Os impactos da midiatização na relação entre o futebol brasileiro, a cultura e a sociedade | The impact of mediatization on the relationship between brazilian football, culture and society

Danilo Fontanetti Christofoletti, Márcia Eliane Rosa

Resumo


Este artigo visa refletir sobre os impactos que a Teoria da Midiatização e, posteriormente, sua aplicação traz ao universo do futebol e como esta modifica as relações que este possui com as demais instituições sociais, principalmente a cultura e sociedade brasileiras. O conceito de midiatização utilizado é a “Teoria da Midiatização da Cultura e da Sociedade” de Stig Hjarvard de 2014, considerada neste trabalho como o fio condutor das relações entre futebol e os campos sociais citados. As relações estabelecidas com a cultura e sociedade brasileiras são tomadas a partir do estudo de autores que fazem uma revisão histórica do futebol no Brasil, bem como suas implicações sociais.


Palavras-chave


Futebol. Mídia. Midiatização.

Texto completo:

PDF

Referências


DAMATTA, R. (Org.). Universo do futebol: esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982. p.21-22.

DAMO, A.S. O Espetáculo das identidades e alteridades. In: ALFONSI, D.; CAMPOS, F. (Org.). Futebol objeto das ciências humanas. São Paulo: LeYa, 2014. p.23-55.

FRANCO JUNIOR, H. A dança dos deuses: futebol, sociedade e cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

FRANCO JUNIOR, H. Futebol, sociedade e cultura: apontamentos a título de conclusão. In: ALFONSI, D.; CAMPOS, F. (Org.). Futebol objeto das ciências humanas. São Paulo: LeYa, 2014. p.366-383.

GUEDES, S.L. A dádiva e os diálogos identitários através das Copas do Mundo no Brasil. In: ALFONSI, D.; CAMPOS, F. (Org.). Futebol objeto das ciências humanas. São Paulo: LeYa, 2014. p.57-69.

GUTERMAN, M. O futebol explica o Brasil. São Paulo: Contexto, 2009. p.52.

HJARVARD, S. A midiatização da cultura e da sociedade. São Leopoldo: Unisinos, 2014. p.14.

HOCHMÜLLER, H.L.S. O futebol brasileiro frente diferentes perspectivas. Efdeportes, v.16, n.157, 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2017.

MATTELART, A. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 2005.

THOMPSON, J. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.




DOI: https://doi.org/10.24220/2595-9557v1n2a4078

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Pós-Limiar

ISSNe 2595-9557 (eletrônico)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.