O SETOR MINERAL E O PADRÃO DE DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO
Resumo
Uma política econômica coerente deve fornecer suporte para a implantação e desenvolvimento de determinado regime de acumulação ou padrão de desenvolvimento. A política mineral habita o universo da política econômica nacional, por isso, para melhor compreendê-la é importante contextualizá-la, isto é, tomar o padrão de desenvolvimentoeconômico como referência à sua determinação. Esse é o objetivo desse artigo, através do estudo do desenvolvimento econômico nacional a partir da Revolução Industrial inglesa, mostrar como a ele se conforma a política mineral brasileira.
Referências
BARROS DE CASTRO, A. & PIRES DE SOUZA, F. E. A economia brasileira em marcha forçada.
Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1985, 217p.
CARDOSO, E.A. & FISID.,OW, A. Macroeconomia da divida externa. São Paulo, Brasiliense, 1989, 183p.
LARA RESENDE, A. A ruptura no mercado internacional de crédito. ln: ARIDA, P. (org) Divida externa, recessi1o e ajuste estrutural; o Brasil diante da crise. 3ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983,206p.
OLIVEIRA SÁ. P. C. R. & MARQUES, M. I. Vinte anos de politica mineral. ln: PEREIRA, O. D. Política mineral da Brasil; dois ensaios críticos. Brasília, MCT/CNPq (Coleção Recursos Minerais), 1987.
SUZIGAN, W. A indústria brasileira após uma década de estagnação; questões para uma política industrial. Campinas, IE/UNICAMP, Texto para discussi1o nº 5,1992.
TAVARES, M. C. Da substituição de importações ao capitalismo financeiro; ensaios sobre economia brasileira. 7ª ed., Rio de Janeiro, Zahar, 1978, 263 p.