UMA ABORDAGEM DA IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Palavras-chave:
Ética, Normas, Conduta, ResponsabilidadeResumo
O propósito deste artigo é apresentar a importância da ética nas organizações. Este é um assunto que deve ser estudado, pesquisado e essencialmente praticado, sobretudo no mundo globalizado, com atuação das empresas para além das fronteiras do país de origem. A ética é necessária para nortear a condução de negócios empresariais. O agir eticamente nos negócios, poderá gerar satisfação e fidelidade de seus consumidores, podendo ser um diferencial que, certamente, contribui para a competitividade. Para isso, as empresas precisam exigir de seus gestores constante atualização para estarem sempre prontos para as tomadas de decisões, mas com ética e responsabilidade.
Referências
ARRUDA, Maria Cecília Coutinho, Ética na Administração de Marketing: um estudo exploratório no campo da comunicação e conceito de produtos, serviços e idéias. Tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1986.
ARRUDA, Maria Cecília Coutinho. Código de Ética – Um Instrumento que Adiciona Valor. São Paulo: Negócio Editora, 2002.
ARRUDA, Maria Cecília Coutinho, WHITAKER, Maria do Carmo, RAMOS, José Maria Rodri- guez, Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica. São Paulo: Editora Atlas, 2001.
CASE, Thomas A. e BOTELHO, José Maria. Gerenciamento da Carreira do Executivo Brasileiro: uma ciência exata. São Paulo: Editora Catho, 2001.
COHEN, David. “Os dilemas da Ética.” In: Revista Exame. São Paulo: Editora Abril, Edição 792, v. 37, nº 10, p. 35-43, maio 2003.
DICIONÁRIO VIRTUAL MICHAELIS. UOL, consultado em 26 de agosto 2002 – disponível no site http://www.uol.com.br/bibliot/dicionar
KANITZ, Stephen – Artigo Publicado na Revista Veja – Seção: Ponto de Vista, Edição 1684 ano 34, no 3, 24 de janeiro de 2001.
KEEGAN, Warren J. & GREEN, Mark C. “Princípios de Marketing Global”. São Paulo: Editora Saraiva, 2000.
KRUGMAN, Paul, Artigo traduzido por MIGLIACCI, Paulo, Cobiça e desonestidade são premiadas no mundo empresarial. Jornal Folha de São Paulo – Caderno B1 – 05 junho 2002.
LAMA, Dalai. Uma Ética para o Novo Milênio. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.
LICHT, René Henrique, Ética Organizacional: Busca de um Modelo Compreensivo para Comportamentos Morais, tese de doutoramento apresentada à FEA-USP, São Paulo, 1996.
NASH, Laura L. Ética nas Empresas, São Paulo: Makron Books, 1993.
NASH, Laura L. Ética nas Empresas, São Paulo: Makron Books, Edição Atualizada, 2001.
ROSENBURG, Cynthia. “A Ética Fora do Papel.” In: Revista Exame – Edição Especial. São Paulo: Editora Abril, Edição 781, v. 36, nº 25, p. 40-41, dez. 2002.
SOUR, Robert Henry. Seminário “Ética Empresarial” – Versão setembro/1999