CCQ - CÍRCULOS DE CONTROLE DA QUALIDADE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E CRESCIMENTO DO SER HUMANO
Palavras-chave:
Qualidade Total, Círculos de Controle da Qualidade, Motivação, Desenvolvimento das pessoasResumo
Este artigo propõe, a partir de uma experiência vivida na Mineração Rio do Norte SA - MRN, uma reflexão sobre a participação de todas as pessoas da organização na promoção da qualidade de seus processos e produtos, sob a premissa de que todos pensam, todos podem e todos devem participar.
Dentre diversos programas desenvolvidos com o objetivo de democratizar a gestão nas empresas, tratamos neste texto do CCQ (Círculos de Controle da Qualidade) como forma de desenvolvimento das pessoas e ferramenta de
eliminação de fatores agressivos e condições desfavoráveis de execução do trabalho, levada a cabo, de forma voluntária e autônoma, pelos próprios executantes.
Referências
CCQ- Círculos de Controle da Qualidade
A. M. Barros Filho, JussaraA. Sousa, Rejane F. Nascimento.
Apostilas de Treinamento elaboradas na MRN.
Motivação A. M. Barros Filho, Ana Cleide Sarubi, Júlio C. Vasconcelos.
Trabalho Acadêmico sob orientação do Prof. Durval Castro - Curso Seqüencial de Administração de Recursos e Produção - PUC-Campinas (2000).
Formação de Promotores de CCQ Ruarinho F. dos Santos- FDG
Qualidade Total no Estilo Japonês Falconi, Vicente - FDG
Introdução a Administração Maximiano - Editora Atlas
Motivação Bergamini, Cecília W. - Editora Atlas
Motivação Humana Kondo, Oshio - Editora Gente