BALANÇO DE INDICADORES: UM MODELO GERENCIAL ESTRATÉGICO

Autores

  • Gideon Carvalho de Benedicto
  • Ricardo Lopes Cardoso

Resumo

Os tempos modernos, marcados pela competição, tecnologia e uma gestão participativa, demandam grandes mudanças no modo como as organizações gerenciam seus recursos e medem seus resultados. Exigem também uma mudança na forma de avaliar o desempenho dos seus gestores.

Referências

ALLEN, Richard. "O processo de criação da visão." In: Revista HSM Management. São Paulo, Editora Savana, ano 2, nº 9, pp. 18-22,

jul-agosto/1998.

DRUCKER, Peter F. Administrando para o Futuro. São Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1992.

GARVIN, David A., NAYAK, P. Ranganath, MAIRA, Arun N. e BRAGAR, Joan L. "Aprender a aprender." In: Revista HSM Management. São Paulo, Editora Savana, ano 2, nº 9, pp. 58-64, jul-agosto/1998.

HAMMER, Michael. "A empresa voltada para processos." In: Revista HSM Management. São Paulo, Editora Savana, ano 2, nº9, pp. 6-9, jul-agosto/1998.

JOHNSON, H. Thomas. Relevância Recuperada. São Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1994.

KAPLAN, Robert S. e NORTON, David P. A Estratégia em Ação. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1997.

KAPLAN, Robert S. e JOHNSON, H. Thomas. Contabilidade Gerencial. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1993.

MACHADO, Antonio Carlos. Sistema de Informações para Gestão Econômica no Comércio Varejista: Estudo dos Principais Modelos de Decisões Envolvidos. Dissertação de mestrado apresentada à FEA/USP, São Paulo, 1997.

YOSHIKAWA, Dorivaldo Mikio. Contribuição ao Estudo da Utilização de Indicadores Estratégicos de Gerenciamento - "Scorecards"- pela Controladoria em Instituições Financeiras. Dissertação de mestrado apresentada à FEA/USP, São Paulo, 1997.

Downloads

Publicado

1999-06-30

Edição

Seção

ARTIGOS