PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA CAMPINAS E REGIÃO: PARTE III- PROJEÇÃO DE ESTUDANTES POR NÍVEL DE ENSINO PARA 1995-2005
Resumo
Todo processo de formulação de políticas sociais envolve- ou pelo menos deveria envolver- a avaliação quantitativa da população-alvo a que ela se destina, no horizonte de tempo em que se planeja sua atuação. Seja na ampliação da rede de postos de saúde, na extensão da cobertura da rede de abastecimento de água e saneamento básico, na implantação de programas de "renda mínima" ou no provimento de vagas em escolas públicas, é fundamental que o agente formulador disponha de estimativas da população presente e futura a ser atendida pelos programas. E em um contexto em que municípios e consórcios municipais passam a ter um papel cada vez mais importante na defini ção, implementação e financiamento de políticas sociais - como vem se delineando no país desde meados dos anos 70 (Daniel 1988) - torna-se ainda mais premente a produção de estatísticas sociais e a elaboração de projeções demográficas a nível espacialmente mais de sagregado, em âmbito micro-regional e local.
Referências
DANIEL, C. O poder local no Brasil urbano. Espaço e Debates, São Paulo,n.24,p.27-39,1988.
JANNUZZI, P.M. Projeções populacionais para Campinas e Região: Parte 1 -Tendências demográficas da Região Administrativa de Cam pinas 1970-1993., Campinas, Cadernos da FACECA, Campinas, 5(1): 101-114,jan/jun, 1996a.
__________. Projeções populacionais para Campinas e Região: Parte li-cenários demográficos para 1995-2025. Cadernos da FACECA, Campinas, 5(2): 51-77, jul/dez, 1996b.
NAÇÕES UNIDAS Projection methods for integrating population variables into development planning: conceptual issues and methods for preparing demographic projections. New York: UN/ESA, vol.1:1,1989.
__________. Projection methods for integrating population variables into development planning: methods for preparing scho/1 enrolment, labour force and employment projections. New York: UN/ESA, vol.1:2,1990.
PATARRA,N., BÓGUS,L. & BAENINGER,R. Migração, Emprego e Pro jeções Populacionais: A Pesquisa Regional por Amostra Domicili ar. Campinas, Revista Brasileira de Estudos Populacionais, Cam pinas, v. 13, n.1, 1996.
SHORTER, F.C. et ai Computational methods for population projections. New York: Population Council, 1995