Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos à docência nas séries iniciais

Márcia Martins de Oliveira Abreu

Resumo


O trabalho resulta de uma pesquisa de Mestrado em Educação que investigou as transformações conceituais e metodológicas dos processos de alfabetização e letramento ocorridas em decorrência da implementação do Ensino Fundamental de nove anos na rede municipal de ensino de Uberlândia no estado de Minas Gerais. O estudo permitiu reflexões sobre a caracterização da criança de seis anos, bem como o trabalho pedagógico desenvolvido com esta, no qual os sujeitos revelaram suas práticas e concepções sobre os processos de alfabetização e letramento, refletidos nos discursos e nas ações cotidianas. Tendo em vista o entendimento dos profissionais responsáveis pela implementação da política em foco, considera-se que a materialização desse processo de mudança pode se configurar nas práticas pedagógicas como limites ou possibilidades de desenvolvimento de um trabalho qualitativo com a alfabetização e o letramento.


Palavras-chave


Alfabetização. Formação. Letramento.

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DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a253

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Revista de Educação PUC-Campinas

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ISSN 1519-3993 (impresso)

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