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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Submissão de trabalhos

Os autores devem indicar a subárea temática, a saber: Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia Biológica e Zoologia.

Além disso, os autores devem indicar, no momento da submissão, o nome de três possíveis revisores para o manuscrito com os respectivos e-mails e as instituições as quais estão vinculados. Opcionalmente, podem indicar três revisores para os quais não gostaria que seu trabalho fosse enviado.

São aceitos trabalhos acompanhados de carta assinada por todos os autores (assinaturas originais ou eletrônicas), com descrição do tipo de trabalho, declaração de que o trabalho está sendo submetido apenas à Bioikos e de concordância com a cessão de direitos autorais. A carta deve indicar nome, endereço, números de telefone e e-mail do autor para o qual a correspondência deve ser enviada.

Caso haja utilização de figuras ou tabelas publicadas em outras fontes, deve-se anexar documento que ateste a permissão para seu uso.

Para submeter o artigo para avaliação pelo Conselho Editorial da Revista Bioikos os manuscritos deverão ser enviados via eletrônica, no site: <http://www.puc-campinas.edu.br/propesq/periodicos-cientificos>. Manuscritos recebidos por correio convencional, fax, e-mail ou qualquer outra forma de envio não serão apreciados pelos editores.

 

Versão reformulada

A versão reformulada deverá ser encaminhada via site <http://www.puc-campinas.edu.br/propesq/periodicos-cientificos>. O(s) autor(es) deverá(ão) enviar apenas a última versão do trabalho.

O texto do artigo deve empregar fonte colorida (cor azul) ou sublinhar, para todas as alterações, juntamente com uma carta ao editor, reiterando o interesse em publicar nesta Revista e informando quais alterações foram processadas no manuscrito, na versão reformulada. Se houver discordância quanto às recomendações dos revisores, o(s) autor(es) deve(m) apresentar argumentos que justifiquem sua posição. O título e o número do protocolo do manuscrito deverão ser especificados.

 

Redes Sociais

Visando maior disseminação do seu conteúdo, a Revista solicita que, após a publicação de seus artigos no site da Revista, no Portal de Periódicos Científicos da PUC-Campinas, os autores divulguem os mesmos nas redes sociais abaixo, entre outras:

Academia.edu - https://www.academia.edu/

Mendeley - https://www.mendeley.com/

ResearchGate - http://www.researchgate.net/

Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-BR

 

Estrutura do artigo

A Revista Bioikos publica artigos nas categorias originais, de revisão e de notas científicas, formatados com espaço 1,5 entrelinhas e fonte Arial tamanho 11. A publicação pode ser inglês (preferencialmente), em português ou espanhol e o texto deve ter de 15 a 20 laudas, preparadas em espaço entrelinhas 1,5, com fonte Arial 11. As folhas devem ter numeração personalizada desde a folha de rosto (que deve apresentar o número 1). O papel deve ser de tamanho A4, com formatação de margens superior e inferior (no mínimo 2,5cm), esquerda e direita (no mínimo 3,0cm). O arquivo deverá ser gravado em editor de texto similar à versão 2010 do Word.

Os artigos (originais, nota científica) devem ter, aproximadamente, trinta referências, exceto no caso de artigos de revisão, que podem apresentar em torno de 50. Sempre que uma referência possuir o número de Digital Object Identifier (DOI), este deve ser informado.

 

Preparo do manuscrito

É fundamental que o escopo do artigo não contenha qualquer forma de identificação da autoria, o que inclui referência a trabalhos anteriores do(s) autor(es) e da instituição de origem, por exemplo.

Devem ainda evitar: (I) o uso da primeira pessoa "meu estudo...", ou da primeira pessoa do plural "percebemos...", pois em texto científico o discurso deve ser impessoal, sem juízo de valor e na terceira pessoa do singular; (II) no início de frases os números devem estar por extenso, e não em algarismo arábico; (III) as sentenças devem ser curtas, claras e objetivas, (IV) parágrafos de uma única oração não são aceitáveis.

A página de rosto deve conter:

a) Título completo em português: deve ser conciso, evitando excesso de palavras, como “avaliação do...”, “considerações acerca de...”, “estudo exploratório...”, sem abreviaturas e siglas ou localização geográfica da pesquisa.

b) Sugestão obrigatória de título abreviado para cabeçalho (short title) com até quarenta caracteres (incluindo espaços), em português (ou espanhol, caso seja o idioma do artigo) e inglês.

c) Título completo em inglês, compatível com o título em português.

d) Nome de todos os autores, por extenso. Não abreviar os prenomes.

e) Informar os dados de origem, da titulação e afiliação institucional atual de cada autor, por extenso, sem nenhuma sigla. Será aceita uma única titulação e afiliação por autor. O(s) autor(es) deve(m), portanto, escolher entre suas titulações e afiliações institucionais aquela que julgar(em) a mais importante. Serão aceitos no máximo 5 autores.

f) Todos os dados da titulação e da afiliação devem ser apresentados por extenso, sem siglas.

g) Indicação dos endereços completos das universidades às quais estão vinculados os autores.

h) Informar telefone e endereço de e-mail de todos os autores.

i) Deverá ser indicado um autor para correspondência da tramitação do original, incluindo endereço completo, telefone, e e-mail.

j) Informar se o artigo é oriundo de Dissertação ou Tese, indicando o título, autor, universidade e ano da publicação.

k) Poderá ser incluída nota de rodapé contendo apoio financeiro e o número do processo e/ou edital, agradecimentos pela colaboração de colegas e técnicos, em parágrafo não superior a três linhas.

Observação: esta deverá ser a única parte do texto com a identificação dos autores.

Resumo

Todos os artigos submetidos em português ou espanhol devem ter resumo no idioma original e em inglês, com um mínimo de 150 palavras e máximo de 250 palavras.

Os artigos submetidos em inglês devem vir acompanhados de resumo em português, além do abstract em inglês.

Os resumos/abstracts devem destacar os objetivos, a metodologia, informação sobre o local, população e amostragem da pesquisa, resultados e conclusões mais relevantes, considerando os objetivos do trabalho.

O resumo não deve conter citações, siglas e abreviaturas. Destacar no mínimo três e no máximo seis palavras-chave.

 

Estrutura do texto

Com exceção dos manuscritos apresentados como artigo de revisão e nota científica, os trabalhos devem seguir a estrutura formal para trabalhos científicos:

- Introdução: deve conter revisão da literatura atualizada e pertinente ao tema, adequada à apresentação do problema e que destaque sua relevância. Não deve ser extensa, a não ser em manuscritos submetidos como artigo de revisão.

- Material e Métodos: deve conter descrição clara e sucinta do método empregado, acompanhada da correspondente referência bibliográfica, incluindo procedimentos adotados, universo e amostra; instrumentos de medida e, se aplicável, método de validação; tratamento estatístico. Em relação à análise estatística, os autores devem demonstrar que os procedimentos utilizados foram não somente apropriados para testar as hipóteses do estudo, mas também corretamente interpretados. Os níveis de significância estatística (exemplo: p<0,05; p<0,01; p<0,001) devem ser mencionados.

Comitê de Ética: ao relatar experimentos com animais, indicar se as diretrizes de conselhos de pesquisa institucionais ou nacionais - ou se qualquer lei nacional relativa aos cuidados e ao uso de animais de laboratório - foram seguidas e fornecer o número do processo de aprovação do Comitê de Ética.

- Resultados: sempre que possível, os resultados devem ser apresentados em tabelas ou figuras, elaboradas de forma que sejam autoexplicativas e com análise estatística. Deve-se evitar repetir dados no texto. Tabelas, quadros e figuras devem ser limitados a cinco no conjunto e numerados consecutiva e independentemente com algarismos arábicos, de acordo com a ordem de menção dos dados; devem vir em folhas individuais e separadas, com indicação de sua localização no texto. É imprescindível a informação do local e ano do estudo. A cada um deve-se atribuir um título breve. Os quadros e tabelas devem ter as bordas laterais abertas. O(s) autor(es) responsabiliza(m)-se pela qualidade das figuras (desenhos, ilustrações, tabelas, quadros e gráficos), que devem permitir redução sem perda de definição para os tamanhos de uma ou duas colunas (7,6 e 16,2cm, respectivamente). Não é permitido o formato paisagem.

- Ilustrações: São consideradas ilustrações todo e qualquer tipo de tabelas, figuras, gráficos, desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, mapas, organogramas, diagramas, plantas, quadros, retratos, etc., que servem para ilustrar os dados da pesquisa. É imprescindível a informação do local e ano do estudo para artigos empíricos. Não é permitido que figuras representem os mesmos dados de tabelas ou de dados já descritos no texto.

A quantidade total de ilustrações aceitas por artigo é de 5 (cinco), incluindo todas as tipologias citadas acima.

As ilustrações devem ser inseridas após o item Referências e também enviadas separadamente em seu programa original, através da plataforma SEER, no momento da submissão.

As ilustrações devem ser editáveis, sendo aceitos os seguintes programas de edição: Excel, GraphPrism, SPSS 22, Corel Draw Suite X7 e Word. Caso opte pelo uso de outro programa, deverá ser usada a fonte padrão Frutiger 45 light, tamanho 7, adotada pela revista na edição.

As imagens devem possuir resolução igual ou superior a 600 dpi.

Gráficos e desenhos deverão ser gerados em programas de desenho vetorial (Microsoft Excel, CorelDraw, Adobe Illustrator etc.), acompanhados de seus parâmetros quantitativos, em forma de tabela e com nome de todas as variáveis.

Não são aceitos gráficos apresentados com as linhas de grade, e os elementos (barras, círculos) não podem apresentar volume (3-D).

O autor se responsabiliza pela qualidade das ilustrações, que deverão permitir redução sem perda de definição, para os tamanhos de uma ou duas colunas (7 cm e 15 cm, respectivamente), pois não é permitido o uso de formato paisagem.

A cada ilustração deverá ser atribuído um título breve e conciso, sendo numeradas consecutiva e independentemente, com algarismos arábicos, de acordo com a ordem de menção dos dados. Os quadros e tabelas terão as bordas laterais abertas.

Para Gráficos, deverá ser informado título de todos os eixos.

Todas as colunas de Tabelas e Quadros deverão ter cabeçalhos.

As palavras Figura, Tabela e Anexo, que aparecerem no texto, deverão ser escritas com a primeira letra maiúscula e acompanhadas do número a que se referirem. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto.

Inclua sempre que necessário notas explicativas. Caso haja alguma sigla ou destaque específico (como o uso de negrito, asterisco, entre outros), este deve ter seu significado informado na nota de rodapé da ilustração.

Caso haja utilização/reprodução de ilustrações publicadas em outras fontes bibliográficas, fotografias de terceiros ou com imagens de pessoas, é obrigatório anexar documento que ateste a permissão para seu uso ou que informe que se trata de imagem de domínio público, respeitando-se a legislação cabível de direitos autorais e seja citada a devida fonte.

Para artigos em outro idioma que não o português, deve ser observado a tradução correta das ilustrações, tabelas, quadros e figuras, além da conversão de valores para o idioma original do artigo.

O uso de imagens coloridas é recomendável e não possui custos de publicação para o autor.

- Discussão (este tópico pode ser apresentado com o tópico Resultados): deve explorar adequada e objetivamente os resultados, discutidos à luz de outras observações já registradas na literatura.

- Conclusão: deve apresentar as conclusões relevantes, considerando os objetivos do trabalho, e indicar formas de continuidade do estudo. Não são aceitas citações bibliográficas nesta seção.

- Agradecimentos: pode existir uma seção de agradecimentos, em parágrafo não superior a três linhas, dirigidos a instituições ou indivíduos que tenham prestado efetiva colaboração para o trabalho.

- Nome científico: o nome científico completo de uma espécie deve ser mencionado nas legendas das ilustrações (figuras, tabelas e quadros), no abstract, resumo e introdução; posteriormente, o nome genérico deve ser abreviado.

- Anexos: devem ser incluídos apenas quando imprescindíveis à compreensão do texto. Cabe aos editores julgar a necessidade de sua publicação.

- Abreviaturas e siglas: devem ser utilizadas de forma padronizada, restringindo-se apenas àquelas usadas convencionalmente ou sancionadas pelo uso, acompanhadas do significado, por extenso, na primeira citação no texto. Não devem ser usadas no título e no resumo.

- Referências: devem ser relacionadas alfabeticamente, no final do texto, pelos sobrenomes dos autores e cronologicamente por autor. No caso de publicações com dois autores até o limite de seis, citam-se todos; acima de seis, citam-se os seis primeiros, seguido de et al. Os títulos dos periódicos devem ser referidos por extenso. Não são aceitas citações/referências de monografias de conclusão de curso de graduação, de resumos de trabalhos de congressos, simpósios, workshops, encontros, entre outros, bem como de textos não publicados (exemplos, aulas, entre outros). Citações de dissertações e teses devem ser evitadas ao máximo. Se um trabalho não publicado de autoria de um dos autores do manuscrito for citado (ou seja, um artigo in press), é necessário incluir a carta de aceitação da revista que publicará o referido artigo. Se dados não publicados obtidos por outros pesquisadores forem citados no manuscrito, é necessário incluir uma carta de autorização do uso dos mesmos por seus autores.

- Citações no texto: devem constar na lista de referências. Citar o sobrenome do autor, seguido do ano de publicação, como em Rocha (2008); se forem dois autores, o último sobrenome de ambos separados por &, como em Santos & Martins (2008); e se forem três ou mais autores, o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. e do ano da publicação, como em Rafael et al. (2008). As citações devem ser separadas por ponto e vírgula e em ordem cronológica, como no exemplo: (Santos, 2003; Almeida et al., 2004; Oliveira & Rocha, 2006). A exatidão e a adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são de responsabilidade do autor.

 

Exemplos de referências

 

Periódico

Dois autores

Ferro, V.G. & Melo, A.S. (2011). Diversity of tiger moths in a Neotropical hotspot: determinants of species composition and identification of biogeographic units. Journal of Insect Conservation, 15(5):643-51.

 

Mais de dois autores

Trindade-Filho, J.; Sobral, F.L.; Cianciaruso, M.V. & Loyola, R.D. (2012). Using indicator groups to represent bird phylogenetic and functional diversity. Biological Conservation, 146(1):155-62.

 

Livro

Odum, E.P. & Barrett, G.W. (2011). Fundamentos de ecologia. São Paulo: Cengege Learning.

 

Capítulo de Livro

Loyola, R.D.; Brito, S.L & Ferreira, R.L. (2006). Ecosystem disturbances and diversity increase: implications for invertebrate conservation. In: Hawksworth, D.L. & Bull, A.T. (Org.). Arthropod diversity and conservation. New York: Springer. v. 1.

 

Dissertações e Teses

Sazima, C. (2006). Associações alimentares em peixes recifais, com destaque em espécies nucleares e seguidoras. Tese em Ciências Biológicas (Zoologia), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro.

 

Trabalhos apresentados em congressos e similares

Agostini, K.; Sazima, M. & Galetto, L. (2010). Ecologia do néctar de duas espécies de Mucuna (Leguminosae, Faboideae) com diferentes polinizadores especializados (Apresentação Oral). Anais do XVIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2010, São Paulo.

 

Material eletrônico

Deverá informar: disponível em: <http://www...>. (acesso: 4 jun. 2012).

 

Documentos

A seguinte documentação deve acompanhar o artigo submetido à Revista Bioikos: (1) Declaração de responsabilidade; (2) Transferência de direitos autorais. Nos casos onde se aplica, deve-se incluir também o Documento que ateste a permissão para o uso de ilustrações (tabelas, fotos, gráficos e outros). 

Em todos os documentos devem constar:

- Título do manuscrito;

- Nome por extenso dos autores (na mesma ordem em que aparecem no manuscrito);

- Autor responsável pelas negociações;

- Assinatura de todos os autores.

Segue modelos dos documentos:

 

1) Declaração de responsabilidade

- "Certifico que participei da concepção do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste artigo";

- "Certifico que o manuscrito é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado à outra Revista e não o será, enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Bioikos, quer seja no formato impresso ou no eletrônico".

Assinatura do(s) autores(s)                                           Data __ / __ / __

 

2) Transferência de direitos autorais

“Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Bioikos passa a ter os direitos autorais a ela referentes e que nós autores, poderemos, imediatamente após a publicação no site do Portal de Periódicos Científicos da PUC-Campinas <http://www.puc-campinas.edu.br/propesq/periodicos-cientificos/>, reproduzir, distribuir, transmitir ou reutilizar, com a citação obrigatória da fonte”.

Assinatura do(s) autores(s)                                           Data __ / __ / __

 

Todas as pessoas relacionadas como autoras devem assinar os documentos.

Não serão aceitas fotos (imagens) de assinaturas. São permitidos somente assinaturas escaneadas ou eletrônicas, a fim de evitar qualquer tipo de fraude. É preferível que a documentação seja enviada digitalizada e em formato PDF.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Documentos: (i) Declaração de responsabilidade e Transferência de direitos autorais, respeitando a ordem de autoria indicada no artigo, e assinado por todos os autores. (ii) Nos casos onde se aplica, deve-se incluir também o Documento que ateste a permissão para o uso de ilustrações (tabelas, fotos, gráficos e outros). (iii) Cópia do Parecer do Comitê de ética em artigos em artigo empíricos.

  2. Verificar se o texto, incluindo resumos, tabelas e referências, está reproduzido com letras fonte Arial, corpo 11 e entrelinhas 1,5 e com formatação de margens superior e inferior (no mínimo 2,5cm), esquerda e direita (no mínimo 3cm).

  3. Indicação da categoria (Original; Revisão ou Nota científica) e subárea temática do artigo (Botânica; Ecologia e Meio Ambiente; Oceonografia Biológica ou Zoologia).

  4. Verificar se estão completas as informações de legendas das figuras e tabelas.

  5. Indicação do nome de três revisores com as respectivas informações profissionais e de contato.

  6. Verificar se a página de rosto está com as informações solicitadas, conforme o item “Preparo do Manuscrito”.

  7. Incluir resumos com um mínimo de 150 palavras e máximo de 250 palavras nos dois idiomas, português e inglês, ou em espanhol, nos casos em que se aplique, com termos de indexação.

  8. Incluir permissão de editores para reprodução de figuras ou tabelas publicadas.

  9. Verificar se as referências estão normalizadas segundo estilo adotado pela revista, ordenadas alfabeticamente, e se todas estão citadas no texto.

  10. Certificar que o artigo está confeccionado em um único arquivo, em formato Word.

  11. Na página da Revista no Portal de Periódicos Científicos PUC-Campinas, no momento da submissão, deve ser anexado o artigo, às ilustrações a parte (e também no corpo do texto), e toda a documentação assinada pelos autores.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.