O homem das árvores: arte e meio ambiente em diálogo na escola pública

Paulo César Antonini de Souza, Luiz Gonçalves Junior

Resumo


Esse estudo teve como objetivo desvelar as relações entre os discentes de 8ªs séries da E.E. Professora Dinah Lucia Balestrero da cidade de Brotas, interior do estado de São Paulo, com o mundo em que vivem, destacando processos criativos no e com o meio ambiente, a partir de uma intervenção pedagógica em Arte-Educação, fundamentada principalmente no trabalho artístico de Krajcberg. Como procedimentos metodológicos utilizaram-se: registros fotográficos, apontamentos dos relatórios e das falas discentes e de seus familiares, colhidas durante a intervenção. Com base nos dados, considera-se que a troca de experiências e a comunicação proporcionada pelas aulas, tornaram as discussões sobre o meio ambiente significativas para todos/as, atentando que o ser humano vive de corpo encarnado no mundo e interfere neste. O contato com o trabalho de Krajcberg refletiu em valores éticos ambientais com alternativas de diálogo com o mundo e outros seres vivos, vencendo limites impostos pela instituição de uma estética baseada em conceitos da mídia.


Palavras-chave


Arte-Educação. Dialogicidade. Meio Ambiente.

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DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n29a51

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