POLÍTICA DE ABASTECIMENTO: o caso da CEASA - Campinas

Autores

  • Cândido Ferreira da SILVA FILHO

Palavras-chave:

abastecimento, comercialização

Resumo

Análise da intervenção governamental no abastecimento, procurando verificar suas contribuições para o desenvolvimento da produção de horligranjeiros, o aumento da eficiência do processo de comercialização, a diminuição de preços e o desenvolvimento de canais alternativos para a comercialização destes gêneros agrícolas.

A avaliação da intervenção governamental no abastecimento foi feita a partir do estudo das Centrais de Abastecimento de Campinas S.A. (CEASA-Campinas). Compararam-se os objetivos da política de abastecimento com os resultados alcançados pela CEASA-Campinas.

Os resultados indicaram que a CEASA-Campinas desenvolveu iniciativas com vistas à melhoria da produção e da comercialização de alimentos e ao atendimento das necessidades da população carente. Todavia, a parlir do momento em que a gestão passou a ser de responsabilidade exclusiva da Prefeitura Municipal de Campinas, suas iniciativas ganharam um caráter mais comercial, voltado às questões locais.

Referências

COELHO, Y.P.Histórico da CEASA/Campinas em suas várias administrações. Campinas, CEASA, 1991. Mimeogr.

MAIMON, D.Avaliação das CEASAs, enquanto política de abastecimento. Conjuntura Alimentos. São Paulo, v. 5, n. 2, p. 13-24,jun. 1993.

PEREIRA, M. T. Análise da política de centrais de abastecimento. Piracicaba, 1990. Dissertação (Mestrado em Economia Agrária) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS & SOCIEDADE CIVIL DE PLANE­JAMENTO LTOA. Estudo de viabilidade técnico-econômica da Central de Abastecimento de Campinas, 1971.

UENO, L. H. Estudo sobre alterações na localização do cinturão verde de São Paulo, no período 1979-84. Agricultura em São Paulo, São Paulo, v.36, n. 2, p. 97-145, 1989.

VAREJÕES: 12 anos de implantação. Conjuntura Alimentos, São Paulo, v. 4, n.1, p. 14-21, maio 1992.

Downloads

Publicado

2001-06-30

Edição

Seção

ARTIGOS