Blogs escolares: dispositivos comunicacionais para a aprendizagem colaborativa

Raquel Regina Zmorzenski Valduga Schönin, Ademilde Silveira Sartori

Resumo


Instituições escolares estão adotando dispositivos de comunicação disponibilizados pela rede que viabilizam propostas pedagógicas que promovem a aprendizagem colaborativa. Este artigo trata das conclusões obtidas pela realização de uma pesquisa documental com a intenção de compreender como a escola básica cria e mantém dispositivos de comunicação com os alunos. A metodologia utilizada teve cunho qualitativo e interpretativo. O procedimento metodológico consistiu na análise de documentos escritos online: os blogs das Escolas Básicas Municipais. O corpus da pesquisa foi constituído por 24 blogs de escolas básicas da rede municipal de Florianópolis. A partir de suas características interativas, comunicacionais, institucionais e pedagógicas, a análise buscou compreender como as escolas estão propiciando dispositivos que favoreçam a construção de ambiências comunicativas. O blog é um dispositivo de comunicação potencialmente interativo porque permite a coautoria, a troca de papéis entre emissor e receptor, e a mensagem se torna uma construção conjunta entre ambos. A pesquisa verificou a subutilização da característica de interatividade como consequência da maneira pela qual o blog tem sido administrado, com um autor apenas, o que reduz sua capacidade comunicativa e implica a necessidade de desenvolvimento de estratégias para o domínio técnico do dispositivo bem como um maior aprofundamento na compreensão do que vem a ser interatividade. Há a necessidade de se potencializar o ambiente comunicativo na escola, e os blogs têm uma importante contribuição a dar.

Palavras-chave: Ambiência comunicativa. Aprendizagem colaborativa. Blog. Comunicação. Ecossistema comunicativo. Interação.


Palavras-chave


Ambiência comunicativa; Aprendizagem colaborativa; Blog; Comunicação; Ecossistema comunicativo; Interação

Texto completo:

PDF

Referências


Barbosa, E.; Granado, A. Weblogs: diário de bordo. Porto: Porto, 2004.

Gomez, M.V. Cibercultura, formação e atuação docente em rede: guia para profesores. Brasília: Liberlivro, 2010.

Jenkins, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

Lorenzi, G.C.C.; Pádua, T.R.W. Blog nos anos iniciais do Fundamental I. In: Rojo, R.; Moura, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p.34-54.

Marcone, M.A.; Lakatos, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Martín-Barbero, J. Desafios culturais: da comunicação à educomunicação. In: Citelli, A.; Costa, M.C.C. (Org.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. p.121-134.

Martirani, L.A. Educomunicação ambiental universitária e o blog Educorumbatai. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 35., 2012, Fortaleza. Anais eletrônicos...Fortaleza: Intercom, 2012. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/resumos/

R7-1589-1.pdf>. Acesso em: 4 jul. 2014.

Rego, T.C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2000.

Rojo, R. Pedagogia dos ultiletramentos. In: Rojo, R.; Moura, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p.11-31.

Sartori, A.S.; Soares, M.S.P. Concepção dialógica e as NTICs: a educomunicação e os ecossistemas comunicativos. In: Colóquio Internacional Paulo Freire, 5., 2005, Recife. Anais eletrônicos… Recife: USP, 2005. Disponível em: . Acesso em: 13

nov. 2014.

Sartori, A.S.; Souza, K.R. Educomunicação e desenhos animados: construindo o conceito de prática pedagógica educomunicativa desde a Educação Infantil. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 36., 2013, Manaus. Anais eletrônicos… Manaus: Intercom, 2013. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/

resumos/R8-0225-1.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2014.

Silva, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

Torres, P.L.; Irala, E.A.F. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. In: Torres, P.L. (Org.). Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, 2014. p.61-93.

Wolton, D. Informar não é comunicar. Porto Alegre: Sulina, 2011.




DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2689

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.