MUDANÇAS NA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA INDIVIDUAL E FAMILIAR NO BRASIL

Autores

  • Claudio Salvadori DEDECCA
  • Eliane ROSANDISKI
  • Marcelo Soares de CARVALHO
  • Carolina Veríssimo BARBIERI

Palavras-chave:

Mercado de Trabalho, Distribuição de Renda

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar que, num contexto de baixo crescimento econômico, o segmento da população com renda de capital pode preservar sua riqueza ampliando sua participação na renda total, enquanto para o segmento com renda do trabalho foi observada, além da perda de participação relativa, uma clara deterioração de seus níveis de rendimento. Neste contexto, as famílias de mais baixa renda encontraram menores possibilidades de se defenderem do contexto de redução do padrão de remuneração. Além disso, essas famílias tendem a apresentar um maior número de desempregados e inativos em sua composição.
Para realizar esta análise foram avaliados, a partir das informações disponibilizadas pelo IBGE, os indicadores de mercado de trabalho e das contas nacionais do final dos anos 90 e início dos anos 2000. A ênfase nas mudanças nos padrões distributivos  foi feita a partir da comparação dos anos de 1995, 1998 e 2002.

Referências

Dedecca, C. (2004) Brasil, o Novo Governo e o Desenvolvimento Social, mimeo, Campinas: Instituto de Economia da Unicamp.

Galbraith, J. (1998) Created Unequal, New York, The Free Press.

Hoffmann, R. (1998) Desigualdade e pobreza no Brasil no período 1979/97 e a inflência da Inflação e do Salário Mínimo, Economia e Sociedade, 11, Campinas: Instituto de Economia da Unicamp.

Hoffmann, R. (2002) A Distribuição da Renda no Brasil no período de 1992-2001, Economia e Sociedade, 2( 19), Campinas: Instituto de

Economia da Unicamp.

Mishel, L.; Bernstein, J. & Schimitt, J. (1998) Wage inequality in the 1990: measurement and trends, Economic Po licy lnstitute Working Papers, Washington D.C.: EPI.

UNDP (2004) Human Development Report2004, New York: United Nations Development Programme.

Downloads

Publicado

2006-06-30

Edição

Seção

ARTIGOS