PERCEPÇÕES DO CLIENTE EXTERNO QUANTO À COMUNICAÇÃO NO SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL
Palavras-chave:
cliente, telefonia móvel e comunicaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo identificar o posicionamento dos clientes externos no que se refere ao processo de comunicação desenvolvido pela sua operadora de telefonia móvel, esta a mais antiga do setor no Estado de Pernambuco. Como forma de coleta de dados foram aplicados 50 questionários, cujos resultados se encontram agrupados em quadros com posterior análise individual. Os resultados apontaram que um número considerável dos clientes pesquisados afirmou que a comunicação da empresa é vista como regular e que as informações repassadas são imprecisas
Referências
BROWN, S. A. CRM - Customer Relationship Management-Uma ferramenta estratégica para o mundo e-business. São Paulo: Makron Books, 2001.
CARLI NI JU NIOR, R. J. Marketing de Relacionamento: identificação e reconquista dos clientes perdidos entre os estabelecimentos gastronômicos associados à ABRASEL-PE. Cadernos da FACECA. São Paulo, v. 12, n21, p. 75-86, Jan./Jun. 2003.
CHIAVENATO, 1. Administração nos novos tempos. 22 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
GORDON, 1. Marketing de relacionamento: estratégias, técnicas e tecnologias para conquistar clientes e mantê-los para sempre. São Paulo: Futura, 1998.
KOTLER, P. Administração de Marketing. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 1996.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: L TC editora, 1995.
RAMPAZZO, L. Metodologia Científica para os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. São Paulo: edições Loyola, 2002.
TAVARES, C. M. Gestão Estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.
VAVRA, T. G. Marketing de Relacionamento: after marketing. São Paulo: Atlas, 1993.
ZYMAN, S.; SCOTT, M. A Força da Marca. Rio de Janeiro: Campus, 2001.