PROPOSTA DE USO DE SIMULADOR NO ENSINO DA CONTABILIDADE GERAL

Autores

  • Antonio Marcos FAVARIN

Palavras-chave:

Simulador, Ensino da Contabilidade, Educação, Jogos de Empresas, Teoria dos Jogos

Resumo

As estratégias de ensino da Contabilidade Geral, em vez de contribuírem para o aprendizado, têm estigmatizado a Contabilidade como incapaz de servir como instrumento de apoio para a tomada de decisão. Propõe-se que um simulador de transações em forma de jogo, baseado na teoria dos jogos e usando uma abordagem cognitivista, possa envolver o aluno no processo de tomada de decisões das empresas, contribuindo para o aprendizado. Apresentando resultados de uma pesquisa-ação, conclui o autor que a aplicação do método se mostrou um eficiente instrumento de motivação no ensino, tanto em relação ao aproveitamento do conteúdo programático quanto para proporcionar aos educandos uma visão holística e interdisciplinar, desejada na formação dos contadores.

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Publicado

2003-06-30

Edição

Seção

ARTIGOS