O EMPREGO AGRÍCOLA E O EMPREGO RURAL NO BRASIL NO PERÍODO DE 1981 A 1990
Resumo
As transformações estruturais do sistema capitalista em curso impactam diretamente a questão do emprego, colocando-o como um dos problemas da maior gravidade para as sociedades contemporâne as, isto porque ele deixou de ser um tema específico de um determina do país e passou a ter um alcance global, principalmente a partir da emergência das graves crises econômicas que afetaram as principais economias capitalistas nas últimas décadas.
Referências
AGUIRRE, B.M.B. (1989). Perspectivas do mercado de trabalho rural no Brasil. Anais do XXV/1Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, Piracicaba (SP).
BALSADI, O.V. Força de trabalho na agricultura brasileira no período 1988-95. Mimeo, 18 pg, s/d.
FIBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Vários Anos. GRAZIANO DA SILVA, J. (1996).0 novo rural brasileiro. Anais do XX/V EncontroNacional de Economia, Águas de Lindóia (SP).
GRAZIANO DA SILVA, J. (1995). Urbanização e pobreza. ln: RA MOS, P. e REYDON, B.P. (orgs.). Agropecuária e Agroindústria no Brasil: Ajuste, Situação Atual e Perspectivas. UNICAMP/IE/NEA ABRA, Campinas (SP).
GRAZIANO DA SILVA, J. (1995) . Evolução do emprego rural e agríco la. Anais do XXX/11 Congresso Brasileiro de Economia e Sociolo gia Rural, Curitiba (PR).
GRAZIANO DA SILVA, J. (1994). Evolução do emprego rural na década de oitenta. ln:MATTOSO, J.E.L e outros (orgs.). O Mundo do Traba lho,MTb/PNUD SCRITTA-UNICAMP/CESIT, São Paulo (SP).
MARTINE, G. (1989). Modernização agrícola e emprego rural no pós guerra. Anais doXXV/1Congresso Brasileiro de Economia e Socio logia Rural, Piracicaba (SP).