Avaliação da sustentabilidade da água no meio urbano no contexto da dinâmica do "grupo de pesquisa em sustentabilidade urbana e regional" da universidade Federal de São Carlos

Autores

  • Ricardo Siloto da Silva
  • Bernando Arantes do Nascimento Teixeira
  • Ioshiaqui Shimbo
  • Sandra Regina Mota Silva

Palavras-chave:

gestão das águas, indicadores ambientais, métodos de análise e avaliação, processos participativos, sustentabilidade

Resumo

O Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade Urbana e Regional, constituído a partir de 1999 na Universidade Federal de São Carlos, tem como objetivo central buscar o conhecimento sobre a sustentabilidade dos diferentes componentes do meio citadino, incluindo os sistemas relacionados à água. Focado originalmente nos aspectos inerentes à engenharia urbana, o grupo teve seu início a partir de pesquisa cujo objetivo era avançar no proposto pela Agenda 21 em termos de implantação de sistemas de monitoramento ambiental baseados em indicadores inseridos em sistemas específicos de avaliação. Assim foi consolidado o arcabouço conceitual que apoiou a elaboração de um método para análise e avaliação de sustentabilidade, na sua dimensão ecológica, de projetos de urbanismo e fluxo de água no meio urbano. Num segundo momento, o grupo vem atuando no estudo da incorporação de princípios e indicadores de sustentabilidade em políticas públicas urbanas, bem como na utilização de indicadores socialmente reconhecíveis para o monitoramento dessas políticas. Por meio da ampliação de seu escopo, tem também abrangido aspectos das dimensões social e econômica, aplicando como diretriz estratégica a utilização de processos participativos que envolvem pesquisadores, funcionários e técnicos municipais e segmentos da sociedade civil, e contemplando, simultaneamente, as atividades de intervenção, de capacitação e de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Catuzzo, H. (2002). Análise da política urbanística considerando a inserção de princípios e diretrizes de sustentabilidade: estudo de caso da cidade de Jaboticabal. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, Universidade Federal de São Carlos.

Figueiredo, G.A.B.G. (2000). Sistemas urbanos de água: aplicação de método para análise de sustentabilidade ambiental de projetos. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, Universidade Federal de São Carlos.

Fontes, N. (2003). Categorias de espaços livres públicos de lazer e indicadores de disponibilidade: Jaboticabal, SP. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, Universidade Federal de São Carlos.

Junqueira, C.A.R. & Silva, R.S. (2005). Usos sustentáveis para fundos de vales - aplicação de método de análise na micro-bacia do córrego Santa Maria do Leme, São Carlos, SP. Proceedings of the International Congress on Environmental Planning and Management. Environmental Challengers of Urbanization. Brasília.

Milanez, B. (2002). Resíduos sólidos e sustentabilidade: princípios, indicadores instrumentos de ação. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, Universidade Federal de São Carlos.

Miranda, A.B. (2003). Abastecimento de água e esgota- mento sanitário: principios e indicadores de sustentabilidade numa cidade de médio porte. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, Universidade Federal de São Carlos.

Pinho, P.M.O. (1999). Aspectos ambientais da implantação de vias marginais em áreas urbanas de fundos de vale. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, Universidade Federal de São Carlos.

Reis, P.O. (2004). Incorporação de diretrizes bioclimáticas e de acessibilidade no projeto urbano: estudo de caso na cidade de Jaboticabal, SP. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, Universidade Fede- ral de São Carlos.

Russo, R.A. (2005). Aplicação do Indicador de proximidade de áreas verdes urbanas na cidade de Jaboticabal, SP. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, Universidade Federal de São Carlos.

Salas, J.C.G. (2005). Qualidade de vida urbana: deli- neamentos para sua operacionalização. Dissertação - Pro- grama de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, Uni- versidade Federal de São Carlos.

Silva, A.S. (2005). Entidades da sociedade civil, adminis- tração pública e as dimensões da sustentabilidade: estudo de caso Projeto Jaboticabal Sustentável. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, Universidade Federal de São Carlos.

Silva, R.S.; Teixeira, B.A.N.; Silva, S.R.M. & Figueiredo, G.A.B.G. (1999). Urbanismo e saneamento urbano susten- táveis: proposição de método para análise e avaliação de projetos - Relatórios 1 a 5: Relatórios de pesquisa.

Silva, S.R.M. (2000). Indicadores de sustentabilidade urbana: as perspectivas e as limitações da operaciona- lização de um referencial sustentável. Dissertação - Pro- grama de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, Universidade Federal de São Carlos.

Teixeira, B.A.N. (coord). (2004). Incorporação de princí- pios e indicadores de sustentabilidade na formulação de políticas urbanas em pequenos e médios municípios. Rela- tório final. Fapesp.

Vianna, A.V.N. (2002). Análise de sustentabilidade ecológica de projetos urbanos: avaliação do método PESMU aplicado a fundos de vale em Ribeirão Preto, SP. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, Universidade Federal de São Carlos.

Visintin, T.M. (2004). Sistematização e análise de indicadores urbanísticos de qualidade de vida. Iniciação científica. Engenharia Civil, Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

2005-12-31

Como Citar

Silva, R. S. da, Teixeira, B. A. do N., Shimbo, I., & Silva, S. R. M. (2005). Avaliação da sustentabilidade da água no meio urbano no contexto da dinâmica do "grupo de pesquisa em sustentabilidade urbana e regional" da universidade Federal de São Carlos. Bioikos – Título não-Corrente, 19(1/2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/bioikos/article/view/858

Edição

Seção

Artigos