UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO ORGANIZACIONAL EM CENTROS DE RESSOCIALIZAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Fabiana de Castilho MACRI
  • José Nicolás Albuja SALAZAR

Palavras-chave:

Organização Prisional, Gestão lnterorganizacional, Ressocialização

Resumo

Este artigo apresenta um estudo realizado em três unidades prisionais, conhecidas como Centros de Ressocialização (CRs). Por intermédio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e dos convênios assinados com ONGs, o Estado de São Paulo mudou a forma de administrar a pena de privação de liberdade nessas organizações, contribuindo para a quebra de antigos paradigmas que interferiam diretamente no processo de reabilitação. Isso tem gerado uma administração diferenciada baseada em mudanças organizacionais. Além da gestão interorganizacional, evidencia-se a necessidade de alinhar a organização em termos de processo para que isso contribua na devolução de um maior número desses indivíduos aptos a viver novamente em sociedade.

Referências

CARVALHO FILHO, Luis F. A prisão. São Paulo: Publifolha, 2002.

FARIA, J.C. Administração - Introdução ao Estudo. 5ª ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

FISCHER, Rosa M. Poder e Cultura em Organizações Penitenciárias. Tese (livre-docência)- Faculdade de Economia e Administração, USP, São Paulo, 1989.

HAMPTON, David R. Administração-Processos Administrativos. São Paulo: McGraw-Hill, 1990.

MAXIMIANO, A.C. Amaru. Introdução à administração. 5ª edição, São Paulo: Atlas, 2000.

MORGAN, Gareth. Imagens da Organização: edição Executiva. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2002.

PORTER, Michael E. Competição = On competition: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

SALAZAR, José N. A. Avaliação da eficácia organizacional: Uma abordagem adequada para a organização latino-americana. Dissertação (mestrado em administração. Escola de Administração de Empresas de São Paulo): FGV-SP, 1985.

SALLA, Fernando. As prisões em São Paulo: 1822-1940. São Paulo: Annablume, 1999.

SANTOS, Mirtes C. A. dos. A Competitividade e a Cadeia de Agregação de Valor. Caderno de . Pesquisas em Administração, São Paulo, V. 1, nº 2, 1 º semestre, 1996.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria Estadual da Administração Penitenciária. [ online ). Disponível na internet: http://www.admpenitenciaria.sp.gov.br. Acesso em 03 de junho de 2002.

SÃO P AULO (Estado). Secretaria de Administração Penitenciária. [online]. Disponível na internet: http://www.eap.sp.gov.br/historia2.htm. Acesso em 21 abril 2003.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Administração Penitenciária. [on line]. Disponível na internet: http://www.admpenitenciaria.

sp.gov.br Acesso em 15 janeiro 2004.

SILVA, Roberto. A eficácia sócio-pedagógica da pena de privação de liberdade. Tese (Doutoramento em Educação). Faculdade de

Educação. USP, 2001.

SILVA, Roberto. O que as empresas podem fazer pela Reabilitação do Preso. São Paulo: Instituto Ethos, 2001.

Downloads

Publicado

2005-06-30

Edição

Seção

ARTIGOS