UMA REFLEXÃO ACERCA DA EVIDENCIAÇÃO
Resumo
As Demonstrações Contábeis de uma dada entidade, em seu conjun to, devem oferecer tanto elementos para que a Contabilidade, atinja sua finalidade de Controle e Planejamento do Patrimônio, quanto infor mações que permitam, à Diretoria e aos demais usuários, a verificação de resultados e o alcance de metas estabelecidas. É, portanto, função essencial da Contabilidade fornecer informações úteis e transparen tes. Não obstante ser esta característica inerente ao próprio pro cesso contábil, ela representa um desafio constante aos contabi listas e contadores. A crescente complexidade do mundo econô mico levou à necessidade de se criar os diversos relatórios extraí dos das Demonstrações Contábeis, auxiliares na avaliação do em preendimento e no controle da gestão e tomada de decisões, haja visto que, com este processo, a estrutura das mesmas, por si, tornar se-á incipiente para abranger todo o contingente de informações requeridas.
Referências
AQUINO, Wagner de, SANTANA, Antonio Carlos de. Evidenciação. Cadernos de Estudos FIPECAFI [s.e.], no. 05, p. 20-45, jun. 1992.
CARDOZO, Júlio Sérgio de Sousa .Curso Básico de Auditoria: normas e procedimentos. CRC do Estados de São Paulo (org.). São Paulo: Atlas, 1992. 309 p.
IUDICIBUS, Sérgio de. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 1989. 305 p.
GELBCKE, Ernesto Rubens, IUDiCIBUS, Sérgio de, MARTINS, Eliseu. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações. São Paulo: Atlas, 1990. 778 p.
McGREE, James, PRUSAK, Laurence. Gerenciamento Estratégico da Informação. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1995. 238 p.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de Informações Gerenciais. São Paulo: Atlas, 1992. 256 p.
TEIXEIRA, Dalton Fernandes. Qualidade de atendimento: um modelo para a excelência. Fortaleza: UECE, 1995. (Monografia Pós-Gra duação)