Infraestrutura na construção do território nacional, décadas de 1930 a 1970: arquitetura, urbanismo e as redes | Infrastructure building the national territory,1930s to 1970s: architecture, urbanism and networks

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v17e2020a4319

Palavras-chave:

Arquitetura, Infraestrutura, Rede, Urbanismo

Resumo

O propósito deste artigo é problematizar o lugar da infraestrutura na construção das cidades brasileiras no período entre as décadas de 1930 e 1970 por meio da análise das obras de arquitetura e urbanismo que efetivaram investimentos na provisão infraestrutural. Parte-se dos conceitos de rede e tecnoburocracia para compreender como o território se constitui quando a infraestrutura torna-se estratégia das políticas públicas. O objeto dessa análise é a relação entre o planejamento e o processo de urbanização que se dá pela materialização das ações planejadoras, e o método apoia-se na compreensão da história urbana de Bernard Lepetit pelo reconhecimento da formação de sistemas em diferentes escalas. As conclusões demonstram que a apropriação dos padrões técnicos de infraestrutura pelas decisões políticas, entre as décadas de 1930 e 1970, resultou na configuração urbana e regional do espaço brasileiro pela constituição de redes de cidades, de equipamentos, de serviços e de moradias, mas também pela sua concentração desigual e setorizada no território ao transformar a infraestrutura em estratégia de desenvolvimento econômico.

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Biografia do Autor

Jeferson Cristiano Tavares, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo | Instituto de Arquitetura e
Urbanismo | Curso de Arquitetura e Urbanismo

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Tavares, J. C. (2020). Infraestrutura na construção do território nacional, décadas de 1930 a 1970: arquitetura, urbanismo e as redes | Infrastructure building the national territory,1930s to 1970s: architecture, urbanism and networks. Oculum Ensaios, 17, 1–19. https://doi.org/10.24220/2318-0919v17e2020a4319

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa