Discutindo ética através de filmes: uma experiência em práticas de formação

Maria Letícia de Paiva Jacobini

Resumo


O texto busca relatar a experiência pedagógica do ensino de Ética para grupos de universitários em uma modalidade de cursos denominados Práticas de Formação na PUC-Campinas. Inicialmente coloco a dificuldade de ministrar aulas de Filosofia para classes numerosas no sentido de que estas não propiciam ambientes para o debate de conceitos, estando os alunos, muitas vezes, na situação de apenas passar pela disciplina para cumprir créditos. A partir desse problema, justifico a experiência com classe de 30 alunos pertencentes a varias áreas de conhecimento da Universidade que optam, dentro de um elenco de disciplinas oferecidas, por freqüentar um curso de Ética, com duração de 17 horas. A atenção para os conceitos do campo da Ética é cultivada, principalmente, pela exibição de filmes e de trabalho com textos curtos de caráter filosófico divulgados pela grande imprensa.Os resultados dos cursos realizados até agora têm mostrado que os cursos vêm conseguindo dar subsídios teóricos para os alunos e fazer com que eles tenham compreensão do campo da Ética.

Palavras-chave: Ética, ensino, metodologia, cinema.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Bases de datos e repositórios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


  

Reflexão

ISSNe 2447-6803 (eletrônico)

ISSN 0102-0269 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.