O GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO E AS EXIGÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO
Resumo
Em 1941, foi criada a Faculdade de Ciências Econômicas que, justa mente com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, integrava as Faculdades Campineiras, núcleo básico do que veio a ser a U.C.C. (Universidade Católica de Campinas), mais tarde convertida em Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Hoje, a Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas - FACECA, que deriva da antiga Faculdade de Ciências Econômicas, é, desde a criação dos cursos de Ciências Administrativas (em 1967) e de Ciências Contábeis, a maior unidade da PUC-Campinas, com 4.340 alunos, dos quais, aproximadamente, 2.240 estão cursando Ciências Administrativas.
Referências
ALVES, Rubens. O preparo do educador. 8ª edição. Rio de Janeiro: Ed. Graal. O educador: vida e morte, BRANDÃO, Carlos R., CHAUÍ, Marilena S. & FREIRE, Paulo (Organizadores), 1982, p. 13-28.
CASTANHO, Maria Eugênia. Paradigmas de currículo diante da nova ordem mundial. Campinas: PUC-Campinas, Série Acadêmica n.º 1, 1995, 36 p.
CHAUÍ, Marilena de Souza. O que é ser educador hoje? Da arte à ciência: a morte do educador. 8ª edição. Rio de Janeiro: Ed. Graal. O educador: vida e morte, BRANDÃO, Carlos R., CHAUÍ, Marilena S. & FREIRE, Paulo (Organizadores), 1982, p. 51-70
CORREIO POPULAR. Artigos e anúncios diversos de 1997 e 1998 acerca de exigências de uma segunda língua por parte das empre sas da região.
CRESPIN, Lucinéia & SOUSA, José Eduardo R. Fatores de influência na relação universidade-empresa. Cadernos da FACECA, Campi nas, v. 4, n. 2, p. 35-64, jul./dez., 1995.
DOWBOR, Ladislau. Novos espaços do conhecimento. Campinas: Transinformação, v. 7 n.º 1/2/3, janeiro/dezembro 1995. p. 15-32.
FREIRE, Paulo. Educação. O sonho possível. 8ª edição. Rio de Janei ro: Ed. Graal. O educador: vida e morte, BRANDÃO, Carlos R., CHAUÍ, Marilena S. & FREIRE, Paulo (Organizadores), 1982, p. 89-102.
GIFE. Anais do Encontro Ibero-Americano do Terceiro Setor. Grupo de Institutos, Fundações e Empresas - GIFE, Rio de Janeiro, 1996
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas, São Paulo, 1990.
GRAMSCI, Antônio. Concepção dialética da história. 7ª edição. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1987, 341 p.
HSM MANAGEMENT - Mesa-redonda: A empresa do ano 2020, HSM Management, São Paulo, ano 1, n. 1, março/abril 1997. p. 38-46.
HSM MANAGEMENT -Reportagem: Universidades empresariais, HSM Management, São Paulo, ano 1, n. 5, novembro/dezembro 1997. p. 118-124.
JANNUZZI, Paulo de Martino & SOUSA, José Eduardo R. Recent trends for economical development in Campinas Region: Draft for discussion. Anais do Seminário Urban Growth and enviromental management - na international challange, Liverpool, jan. 1997.
KEY, Helen - Questão de título. HSM Management, São Paulo, ano 1, n. 1, março/abril 1997. p. 48-51.
KOTTER, John P. As chaves para o sucesso. Entrevista a HSM Management, São Paulo, ano 1, n. 2, maio/junho 1997. p. 30-36.
LISBÔA, Maria das Graça C. A educação: da Idade Média às humani dades nos dias de hoje. Campinas: PUC-Campinas, 1994.
__________, Primórdios da idéia de universidade no Brasil. Campinas: PUC-Campinas, 1994.
LORENZ, Konrad. Os oito pecados mortais do homem civilizado. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988 116p.
MARTINS, José do Prado. Didática geral. 2ª Edição. São Paulo: Atlas, 1990, 231 p.
OLIVEIRA, Marcelle Colares -A formação e a inserção no mercado de trabalho dos bacharéis em Ciências Contábeis graduados no muni cípio de Fortaleza, Dissertação de Mestrado, São Paulo, 1995.
PUC-Campinas. Manual de informações para o candidato. Comissão Permanente do vestibular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas: PUC-Campinas, 1996 e 1997.
__________. Comissão de Carreira Docente. Relatório Final do I Seminário de Avaliação de Carreira_Docente. Ofício Circular 04,1994.
__________. Guia Acadêmico. Campinas: FCECA- PUCCAMP, 1994, 74 p.
__________. Anais do li Seminário sobre Currículo. Campinas: PUC-Campinas, agosto de 1996.
De SORDI, Mara Regina. A prática de avaliação do ensino superior.
São Paulo: Cortez: Campinas: PUC-Campinas, 1995, 135 p.
SOUSA, José Eduardo R. Ensino e aprendizagem em sala de aula - relato de uma experiência metodológica no ensino de Administra ção. Cadernos da FACECA, Campinas, v. 1, n. 1, p. 9 - 14, nov. 1993.
__________. Gestão tecnológica e o currículo do Curso de Administração. Anais do li Encontro_Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, São Paulo. set. 1991.
SOUSA, José Eduardo R. & BRAGA, Nancy Gorgulho C. Cenários de futuro para a FACECA. Cadernos da FACECA, Campinas, no prelo.
TEIXEIRA, Maria Odeth Pereira de Almeida. - Estudo sobre a trajetória profissional e percepções de graduados em administração na FEA/ USP, Dissertação de Mestrado, São Paulo, 1993.
TRIPODI, Tony, FELLIN, Phillip & MEYER, Henry. Análise da pesquisa social. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves editora S.A., 1975, 338 p.
VOGL, A. J. As chaves para o sucesso. HSM Management, São Pau lo, ano 1, n. 2, maio/junho 1997. p. 30-36.
WILD, Ray. Na novas escolas de administração. HSM Management, São Paulo, ano 1, n. 2, maio/junho 1997. p. 92-98.