MARKETING DE RELACIONAMENTO: IDENTIFICAÇÃO E RECONQUISTA DOS CLIENTES PERDIDOS ENTRE OS ESTABELECIMENTOS GASTRONÔMICOS ASSOCIADOS À ABRASEL-PE

Autores

  • Reginaldo José CARLINI JUNIOR

Palavras-chave:

identificação, clientes, perdidos, reconquista , retenção

Resumo

Este artigo busca compreender a importância do processo de identificação e reconquista dos clientes perdidos entre os estabelecimentos gastronômicos associados à ABRASEL-PE (Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento). Foram aplicados 49 questionários como forma de coleta de dados cujos resultados se encontram agrupados através de tabelas com posterior análise individual. Os resultados demonstraram a preocupação recente dos proprietários desses estabelecimentos de criar e manter sólidos relacionamentos com os seus clientes atuais. Entre as estratégias de retenção desenvolvidas, destacam-se a identificação dos clientes que deixaram de freqüentar o estabelecimento e as ações realizadas para reconquista dos mesmos. Os associados à ABRASEL-PE estão cientes de que, ao identificarem um cliente perdido, poderão descobrir o que motivou o seu abandono e como os outros podem estar se sentindo. As informações desses clientes podem ser usadas para evitar que outros sejam atingidos e também deixem de freqüentar o estabelecimento.

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Publicado

2003-06-30

Edição

Seção

ARTIGOS