ANÁLISE DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UMA GESTÃO BASEADA NAS COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE ESTE NOVO MODELO DE GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Palavras-chave:
Gestão de pessoas, capital humano, transformação, competênciaResumo
Ao abordar o processo de Gestão nas Organizações, sejam elas públicas ou privadas, há de se destacar as mudanças que estão surgindo em relação ao diferencial competitivo baseado no capital humano que a elas pertence.
Por meio das identificações das transformações que surgiram em relação aos "recursos humanos", surge um novo modelo de gerenciamento de pessoas que deixa de favorecer a estrutura hierárquica dos cargos e enobrece as habilidades e competências necessárias ao sucesso das organizações e seus parceiros, dentre eles: clientes, fornecedores, funcionários, acionistas, etc.
Por intermédio deste novo modelo de gerenciamento, o funcionário é avaliado conforme o grau de desenvolvimento de suas competências;isto ocorre de maneira direta nas atribuições e responsabilidades desenvolvidas pelas pessoas, sendo este o ideal estabelecido para a compreensão da necessidade de se obter uma Gestão baseada na Competência.
Referências
BARBALHO, C. R. S. Gestão baseada nas competências. Disponível em: http://acd.ufrj.br/ sibi/snbu/snbu2002/ oralpdf/26.a.pdf. Acesso em: 29/março/03.
CARVALHO, J. L. A Empresa Brasileira: Dimensão Humana e sua representação. Disponível em: Acesso em: 24/agosto/02.
COSTA, T. M. Z. A. Gestão de conhecimento é prática em evolução. Disponível em: Acesso em: 24/agosto/02.
OUTRA, J. S. et ai. Gestão por Competência: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. 2ª edição, São Paulo: Editora Gente, 2001.
FERNANDES, B. H. R. Gestão por Competên cias e Resultados Estratégicos: O caso de uma empresa do setor de saneamento. VI SEMEAD (Simpósio de Administração)/FEA/USP.Período: 25 e 26/março/03.
FISCHER,A. L. etal. GestãoporCompetência: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. 2ª edição, São Paulo: Editora Gente, 2001.
MILKOVICH, G.T., BOUDREAU, J. W. Administração de recursos humanos. 1ª edição, São Paulo: Atlas, 2000.
ULRICH, D. Oscampeõesderecursoshumanos: inovando para obter os melhores resultados (Human resources champions) Tradução de Cid Knipel, São Paulo: Futura, 1998.