Acervos de centros de pesquisa: a construção da narrativa histórica e os materiais iconográficos | Research centers accounts: The construction of historical narrative and iconographic materials

Guilherme Tadeu Godoy, Mirtes Cristina Marins de Oliveira

Resumo


O presente trabalho busca discutir a necessidade e urgência da organização e catalogação de materiais iconográficos do tipo cartaz, mais especificamente os que se opuseram ao Regime Militar brasileiro e que hoje são propriedade patrimonial dos centros de pesquisa Arquivo Edgard Leuenroth, Centro de Documentação e Informação Científica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual de São Paulo e Fundação Perseu Abramo no Estado de São Paulo. O texto descreve as visitas realizadas aos acervos, com o objetivo de identificar as estruturas de acesso aos documentos e seus impactos nas construções das análises históricas e visuais dos documentos do tipo cartaz. Também se busca intensificar a discussão sobre a importância das leituras e informações coletadas através de materiais iconográficos produzidos no contexto histórico da ditadura brasileira, a fim de criar outras possibilidades de narrativas acerca deste tema.

Palavras-chave


Cartazes históricos. Centros de pesquisa. Ditadura brasileira.

Texto completo:

PDF

Referências


AMBROSE, G.; HARRIS, P. Dicionário visual de design gráfico. Porto Alegre: Bookman Editora, 2009. p.131.

ARQUIVO EDGARD LEUENROTH. Acervo. Campinas: Unicamp, 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2018.

BURKE, P. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo. EdUnesp, 2017.

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO CIENTÍFICA “PROFESSOR CASEMIRO DOS REIS FILHO”. Histórico. São Paulo: PUC-SP, [199-?]. Disponível em: . Acesso em: 30 Abr. 2017.

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DA UNESP. Acervo. São Paulo: Unesp, 2017. Disponível em: . Acesso em: 7 abr. 2017.

FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO. Acervo histórico. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, [199-?]. Disponível em: . Acesso em: 10, nov. 2018.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.

MOLES, A. O cartaz. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005.




DOI: https://doi.org/10.24220/2595-9557v1n2a4414

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Pós-Limiar

ISSNe 2595-9557 (eletrônico)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.