, 1982.

PINCHOT III, G. lntrapreneuring: Why Vou Don 't Have to Leave the Company to Become an Entrepreneur. EUA: Harper & Rw, 1985.

PINCHOT III, G. ln novation Th rough lntrapreneurship. Research Management. MarchApril, 1987, pp. 14-19. 75

PINCHOT III, G. lntrapreneuring: Por Que Você Não Precisa Deixar a Empresa Para Tornar-se um Empreendedor. São Pawlo: Harbra Ltda., 1989.

S HEPARD, H. A. lnnovation Resisting an d lnnovation Producing Organizations. The Journal of Business, v. 40, p. 470-477, 1967.

SPENCER J R . , L . M. e SPENCER , S. M. Competence at Work: models for superior performance. New York: John Wiley and Sons, 1993.

TUSHMAN, M. L.; O'REILLY Ili, C. A. Ambidextrous Organizations: Managing Evolutionary and Revolutionary Change. California Management Review, v. 38, n. 4, 1996.

UTTERBACK, J. M. The Process of Technological ln novation Within the Fir m . Academy of Management Journal, v. 14, p. 75-88, 1971.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2006-06-30

Edição

Seção

ARTIGOS